RedeGN - Variadas

Variadas

Comitê do São Francisco emite nota sobre manchas escuras nas águas do rio

Na manhã desta sexta-feira, 10 de abril, os usuários do rio São Francisco foram surpreendidos com manchas escuras nas águas do rio, no trecho entre as cidades de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL). Diante da preocupação em relação às causas e possíveis consequências dessas manchas, a Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável, emitiu a nota abaixo:

NOTA DO CBHSF SOBRE MANCHA POLUENTE..

Ascom CBHSF Foto: João Neto (Gerente Regional da Casal em Delmiro Gouveia)

CDL E SINDILOJAS DE JUAZEIRO SE MANIFESTAM CONTRA NOVO FORMATO DA FENAGRI

Os presidentes da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Erivaldo Oliveira, e do Sindilojas, Paulo Henrique Barreto de Andrade, elaboraram documento e encaminharam ao prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho expressando ponto de vista contrário à mudança do formato da FENAGRI - Feira Nacional da Agricultura Irrigada, que passará a acontecer bianualmente, conforme veiculação na imprensa local no dia 20 de março, após entendimentos entre as prefeituras de Juazeiro e Petrolina. “Embora não sejam entidades decisivas na realização do evento, a CDL e o Sindilojas querem apenas opinar no sentido de que o evento seja mantido atualmente, a cada ano alternando entre Juazeiro e Petrolina” diz parte do documento cuja cópia também foi enviada ao Blog.

CLIQUE AQUI PARA VER DOCUMENTO..

BR-235: OBRAS DEVAGAR, QUASE PARANDO!

 
É grande a preocupação da população de Juazeiro, Uauá, Curaçá e região sobre a possível paralisação das obras da BR-235 que anda nos últimos dias a passos de tartaruga. o trecho de Uauá à Pinhões foi quase todo asfaltado, restando a rotatória localizada na comunidade de Valdemar, o distrito de Caldeirão da Serra e a instalação da camada principal do asfalto com sinalização.
 
Já o trecho de Pinhões à Juazeiro, que está sendo operado por outra empresa, restam quase 30%. A quantidade de trabalhadores operando é minima com as quatro principais pontes com os serviços praticamente paralisados. Existe a perspectiva de entrega da obra no trecho de Uauá a Pinhões no próximo mês de maio, já a outra em julho, mas de acordo ao atraso de repasses para as empresas pelo Governo Federal as obras estão ameaçadas de não ser concluídas.
 
“A preocupação aqui em Pinhões é grande. Quase todos os funcionários foram demitidos, as obras estão ficando abandonadas, os principais trechos estão praticamente com os serviços paralisados a exemplos da construção de pontes, e isso já começa a afetar o comercio local. Informações que nos chegam é de que o Governo está com mais de cinco meses que não paga as empresas e os proprietários estão com medo de não receber caso a presidente Dilma seja cassada”, informou a comerciante Maria Auxiliadora de Castro.
 
A reportagem esteve no canteiro de obras e viu de perto o abandono. O local está se transformando em mais outro cemitério de obras abandonadas no Nordeste a exemplo da Transnordestina e Transposição do São Francisco. A empresas responsáveis pela execução da obras não podem se manifestar sobre o assunto.
..

Fonte: Ação Popular

Carlos Gilberto será homenageado com a Medalha Luiz Tarquínio

 
O ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, será homenageado com a Medalha Mérito Industrial Luiz Tarquínio. A decisão foi tomada pela Comissão da Medalha, em reunião na última terça-feira (07.04), na sede da FIEB, acatando recomendação do Conselho de Representantes da organização. A homenagem, post mortem, será entregue a familiares do ex-presidente, no dia 25 de maio de 2015, quando será comemorado o Dia Nacional da Indústria.
 
A decisão de homenagear Carlos Gilberto Farias, que presidiu a Federação no período de abril a novembro de 2014, foi por unanimidade dos membros da comissão, presidida por Antonio Ricardo Alvarez Alban, presidente da FIEB, e integrada também por Josair Santos Bastos e Alexi Pelágio Gonçalves Portela Júnior, representantes da Diretoria da FIEB; por Carlos Antonio Borges Cohim Silva, representante do Conselho Regional do SESI; e por Sérgio Pedreira de Oliveira Souza, representante do Conselho Regional do SENAI. A família do agraciado será comunicada oficialmente da decisão pelo presidente Ricardo Alban.
..

