RedeGN - Variadas

Variadas

Carnaval - Filhos de Gandhy fazem campanha contra violência com as mulheres

Campanha é realizada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres

O primeiro dia de desfile do maior afoxé do mundo, os Filhos de Gandhy, teve um toque especial. O bloco abraçou a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher no carnaval, realizada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), e misturou a cor lilás ou tradicional tapete branco.  ..

Foto: Ascom SPM/Divulgação

ACM Neto: "Minha vida se confunde com o Carnaval"


 
O prefeito ACM Neto acompanhou no início da noite de hoje (14) o desfile dos blocos no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Acompanhado do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e do chefe de Gabinete, João Roma, Neto falou sobre a experiência com a folia de Salvador e a edição da festa deste ano. "Minha vida meio que se confunde com o Carnaval, pois sempre fui folião. Acho que o bloco é importante, mas quem faz mesmo a festa é o povo. Experiências como a do Furdunço ontem no Campo Grande mostram isso, que as pessoas participam mais da festa".
 
Na ocasião, o vocalista Bell Marques, que estréia neste Carnaval em carreira solo a bordo do bloco Vumbora, fez questão de cumprimentar o prefeito e elogiar a festa. "Parabéns, prefeito, a festa está linda e a cidade também. A Prefeitura está realmente fazendo um bom trabalho". Bell também convidou Neto a desfilar um dia no bloco Vumbora. 
 
A todo momento, o prefeito ACM Neto foi cumprimentado por foliões e tirou até mesmo selfies com o público. O vocalista Denny, da banda Timbalada e que se apresentou logo em seguida a Bell, ressaltou a alma timbaleira e o caráter do prefeito. "O senhor é lindo como pessoa e mais lindo ainda cuidando dessa cidade".
..

Agecom

Carnaval de Salvador pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial

Esforço no sentido de tornar o Carnaval de Salvador Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro está sendo desenvolvido pela Bahiatursa em ação conjunta com o Conselho Municipal do Carnaval – Comcar e a deputada federal Alice Portugal, que requereu ao Ministério da Cultura a oficialização do pedido.A deputada afirma, no documento, que a cultura baiana é das mais ricas do Brasil. “O Estado da Bahia constitui centro de produção e difusão cultural de enorme relevância, tanto no âmbito do patrimônio histórico e da vasta produção artística, quanto no universo da cultura popular e das manifestações de natureza intangível. Entre essas últimas, destaca-se a grande festa do Carnaval de Salvador”, diz.A ideia coincide com o desejo do governador Rui Costa de ampliar a presença do Estado no Carnaval, manifestado durante a coletiva de apresentação das ações na folia baiana. “Considero a cultura, ao lado da educação, como pilar fundamental na vida do cidadão. Seja no consumo ou como manifestação artística individual. Quero incentivar isso por meio do Carnaval, e também com as minhas visitas às escolas estaduais”, disse. ..

Agecom

Com muita animação pacientes do HDM/IMIP comemoram Festa de Carnaval

Pacientes e funcionários do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), participaram na manhã desta sexta-feira (13.02.), de mais uma festa carnavalesca que já é tradição na instituição. A comemoração teve caracterização, através de máscaras e abadás, além da participação de orquestra de frevo. O objetivo é levar a alegria para usuários internados na Unidade de Saúde.

Durante a comemoração os voluntários e convidados percorreram todos os setores do hospital. Com animação e simpatia os foliões agitaram os corredores da instituição, distribuindo alegria e carinho para os internos que se divertiram muito, e caíram no ritmo da festa também. No término da folia os voluntários se reuniram e realizaram uma oração de agradecimento por mais um ano de comemoração...

Asscom

Você viu o pranchão que chamou atenção no Carnaval de Salvador?

Um trio elétrico em forma de enorme prancha. O Pranchão Alavontê, criado pelo Movimento Musical Alavontê, é um dos destaques do Furdunço no Carnaval de Salvador 2015, promovido pela Prefeitura do Salvador. Com estreia no pré-Carnaval realizado domingo, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), a atração voltou a encantar o público nesta sexta-feira (13), no Circuito Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves).


