RedeGN - Variadas

Variadas

Mais de 80 mil animais foram resgatados pelo Cemafauna

Em seis anos de atuação o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) já realizou resgate de mais de 80 mil animais ao longo dos trechos da maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, o Projeto de Integração do São Francisco (PISF) com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Sendo o 23º dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA), Programa de Conservação de Fauna e Flora,  o Cemafauna, criado em 2008 por um grupo de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi construído e é mantido com recursos do PISF executado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). O Programa assegura diretrizes para a conservação da fauna e flora locais, tudo em prol de uma gestão biologicamente sustentável, visando o menor impacto possível à natureza...

Asscom

Juazeiro é contemplado com seis bolsas em Programa Estadual de Residência para profissionais da saúde

O município de Juazeiro foi contemplado com seis bolsas para o Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família - SUS/2015. O processo seletivo será realizado pelo CEFET BAHIA e está sendo ofertada 01 vaga para cada categoria profissional seguinte: Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Assistência Social.

Os profissionais de saúde destas áreas podem se inscrever no site do CEFET-BA,www.fundacaocefetbahia.org.br, até o dia 26 de fevereiro e a prova objetiva será realizada em Salvador no dia 8 de março de 2015...

Daniela Duarte/SESAU

Luiz Caldas relembra início do Axé e comemora resgate do Carnaval


Quando surgiu "a nega do cabelo duro", cantada em "Fricote", marco do Axé Music, era difícil para seu interprete, o cantor Luiz Caldas, pensar na música baiana como é hoje. Há 30 anos, relembra, "era inimaginável ter a nossa música em rede nacional, exibida em clipes no Fantástico, no Globo de Ouro e etc". O sucesso daquele ritmo, ainda chamado de deboche, foi surpreendente. "A nossa música conquistou o Brasil e as coisas foram acontecendo naturalmente. Foi uma surpresa muito grande. O Axé passou a ser referência nos anos 80 e hoje é gratificante vê no que aquele movimento se transformou".
 
Nos bailes, onde a regra era cantar de tudo um pouco, Luiz Caldas foi encontrando o caminho que o levaria a conquistar o título de "pai do Axé Music". "Foram essas as influências que levei para o trio Tapajós e lá a gente começou a desenvolver um trabalho baseado nisso, em todo aquele samba, no rock, no frevo, baião, salsa, tango e etc. Dessa mistura que a gente fazia tocando nos bailes, surgiu uma nova batida, um jeito diferente, um ritmo novo", conta.
 
Em pouco tempo, todos estavam cantando "pega ela ai pra passar batom"' e "Fricote" se consolidou no repertório das rádios pelo país. "Outras músicas foram surgindo, seguindo aquele ritmo, e tudo foi se popularizando e ficando cada vez mais forte". E é essa popularidade que faz com que a história da Axé Music esteja tão ligada ao carnaval. "O Carnaval e o Axé sempre foram muito íntimos. Fico muito feliz que o prefeito ACM Neto tenha compreendido esse aspecto plural, participativo da festa. Sempre cantei em trio independente, sempre fiz o Carnaval para o folião-pipoca, essa foi uma marca que fiz questão de levar comigo", diz.
 
Luiz Caldas afirma que a decisão da Prefeitura em valorizar o folião que curte na pipoca é acertada e resgata aspectos positivos dos velhos carnavais. Seguindo a proposta de valorização da pipoca, somam 70 os trios que desfilarão sem cordas nos dois circuitos. Entre as atrações, artistas consagrados como Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Banda Eva, Banda Araketu. Além do próprio Luiz Caldas, que fez a alegria do folião pipoca durante a abertura oficial da festa, no Circuito Osmar. 
 
"Vejo essa iniciativa de reaproximar os trios do povo como fundamental para reoxigenar o Carnaval de Salvador. E, quando paramos para analisar, a gente vê que é um ciclo: o público volta, o Carnaval se resgata, ganha mais vida. Pois, quando o povo retorna às ruas, a alegria volta e carnaval é alegria, o carnaval é a participação popular", ressalta o multi-instrumentista, que volta a tocar na folia momesca neste sábado (14), no início da noite, no Circuito Dodô (Barra-Ondina).
..