Com informações do site da FIEB

SAAE intensifica serviços de manutenção no interior do município

Nos últimos três meses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) intensificou os serviços de manutenção por todo o interior de Juazeiro. Foi realizada a limpeza de todos os reservatórios e caixas d’ água da autarquia. O serviço já foi feito nos distritos de Itamotinga, Maniçoba, Carnaíba do Sertão, Juremal, Massaroca, Abóbora, Pinhões e neste mês de abril estará na região do Salitre.

O objetivo da limpeza é manter a qualidade da água para o consumo humano. “Ao longo do tempo os reservatórios acumulam materiais decantados. Por isso, é necessário que o órgão realize a manutenção para que a população continue recebendo água tratada. Estamos empenhados para melhorar continuamente o abastecimento de água por todo o interior de Juazeiro”, esclareceu o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto...

Por Luzete Nobre/ SAAE

Encontro sobre Humanização reúne profissionais de saúde e gestantes na Maternidade de Juazeiro

Dentro da Semana Nacional de Humanização promovida pelo Ministério da Saúde, de 07 a 11 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro promoveu na manhã desta quinta-feira (09) o encontro de humanização na Maternidade Municipal, com profissionais de saúde e agentes comunitários das UBS do município, gestantes, acompanhantes e residentes. O objetivo da semana é efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Recepcionados pela coordenadora do setor de enfermagem da Maternidade, Maria Barros, o grupo conheceu as instalações da unidade e informações sobre o funcionamento do setor, bem como sobre as condutas realizadas pela equipe de enfermagem e equipe médica a partir do momento em que a gestante dá entrada no Hospital. A agente comunitária do bairro Palmares, Lucilene Alves destacou a importância do encontro. “Muitas mães temem o parto normal e nem conhecem o funcionamento da maternidade. Estamos aqui também para aprender mais e ajudar a essas futuras mamães na nossa comunidade”...

Por Daniela Duarte/SESAU

CIUH recupera tempo, estabelece roteiro e começa pelo Piranga as visitas de trabalho

Presidida pelo vereador Jean Gomes, a Comissão de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação – CIUH, da Câmara de Juazeiro realizou na manhã da quarta-feira (08?04) uma reunião para definir o Plano de Trabalho e Ação.

De acordo com o Presidente, a Comissão irá “se transformar em um colegiado técnico e político, capaz de discutir as questões de urbanismo, infraestrutura e habitação” do município de Juazeiro e para isso começa a “convidar os secretários que tenham atuação e responsabilidade sobre estas áreas”...

Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares

COORDENADORA DE HABITAÇÃO DA SEDIS EXPLICA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DOS INSCRITOS NO MINHA CASA MINHA VIDA

Com objetivo de promover esclarecimentos sobre a atualização cadastral de inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida a coordenadora de Habitação da SEDIS (Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, Gilnágila Machado, participou do programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quinta-feira (09).

Gilnágila informou que a atualização é obrigatória e a equipe da secretaria realizará a etapa de atualização de dados até o dia 28 de abril, das 8h às12h e das 14h30 às 17h30, no Centro Integrado de Desenvolvimento Social – CIDS (antiga Casa do Bolsa Família), na Praça Imaculada Conceição, Centro da cidade. “O expediente de atualização cadastral foi ampliado em razão do feriado do dia 21. As pessoas não devem se preocupar porque serão atendidas por ordem alfabética, de acordo com uma tabela estabelecida pela SEDIS”, disse...

Da redação com fotos de Geraldo José

Espetáculo Frozen animará final de semana das crianças em Juazeiro

O programa Geraldo José na Transamérica FM (99,9) na tarde dessa quinta-feira (09) contou com a participação do ator e diretor teatral Devilles Sena. Durante a entrevista Devilles divulgou a apresentação do espetáculo Frozen que acontecerá sábado (11) e domingo (12), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. O público poderá conferir o espetáculo excepcionalmente em duas sessões, às 17h e 19h, nos dois dias.