 

Ampla e aberta, a estrutura chama a atenção por apresentar os músicos quase ao lado dos foliões. Os integrantes do grupo, formado pelos músicos Ricardo Chaves, Manno Góes, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Adelmo Casé, brincam que "o trio desceu". "O pranchão é uma forma de fazer o artista 'descer' para perto do público, colocar todos em um mesmo nível, sem aquela diferenciação de artista em cima do trio e o público embaixo. É uma forma de nos aproximarmos ainda mais do folião", ressaltou Ricardo Chaves, um dos integrantes do Movimento Alavontê.


No repertório do grupo, sucessos que marcaram carnavais de anos anteriores, como "É o Bicho" e "Pra Te Ter Aqui", além dos atuais "Tô Gostando de Você" e "Oba". Na apresentação de hoje, a convidada especial foi a cantora Amanda Santiago, ex-Timbalada.
..

Agecom

Elisson Castro, do Pega Leve, participa do Carnaval do Recife


O cantor e compositor Elisson Castro, do Forró Pega Leve foi pela primeira vez participar do Carnaval de Recife. Elisson animou a folia no trio do amigo Benil e cantou ao lado de artistas como Chambinho do Acordeon, Dudu do Acordeon e Lalluna.


Uma das canções cantadas pelo petrolinense foi "Petrolina, Juazeiro" em ritmo de frevo: "Foi lindo, o galo é incrível. Foi a primeira de muitas com fé em Deus" Veja mais fotos da apresentação do cantor abaixo:..

Sanfona dá o tom no Carnaval do Pelô

O show 'Folia de Fole', sob o comando da cantora e sanfoneira Lívia Mattos, garantiu a animação dos foliões, na noite de sexta-feira (13), no Largo Tereza Batista.  A apresentação no Carnaval do Pelô contagiou o público, com marchinhas, frevo, rumba e maxixe.

Contagiados pelo tom da sanfona, baianos e turistas aprovaram a atração, soltando o corpo na dança e transformando o espaço num grande baile. "Sempre que venho ao Carnaval do Pelô, descubro uma novidade musical de nossa terra. Não conhecia o trabalho da sanfoneira. Pretendo acompanhar porque gosto de sanfona o ano todo", disse a pedagoga Fátima Miranda, 52 anos...

Agecom

Sarajane faz homenagem aos 30 anos de Axé em Salvador


Uma das grandes estrelas dos primeiros passos da Axé Music, a cantora Sarajane fez um desfile em homenagem ao ritmo que deu novo impulso ao Carnaval baiano e que este ano é o tema da festa. Para garantir uma homenagem à altura do que representa Sarajane para a Axé Music, a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), entregou a ela o trio Feroz, um dos maiores e mais potentes à disposição dos artistas independentes que desfilam este ano com o apoio público.
 
Ela entrou na passarela do Campo Grande com algumas horas de atraso por não ter conseguido posicionar o trio na fila de armação, mas a animação e o entusiasmo não ficaram devendo nada. Acompanhada do Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Salvador 2015, Sarajane desfilou seus antigos sucessos e levou os folões a viver grandes momentos de agitação e nostalgia. 
 
A canção escolhida para cruzar a passarela do Campo Grande foi "A Roda", sucesso na voz da loura nos anos 1980 e que ajudou a projetar a Axé Music no cenário nacional. "Tá ficando apertadinho, meu amor, abre a rodinha por favor", cantou Sarajane. Mas o público não parecia se importar com o aperto. Curtia a festa como há 30 anos.
..

Agecom

É Hoje!!! Humorista juazeirense se apresenta no Faustão

O humorista e apresentador de rádio. Flávio Henrique, se apresentará logo mais no Domingão do Faustão no quadro "Se Vira nos 30". Flávio mostrará para todo o Brasil o personagem "Gordobeleza" que teve milhares de visualizações no Youtube e foi sucesso nas redes sociais.

Ele esteve na semana passada no Rio de Janeiro gravando o programa. Vamos ficar ligados...

Novo boletim médico revela estado de saúde de Márcio Vítor

Após ser diagnosticado com quadro de apendicite, o cantor Márcio Victor, líder da banda Psirico, passou por cirurgia na noite deste sábado (14), em Salvador (BA). A videolaparoscopia realizada foi um sucesso, e o cantor já se recupera no quarto do Hospital Aliança.  