Agecom

ANS suspende comercialização de 70 planos de saúde depois do carnaval

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender a comercialização 70 planos de 11 operadoras, a partir da próxima quinta-feira (19). A lista dos planos que serão suspensos ainda não foi divulgada pela agência. A suspensão ocorreu pelo desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. A medida visa proteger 580 mil beneficiários. Segundo o órgão, no Brasil há mais de 50 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos. De acordo com o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, José Carlos Abrahão, "o beneficiário de um plano suspenso pela ANS não deve se preocupar, pois sua assistência será mantida e tende a melhorar, já que a suspensão da comercialização é uma ação preventiva que, ao impedir o ingresso de novos beneficiários no plano, permite que a operadora melhore seus processos e volte a prestar a assistência adequada em tempo oportuno".

As operadoras serão notificadas diretamente pela ANS, e através do portal da agência, poderá acompanhar as demandas para solução dos problemas. O prazo máximo para a adoção das medidas necessárias à solução da reclamação é de até 5 dias úteis em casos assistenciais e de até 10 dias úteis para não assistenciais. A contagem do prazo começa no primeiro dia útil seguinte à data da notificação. Apesar da medida, a agência reativou 43 planos de saúde que estavam com a comercialização suspensa, pois comprovaram melhoria no atendimento ao cidadão nos últimos três meses. Desde o início do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 890 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento...

Estudante monta em casa equipamento para reutilizar água

Após acompanhar as notícias sobre a crise no abastecimento de água, o estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia  (IFBA), câmpus de Jacobina, Iago Santos, desenvolveu um sistema eletromecânico que reutiliza a água da máquina de lavar na descarga do banheiro.

Aluno do quarto ano do curso de eletromecânica, Iago já usa o equipamento na própria residência. Ele afirma que está conseguindo uma economia de 300 litros por semana...

DANO COLETIVO: OAB-BA quer ação de indenização por reportagem do Fantástico

A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil pediu que o Conselho Federal da entidade analise a possibilidade de um pedido de indenização por dano moral coletivo por uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. Para o presidente da OAB-BA Luiz Viana, o programa fez generalizações ao falar sobre a atuação irregular de advogados de Guanambi, no interior da Bahia, com a cobrança de honorários excessivos em ações previdenciárias. Agora, o dirigente quer que o Conselho Federal apure se a repercussão causou dano coletivo à advocacia. 

Duas ações civis públicas propostas pelo Ministério Público Federal pedem que a Justiça imponha um limite de 20% na cobrança de honorários a advogados de Jequié e Guanambi. As ações levaram à condenação de 28 advogados e estão em grau de recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Do ConJur

Após polêmica, empresa nega que cápsula servirá como ambiente para sexo no Carnaval

Moltelzinho, espaço privê para rapidinha... Várias foram as definições para a famosa cápsula suspensa que uma marca de preservativos instalou no Camarote Salvador, no circuito Barra-Ondina na folia da capital baiana. Em toda a imprensa nacional repercutiu a notícia que o local serviria para casais fazerem sexo por até dez minutos. Entretanto, a empresa nega que o espaço servirá para as 'rapidinhas': " Nosso objetivo é revelar a experiência sensorial única que só Durex pode proporcionar para os casais que estarão no Carnaval de Salvador", afirmou Eduardo Magalhães, gerente de marketing da categoria de bem-estar sexual da RB, fabricantes dos preservativos Durex, em entrevista ao site Adnews.

O interior da cápsula vai contar com frigobar, ar-condicionado, televisão, banheiro, sofá, mesas e cadeiras. Além de usufruir dessas comodidades, os foliões poderão curtir uma vista privilegiada da cápsula, a 15 metros de altura, e vão poder ficar 10 minutos no equipamento...

350 rastafáris homenagearão Bob Marley no Muzenza em Salvador

Nos três dias de desfile do Muzenza350 rastafáris vão homenagear Bob Marley em uma ala do bloco. Saindo no sábado, dia 14, e terça-feira, dia 17, no Campo Grande e segunda-feira, dia 16, Barra-Ondina, o bloco afro também levará para avenida  100 percussionistas, seis alas com centenas de dançarinos, capoeiristas e baianas. No ano que terá o tema “Nordeste Negro”, a atração que nasceu na Liberdade tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, pelo Carnaval Ouro Negro, além das Casas Bahia, Petrobrás e Caixa Econômica Federal.