“Frozen foi criado como uma opção de lazer para as crianças durante as férias, mas ganhou uma grande dimensão ao atrair a atenção de muitas crianças e jovens”, afirmou Devilles...

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José

Secretário de Educação de Juazeiro visita obra da nova Escola José Padilha

A Educação em Juazeiro (BA), na gestão do prefeito Isaac Carvalho, é assunto sempre relacionado ao sucesso. Novas escolas construídas, reformadas, ampliadas e climatizadas; valorização e formação de Professores; projetos educacionais elaborados para melhorar cada vez mais a aprendizagem. Tudo sempre supervisionado pelo secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, que aproveitou a manhã desta quinta-feira, 09 de abril, para visitar a obra da nova Escola José Padilha.

A Escola José Padilha situada no Bairro Alto do Cruzeiro, nunca havia recebido uma reforma como a que está tendo agora. De acordo com o Diretor de Infraestrutura e Logística da SEDUC, o antigo prédio escolar estava com uma construção repleta de falhas graves, com rachaduras e ameaças de desabar. “Houve situação onde o forro caiu, o teto também. Então conversamos com a comunidade, que se incomodava com aquilo, e decidiu-se fazer essa grande reforma”, explica Alfredo Gonçalves...

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

Bombeiros e Defesa Civil atendem ocorrências causadas pela chuva em Salvador

 
Um homem ainda não identificado foi resgatado com ferimentos leves após ficar soterrado, na manhã desta quinta-feira (9), por um deslizamento de terra ocorrido em um ponto de ônibus na Avenida Juracy Magalhães Júnior, próximo ao Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. De acordo com testemunhas, quatro pessoas se abrigavam da chuva no momento em que a terra cedeu.
 
Quinze homens do Corpo de Bombeiros atuaram no socorro às vítimas em conjunto com equipes da Defesa Civil. “Fomos acionados às 8h05. Removemos todos os escombros, uma quantidade imensa de carga misturada com lama, fizemos nosso plano de busca para tentar encontrar vivos e possíveis desaparecidos, sendo resgatada uma pessoa com segurança e encaminhada à unidade hospitalar”, disse o comandante da operação, major Ramon Diego.
 
O Governo do Estado colocou à disposição da Prefeitura Municipal de Salvador e de outras cidades baianas toda a estrutura necessária para o atendimento a ocorrências relacionadas à forte chuva registrada desde a madrugada desta quinta. “Na cidade em que for necessário, iremos disponibilizar máquinas retroescavadeiras, tratores, lonas para contenção de encostas, além de técnicos para avaliação de áreas afetadas”, afirmou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Rodrigo Hita.

A orientação para moradores de áreas de risco e a população em geral é acionar as autoridades responsáveis em casos ou ameaças de deslizamentos de terra, alagamentos e outras situações. O atendimento está disponível por meio dos telefones da Defesa Civil (199 e 156) e do Corpo de Bombeiros (193).
..

Secom Bahia Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

INTERRUPÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NOS PROJETOS PODE RESULTAR EM PREJUÍZO DE MILHÕES DE REAIS PARA O VALE DO SÃO FRANCISCO

 
Não é somente a crise hídrica que assusta os produtores do Vale do São Francisco com a possibilidade da falta de água para irrigação das lavouras, a crise financeira também pode resultar em milhões em prejuízo para nossa região. Em entrevista ao programa Bom Dia Vale, da Rádio Jornal, com Waldiney Passos, na manhã de hoje (09), os senhores Enildo Roberto e Agnaldo Nunes, coordenador e vice-coordenador, respectivamente, do Comitê de Gestão Compartilhado dos Perímetros Maria teresa, Nilo Coelho e Bebedouro informaram que a Codevasf deu ultimato até o próximo dia 04 de maio para interrupção da Assistência Técnica nos projetos irrigados, um direito garantido através da Lei n 12.188, de 11 de janeiro de 2010, que estabelece no Art 3º a gratuidade, qualidade e acessibilidade aos serviços de assistência técnico e extensão rural.
 