A alta médica está prevista para hoje (15), pela manhã, e os médicos acreditam que o artista terá condições de puxar o Bloco Inter, no Circuito Osmar (Campo Grande), juntamente com o cantor Léo Santana, que já foi confirmado pela produção do bloco como atração neste domingo (15)...

Artistas regionais dão o ritmo no carnaval de Petrolina. Confira a programação até terça.

O frevo é a principal atração deste ao no carnaval de Petrolina. Sem grandes atrações nacionais, são os artistas regionais, a exemplo de Ana Costa, Fabiana Santiago, Fernando Jr., Alan Kleber, Cezzinha, Pega Leve, Neto e Mundinho, dentre outros, que dão o tom de alegria na folia momesca.

Confira a programação para o restante dos dias de folia em Petrolina:..

SEDUC de Petrolina realiza terraplanagem em terrenos que abrigarão 13 novas CMEIs

A Secretaria de Educação concluiu a terraplanagem nos terrenos dos bairros Cohab VI, Dom Avelar e Antônio Cassimiro, onde a Prefeitura de Petrolina vai construir  três dos treze Centros Municipais de Educação Infanfil - CMEIs - aprovados pelo MEC, dentro do novo projeto de construção com metodologia inovadora. Método que permite redução do prazo de execução e do custo das obras, garantindo elevado padrão de qualidade. O secretário de Educação, Cel Heitor Leite, acompanha todo o processo de construção das unidades educacionais, desde a escolha do terreno até a entrega da obra.

Cada CMEI ficará em um terreno de 2,8 mil metros quadrados e terá o mesmo padrão da ProInfância. Nos bairros Vila Eulália, Fernando Idalino e Henrique Leite, onde as comunidades também serão beneficiadas, terrenos com as mesmas dimensões estão sendo preparados com a ajuda de caminhão basculante, motoniveladora, rolo compactador, caminhão pipa e trator esteira, que finalizam a terraplanagem para construção de unidades  nas mesmas características. ..

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Vina Calmon estreia no Carnaval e diz: "Estou toda me tremendo"

Foto: Agecom

Nascida em Santa Maria da Boa Vista/PE e criada em Sobradinho/BA, local onde a família mora até hoje, a cantora Vina Calmon que comanda o novo Cheiro de Amor, estreou na noite deste sábado (14) no Carnaval de Salvador. E pelo jeito, começou com o pé direito. VinaDivina, como é apelidada, já faturou seu primeiro prêmio dado por uma rádio soteropolitana como Revelação do Carnaval...

URGENTE: Márcio Vítor é internado às pressas e pode estar fora do Carnaval

O cantor da banda Psirico, Márcio Victor, será submetido a uma cirurgia de emergência na noite deste sábado (14). De acordo com a assessoria de imprensa do músico, ele passou mal no início desta manhã e passou o dia fazendo exames, no Hospital Aliança, em Salvador, quando foi detectada um quadro de apendicite.

Com isso, os compromissos do cantor para este sábado precisaram ser cancelados. Márcio Victor se apresentaria neste sábado no camarote Cerveja & Cia. A assessoria ainda não confirma as apresentações neste domingo (15), segunda (16) e terça (17), no circuito Campo Grande e em dois camarotes. ..

Ibahia

Carnaval de Sobradinho começa a esquentar com o bloco "os Paparazzi". Bloco "As virgens" sai amanhã.

A Prefeitura de Sobradinho, mantendo as tradições culturais da cidade, realizará, em parceria com os blocos "As Virgens" e "Os Paparazzi", promovendo dois dias de carnaval para a comunidade.

neste momento o bloco Os Paparazzi, começa sua marcha numa puxada palas ruas da cidade, com  animação das bandas "Sensação hits" e "Império do Arrocha".
Amanhã (15), será a vez do tradicional bloco "As Virgens", que começa a se aquecer com uma partida de futebol, quando os foliões vestem fantasias femininas numa animada brincadeira.
Após o jogo, o bloco ganha as ruas da cidade em um mini trio, compartilhando alegria com os Sobradinhenses que assistem e participam desta manifestação cultural. A festa segue até a madrugada da segunda feira, animada por bandas locais.