A entidade, criada em 1981, no bairro da Liberdade, completa 34 carnavais, sempre marcados pela força da percussão, do canto no ritmo do samba reggae, das alas de dança e da presença marcante de baianos e turistas apaixonados pelo bloco.  “Queremos mais uma vez abrilhantar o desfile no Campo Grande e nas ruas do Centro de Salvador, por onde passa o bloco Muzenza, com muita plasticidade, brilhantismo e a batida incomparável da percussão. Faremos mais um Carnaval de paz e beleza, elevando a cultura negra no Carnaval da Bahia”, garante o presidente do bloco afro Muzenza, Jorge dos Santos. Com a música tema classificada mais os grandes sucessos do Muzenza...

Asscom

Construção da nova sede da Guarda Municipal de Petrolina próxima de ser concluída

A Secretaria da Cidade, através da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do município estão cuidando dos ajustes finais do novo prédio da Guarda Municipal de Petrolina. A Seinfra iniciou na primeira semana de fevereiro a pavimentação da parte externa do local onde será um estacionamento para carros e motos viabilizando melhor comodidade dos usuários. O término da obra está previsto para a primeira quinzena de março. 

Segundo o Secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, “essa é uma importante ação da gestão Júlio Lóssio, e representa valorização para a Guarda Municipal. O novo prédio já está abrigando o corpo da Guarda e estamos finalizando as obras asfálticas. Logo em breve o prefeito realizará a inauguração, oportunidade em que convidaremos a comunidade petrolinense para vir conhecer as novas instalações.” ..

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Carnaval: Detran mostra campanha educativa ao governador Rui Costa no Campo Grande

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Maurício Bacelar, visitou o governador Rui Costa (PT) no camarote oficial, ontem (12), na noite de abertura do Carnaval no circuito Campo Grande. O diretor estava acompanhado do deputado estadual Alex Lima, do PTN, e dos vereadores Toinho Carolino, Carlos Muniz e Beca, do mesmo partido. A comitiva presenciou as ações da equipe da Escola Pública de Trânsito do Detran, que estava no local divulgando a campanha educativa "Balada Consciente - Se beber, não dirija". "Começamos bem o Carnaval, com a blitz que fiscalizou e orientou motoristas na avenida Luís Eduardo Magalhães, onde um homem foi preso portando carteira de habilitação falsa, e a campanha educativa, que prossegue com mais intensidade nesta sexta-feira com ações também no circuito Barra-Ondina", destacou Maurício Bacelar. ..

Asscom

Univasf divulga Primeira Convocação da Lista de Espera do Sisu 2015

Confira a reportagem da TV Caatinga sobre o assunto.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou ontem (12), por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a primeira convocação da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Nesta relação de convocados, estão os candidatos aos cursos com primeira entrada, cujas aulas já iniciam em 9 de março, conforme o Calendário Acadêmico 2015..

Renata Freitas Ascom Univasf

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA EM FEVEREIRO, DIZ GOVERNO

 
Acabou a história de que o governo iria prorrogar o horário de verão, visando a economia de energia. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o governo desistiu da proposta de estender o horário de verão. De acordo com ele, estudos indicaram que a economia de energia gerada nesse período seria muito pequena e, portanto, não valeria a pena. A decisão foi tomada durante uma reunião entre Braga e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
 
A possibilidade foi analisada diante do cenário atual de crise do setor elétrico, com os índices de chuva abaixo do esperado nos últimos meses e queda acentuada no nível de água nas represas das principais hidrelétricas do país. De acordo com o ministro, com o fim do verão cada vez mais próximo, boa parte do país passa a ter noites mais longas. Assim, se estendido o horário de verão ao longo do mês de março, o consumo de energia durante a manhã aumentaria, reduzindo muito o ganho com a economia no período da tarde, que já seria pequeno.
 