Preocupados, eles convocaram os produtores da região para participarem da reunião do Ciclo de Palestras e Debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, com o objetivo de debater os efeitos da crise hídrica na fruticultura irrigada, na região do Vale do São Francisco. O evento vai ocorrer nesta sexta-feira (10), a partir das 13h00, no auditório do SEST/SENAT.
..

Por Waldiney Passos

Petrolina: Secretaria de Cidadania promove encontro para reordenamento do PETI

A Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Proteção Social Especial, promoverá um encontro com os profissionais da rede de Proteção Social Básica e Especial. Será nesta sexta-feira (10), a partir das 8h no SEST/SENAT. O evento visa tratar a revisão e reorganização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). 

O Encontro ainda contará com a presença do técnico da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Estado, Leônidas Leal, que dirigirá o momento de elaboração do Plano de Ação para que o objetivo de aperfeiçoar o PETI seja alcançado. Para Rozinete Coelho, secretária executiva de Proteção Social Especial, esse encontro se constitui como um espaço de discussão e planejamento. 

“Promovendo esse ambiente de troca de idéias e experiências, buscamos divulgar, fortalecer, articular e socializar o trabalho planejado e desenvolvido pelas políticas públicas sociais destinadas a criança e adolescente, além do impacto positivo para as entidades envolvidas. Nunca podemos nos dar por satisfeitos, achando que já fizemos tudo o que podíamos. Queremos melhorar, nos aperfeiçoar, e a elaboração de novas metas é um meio de estar sempre buscando fazer mais pelas crianças e adolescentes do nosso município.”, falou a Secretária Executiva.  ..

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

COMUNITÁRIA PREOCUPADA COM A FALTA DE SEGURANÇA NO ALTO DA ALIANÇA

O programa Geraldo José dessa terça-feira (08) também recebeu como convidada a comunitária Helena de Souza, líder do movimento Todo Sábado tem Protesto, que vem acontecendo toda semana na BA 210, nas proximidades dos bairros Alto da Aliança e Dom José Rodrigues.

Preocupada com os altos índices de violência que ameaçam a tranquilidade e segurança dos moradores de Juazeiro, a comunitária esteve no Programa para solicitar um maior acompanhamento da Polícia Militar nos bairros e ruas da cidade. Para Helena a falta de viaturas e de guarnições nas vias públicas é preocupante...

Da redação/ Foto: Geraldo José

VIATURA ATOLA EM RUA SEM PAVIMENTAÇÃO NO SOL LEVANTE

Quando chove em Juazeiro a vida dos moradores dos bairros periféricos se transforma em um inferno. A falta de pavimentação na maioria, ou quase totalidade dessas comunidades, provoca transtorno aos moradores e também a quem presta serviço nesses bairros.

Nesta quarta-feira (09), após alguns milímetros de chuva o Blog revelou diversos flagras e o leitor Wellington Ferreira encaminhou fotos de uma viatura que atolou no bairro Sol Levante...

Sinalização horizontal começa a ser aplicada no Lote 5 da BR-235/BA

A sinalização horizontal é a linha feita por tintas acrílicas e termoplásticas para controle na divisão do fluxo de tráfego.

Cerca de 22 quilômetros do Lote 5 da BR-235/BA estão em fase de sinalização horizontal. O trecho, que está cargo de responsabilidade do Consórcio PAVISERVICE/SVC e tem 75,40 quilômetros, começa no distrito de Pinhões e segue até a cidade baiana de Juazeiro. A obra de Implantação e Pavimentação da rodovia é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e representa um investimento de R$ 420 milhões...

Comunicacao@br235.com.br

Jornalismo na região ganha mais uma força

Foto: Betinho Souza

O radialista Edenevaldo Alves lançou ontem em Petrolina, o mais novo canal de notícias da região, o Blog Edenevaldo Alves. Em uma noite festiva e com muitas homenagens, a nova página já se encontra no ar e o blog do Geraldo José deixa uma mensagem de boa sorte e que o mais novo veículo se some aos demais para o crescimento da ferramenta...