"Não poderíamos deixar o povo de sobradinho sem seu carnaval. Fizemos uma parceria com os blocos que já são tradição da cidade e bastante queridos do nosso povo. Assim garantiremos o clima e a energia do carnaval, que está no sangue do brasileiro e em Sobradinho não é diferente. No próximo dia 24, aniversário da cidade, faremos uma grande festa, com atrações nacionais, a exemplo da banda Parangolé e também com bandas locais e regionais. Realizar o carnaval com os blocos, foi uma alternativa viável e produtiva para o município e também para os blocos, que contaram com todo apoio e estrutura por parte da Prefeitura. Será um sucesso essa parceria e todos sairemos ganhando em alegria e animação", afirmou o Prefeito Luiz vicente Berti...

Cápsula do amor divide opiniões e reforça marca promotora.

A polêmica cápsula do amor, instalada pela marca de camisinhas Durex, no Camarote Salvador, nesses dias de carnaval, continua dando o que falar na mídia e nas redes sociais, em que pese não já ter sido montada em outros eventos, a exemplo do BBB 2014, Carnaval do Rio de Janeiro, na Festa do Peão, em Goiânia, na virada em Jurerê Internacional, dentre outros.

Novidade em Salvador, a cápsula, que tem dividido opiniões, está dando muita visibilidade a marca patrocinadora. Para a Deputada Fabíola Mansur o equipamento fortalece o turismo sexual e reforça o conceito de que a Bahia é rota desse tipo de crime...

Secretaria de Cidadania de Petrolina informa como funcionará no periodo de Carnaval

Devido ao período carnavalesco, a Secretaria de Cidadania de Petrolina – SEDESC, não atenderá aos usuários nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. As atividades voltarão a normalidade a partir da quinta-feira (19).

A SEDESC é responsável pela gestão da Política da Assistência Social no âmbito do Município, a SEDESC é responsável por promover a universalização do direito dos cidadãos e cidadãs à proteção e à inclusão social. ..

Ascom PMP

Universidades particulares podem reajustar matrículas pelo Fies em até 6,4%

Pressionado pelas instituições de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) elevou para até 6,4% o reajuste que poderá ser aplicado nas matrículas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Anteriormente, a pasta havia bloqueado o crédito para as instituições que aumentaram as mensalidades acima de 4,5%, que é a meta de inflação fixada pelo governo. Segundo a assessoria do MEC, a mudança ocorreu depois que equipes técnicas da pasta e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) analisaram as informações prestadas pelas instituições de ensino. Com o novo patamar de reajuste, o ministério anunciou que o sistema para novos contratos do Fies será aberto no dia 23.

As inscrições poderão ser feitas no portal do programa. A novidade é que será estabelecido um prazo para que os estudantes solicitem o Fies. As inscrições estarão abertas até 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento. ..

Da Agência Brasil

Univasf e Codevasf promovem Encontro sobre Captação e Tratamento de Água de Chuva

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizam, nas próximas quinta (19) e sexta-feira (20), o “Encontro sobre Captação e Tratamento de Água de Chuva”. O evento será realizado no auditório da 6ª Superintendência Regional da Codevasf e no Espaço Plural da Univasf, ambos em Juazeiro (BA). O encontro é gratuito e aberto ao público e não é necessária inscrição prévia para participar. 

O objetivo do evento é apresentar aos agricultores e à comunidade em geral novas tecnologias para realizar tratamento de água nas cisternas. A mesa de abertura será realizada às 8h, na Codevasf, e contará com a presença da pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy; do superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira e do coordenador geral do Programa Água para Todos, Elton Cruz. ..

Ascom Univasf

IFBA JUAZEIRO PRORROGA MATRÍCULAS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Juazeiro, informa a todos os candidatos aprovados que as matrículas foram prorrogadas para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2015. Os candidatos aprovados devem se dirigir à sede provisória do IFBA, situada no bairro de Santo Antonio, à Rua José Petitinga, nº 01, munidos dos seguintes documentos: quitação com o Serviço Militar (para os estudantes do sexo masculino e maiores de 18 anos); e de de quitação com a Justiça Eleitoral, com devida comprovação de voto na última eleição (obrigatório para os maiores de 18 anos). Deverão, ainda, entregar fotocópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio, além da entrega de comprovante de vacinação anti-tétano e de uma foto 3x4 colorida, atual.

As aulas do semestre letivo de 2015.1 iniciará no dia 23 de fevereiro, ainda na sede provisória situada no bairro de Santo Antonio...