“A razão pela qual não vale a pena a prorrogação do horário de verão é que parte do Brasil ficaria escura pela parte da manhã e nós teríamos, portanto, mais consumo de energia pela parte da manhã. Em que pese, na parte da tarde, nós pudéssemos ter um ganho de energia, que seria mais importante se a ponta de carga estivesse se confirmando”, disse Braga a jornalistas após se reunir com a presidente. ..

Bahia Econômica

Mega Curso de Juazeiro Doa alimentos e brinquedo ao Lar Maria de Nazaré

O Mega Curso, situado há sete anos no Prédio do Circulo Operário de Juazeiro, fazendo a parte social, entregou à Creche Maria de Nazaré, localizada no bairro Palmares II, em Juazeiro (BA), aproximadamente 180 Kg de alimentos não perecíveis e brinquedos para cerca de 30 crianças atendidas pela creche.  ..

Folia na Barra começa mais cedo no Carnaval de Salvador

As chaves da cidade foram entregues ao Rei Momo, no Campo Grande, mas a folia já havia começado na Barra. Grandes nomes do axé e do funk iniciaram a quinta-feira de Carnaval no circuito Dodô, agitando os foliões. Durval Lélys deu início a folia no circuito Dodô e Osmar puxando o bloco Cocobambu, em seu primeiro ano de carreira solo. O vocalista levou para a Barra um repertório que misturando velhos sucessos do Asa de Águia com seu projeto musical solo. O cantor homenageou os 30 anos do Axé, com hit consagrado da folia “We Are Carnaval”.

A bordo do trio elétrico Demolidor, pelo bloco Cerveja e Cia, Saulo puxou uma multidão na Barra. O cantor arriscou até mesmo o sucesso de Zeca Baleiro, "Telegrama", em ritmo timbalizado. Querido pelos fãs desde quando comandava a Banda Eva, Saulo teve o apoio maciço do público. Após uma falha que interrompeu o som bruscamente, Saulo começou a cantar "Raiz de Todo Bem", um dos seus maiores sucessos da carreira solo...

Agecom Salvador

Petrolina recebe Projeto Transformando Comunidades

A ação irá contemplar a comunidade em torno da fábrica que produz a marca de KERO COCO® com doação de materiais esportivos e assistência social à Casa Lar Maria de Nazaré

A PepsiCo, atenta às necessidades e envolvida nas causas sociais nas comunidades em que opera realizou nesta semana, na unidade de Petrolina, o "Transformando Comunidades". O projeto foi idealizado pelos funcionários da companhia para que seja executado pelos próprios colaboradores. O objetivo é fortalecer o envolvimento da empresa com a comunidade local, aproveitando a experiência, o talento e a sensibilidade de cada funcionário para fazer a diferença em seu entorno...

Imprensa

Ao lado de Daniela Mercury, ACM Neto inaugura Sala de Imprensa do Carnaval

Destinada a prestar suporte aos profissionais de comunicação durante a cobertura do Carnaval, a Sala de Imprensa Oficial da folia em 2015 foi inaugurada nesta quinta-feira (12), no circuito Osmar (Campo Grande), e contou com um pronunciamento do prefeito ACM Neto, que estava acompanhado da cantora Daniela Mercury, do chefe da Agecom, Roberto Messias, do presidente da Saltur, Isaac Edington, do secretário de Turismo e Cultura, Érico Mendonça, além de familiares dos homenageados desta edição: os jornalistas Maria José (Zezé) Quadros e o escritor João Ubaldo Ribeiro.

O prefeito deu início à coletiva de abertura recordando as trajetórias de Maria José Quadros e de João Ubaldo Ribeiro, destacando a relevância dos homenageados. Outro ponto citado por ACM Neto diz respeito à importância da cobertura jornalística no Carnaval de Salvador. "De que adiantaria Salvador realizar a maior festa de rua do mundo se não pudéssemos compartilhar nosso maior cartão postal?", questionou o prefeito, que lembrou ainda do retorno de Daniela Mercury à avenida. "O Carnaval 2015 marca ainda o retorno de Daniela ao Centro da cidade após 20 anos. Ela que teve a ousadia de levar a folia para a Barra, agora dá mais esse presente a Salvador"...

Agecom Salvador

paralisação nacional dos Conselhos Tutelares

Os conselheiros tutelares de todo o Brasil paralisam suas atividades nesta quinta-feira (12). A greve serve como protesto da categoria depois da morte de três conselheiros tutelares, Carmen Lúcia Silva, Daniel Farias e Linderberg Vasconcelos, e da avó de uma criança disputada por duas famílias. Os crimes ocorreram no último dia 6 de fevereiro, na cidade de Poção, no Estado de Pernambuco. O grupo voltava de Arcoverde, no Sertão, onde apanhou a menina para passar o fim de semana com os avós maternos. Os conselheiros reinvindicam respeito e reconhecimento das autoridades municipais da importância do trabalho realizado pela categoria, além do reconhecimento dos direitos sociais já garantidos através de Lei Federal 12.696/2012, com a adequação imediata das leis municipais e do pagamento retroativo à data da publicação da lei e melhorias na estrutura administrativa.

Confira a íntegra da carta aberta:

No último dia 6 de fevereiro, um ato covarde e abominável ceifou a vida de três conselheiros tutelares da cidade de Poção, em Pernambuco. A chacina ocorrida naquela noite foi o desfecho de uma tragédia já anunciada em centenas de eventos, seminários, fóruns e capacitações realizados em todo território brasileiro. ..

Serviços de limpeza preparam polos da festa de carnaval em Petrolina

Desde a última semana, a Prefeitura de Petrolina iniciou o trabalho de manutenção dos polos de carnaval. O serviço ganhou reforço nos bairros Loteamento Recife, Rio Corrente/Cohab VI, Areia Branca e Centro, onde são realizados a varrição, capina e pintura de meio fio.

Os festejos de carnaval começam na cidade no próximo dia 14 (Sexta-feira) nos quatro polos. Até amanhã (13) a limpeza será garantida através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Assim como para preparar os espaços para a festa, ao término, no dia 17 a mesma ação volta ao polos para a limpeza final...

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Grupo P1 Rappers agradece aos foliões o prêmio de “Banda Revelação 2015” do carnaval de Juazeiro

Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que votaram no grupo P1 Rappers na enquete de banda revelação do carnaval de Juazeiro. Estamos lisonjeados com esse “troféu”, principalmente porque estamos falando de rap, um segmento musical que já é, naturalmente, marginalizado e sempre coberto de estereótipos. Muitos nos julgam pelo que vestimos, sem nem mesmo saber o que fazemos. E esse prêmio, então, se torna gratificante por ser o retorno de um público que começa a olhar o rap produzido no Vale do São Francisco, especificamente do P1, de forma mais crítica, como resultado das apresentações e das músicas que são cantadas pelo grupo e não apenas pela forma estereotipada que muitos conceituam o RAP.

Vale ressaltar, que esse prêmio nos fez lembrar uma pergunta: “Rap no Carnaval?” Essa foi a pergunta que nossa assessoria escutou no polo Luiz Galvão, localizado na rua da 28 de Setembro, no Carnaval de Juazeiro na primeira apresentação do Grupo P1 Rappers. E aproveitamos, agora, a oportunidade para responder: E por que não?Assim como o carnaval, o Rap é da rua, mas com uma diferença: a nossa principal preocupação é levar poesia, poesia rimada. Poesia que se caracteriza por expressar a “rua”, porque quando a RUA vira música, a rima vira RAP e as palavras “subversão”. É a “rua” que contesta o periférico, a margem, a exclusão, a desigualdade. ..

Asscom

POETA DE JUAZEIRO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO É CLASSIFICADO EM CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA

O poeta e escritor Juazeirense, Manollo Ferreira, pelo segundo ano consecutivo foi um dos 100 selecionados no Concurso Internacional de Poesia Cogito 2014, ocupando a 19º colocação, com o poema: Semiáridos: Nordestinos, Sertanejos, Brasileiros ...!. O concurso reuniu poetas de vários lugares do Brasil, além da participação de poetas de outros países. Os 100 poemas classificados farão parte de uma Antologia que será publicada ainda este ano. ..

ASCOM/Literatura Bahia