Professores e cinegrafista franceses visitam a Univasf e o Vale do São Francisco

A utilização da água nas mais diversas atividades agrícolas trouxe à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) um grupo de franceses, que estará em visita à região até sexta-feira (10). Os professores Catherine Lejolivet e Régis Triollet vieram acompanhados do cinegrafista Mathieu Perdoncin, da Educagri Editions, todos vinculados ao Ministério da Agricultura da França, para conhecer a região, visando à produção de dois documentários, e estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa do Vale do São Francisco para um programa de intercâmbio estudantil. O grupo está sendo acompanhado pelas equipes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf. 

Catherine é professora de piscicultura no Institute EPLEFPA Lozere – Lycée Louis Pasteur, situado na cidade de La Carnougue, sul da França; e Triollet é professor de horticultura e paisagismo e atua na direção geral de Ensino e Pesquisa do Ministério da Agricultura. O interesse do grupo concentra-se nas áreas de aquicultura, agroecologia e gestão e tratamento da água. Esta visita tem como objetivo possibilitar a vinda de um grupo de dez estudantes franceses de diferentes cursos da área das ciências agrárias para passar quatro semanas na região no próximo mês de junho.

“É muito importante essa troca de experiências entre os jovens franceses e os professores, pesquisadores e estudantes brasileiros. Buscamos soluções para problemas semelhantes, como tratamento da água e produção agrícola sustentável”, disse Catherine. Ela ressaltou que cinco estudantes do Institute EPLEFPA Lozere já estiveram aqui na Univasf participando de intercâmbios em anos anteriores. 

O cinegrafista Perdoncin tem outro objetivo nesta visita à região. Ele está coletando informações para a produção de um dois documentários educativos voltados também à gestão da água e produção agrícola sustentável. “Serão produzidos dois documentários, com cerca de 13 minutos cada, que serão utilizados na formação dos alunos”, contou. O projeto intitula-se, numa tradução livre do francês, “Produção animal e gestão da água: a pesquisa de uma simbiose”. 

O grupo de franceses já visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), esteve em Sobradinho e em Casa Nova (BA) onde teve contato com colônias de pescadores. Eles também visitaram a Codevasf e a Compesa e amanhã (9) irão à Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em Uauá (BA). Na sexta-feira, irão conhecer o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad) e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Univasf, no Campus Ciências Agrárias. ..

Renata Freitas Ascom Univasf

Petrolina sedia dois importantes encontros sobre agricultura do Vale São Francisco

No próximo sábado, dia 11 de abril, a cidade de Petrolina, em Pernambuco, sediará uma oficina setorial do processo de atualização do Plano de Bacia do Rio são Francisco.  A oficina será sobre o tema Agricultura, e pretende reunir representantes do Vale São Francisco para debater os principais problemas que afetam a dinâmica agrícola nas margens do Velho Chico e de seus afluentes. O evento acontecerá das 8h30 às 15h, no auditório do SEST- SENAT, que fica na Rua Vitor de Souza Leão, nº 10. Km2 / Petrolina-PE. A atualização do Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco está sendo realizada pela Nemus Consultoria, por meio de contrato firmado com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, e terá abrangência até 2025.

Um dia antes da oficina, na sexta-feira, 10 de abril, também em Petrolina, acontecerá uma reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. O objetivo do encontro é debater os efeitos da crise hídrica na fruticultura irrigada, na região do Vale do São Francisco. A reunião também ocorrerá no Sesi/Senat, a partir das 14h. Entre os convidados para a audiência pública estão os ministros da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, e da Agricultura, Kátia Abreu. Também foram convidados o diretor-presidente da Agencia Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos...

Ascom CBHSF Imagem da Internet

Serviço de limpeza é feito na comunidade da Vila 12


 
Ontem (07) o programa Terça-feira Verde realizou o mutirão de limpeza previsto para as comunidades da área irrigada na Vila 12 do projeto Senador Nilo Coelho. Semanalmente uma comunidade é atendida com a meta de levar todos os serviços de infraestrutura para cada área da cidade.

Durante todo o dia as equipes realizarão o trabalho de manutenção envolvendo capina, varrição, pintura de meio fio, retirada de lixo e mato. “A Terça-feira Verde é uma extensão do Programa Tudo Limpo para as comunidades da área rural. A meta do prefeito Julio Lossio é estar presente com ações em toda parte de Petrolina”, afirmou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Tatyanne Lima. ..

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina