RedeGN - Variadas

Variadas

Serviço de limpeza é feito na comunidade da Vila 12


 
Ontem (07) o programa Terça-feira Verde realizou o mutirão de limpeza previsto para as comunidades da área irrigada na Vila 12 do projeto Senador Nilo Coelho. Semanalmente uma comunidade é atendida com a meta de levar todos os serviços de infraestrutura para cada área da cidade.

Durante todo o dia as equipes realizarão o trabalho de manutenção envolvendo capina, varrição, pintura de meio fio, retirada de lixo e mato. “A Terça-feira Verde é uma extensão do Programa Tudo Limpo para as comunidades da área rural. A meta do prefeito Julio Lossio é estar presente com ações em toda parte de Petrolina”, afirmou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Tatyanne Lima. ..

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Petrolina: Secretaria de Cidadania promove Encontro Regional com deficientes visuais

A Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Acessibilidade, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), promoverá o Encontro Regional de Formação Social de pessoas com deficiência visual. 

O evento ocorrerá no dia 9 de maio, próxima quinta-feira, a partir das 8h no Centro Social Urbano (CSU), com palestras sobre empreendedorismo e relacionamento dos familiares com os deficientes, além de um café da manhã inclusivo e também um Momento Cultural. Na ocasião também será lançada a Associação de Pessoas com Deficiência do Vale do São Francisco (APCDVASF). 

O Encontro Regional de Formação Social de pessoas com deficiência visual tem como objetivo envolver os deficientes visuais, a comunidade e as Instituições Acadêmicas do Vale do São Francisco, na tentativa de conscientizar a todos das necessidades destes usuários com relação a sua inclusão e acessibilidade. 

“A criação de uma entidade de defesa de direitos para eles como a Associação de Pessoas com Deficiência do Vale do São Francisco (APCDVASF) tem como carro chefe a inclusão da Pessoa Com deficiência em todas as áreas da vida. A missão da APCDVASF é tirar as limitações que a sociedade sem perceber impõe aos cadeirantes, cegos e todos que tem algum tipo de deficiência” disse a secretária executiva de Acessibilidade, Rose Andrade.  ..

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Repentistas de Juazeiro são aclamados em Jaguarari

Os poetas repentistas de Juazeiro, Valdir Lemos e Antônio Vieira, já conhecidos no Município pelas diversas apresentações em bairros e especialmente no Dia da Poesia na cidade de Juazeiro, onde se reuniram com mais de dez cantadores e repentistas para comemorar a data, numa realização da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), se apresentaram recentemente no município de Jaguarari, onde foram recebidos muito bem, e até aclamados como artistas que são, segundo o secretário Donizete Menezes, filho de Gameleira, distrito de Jaguarari.

O titular da pasta da Cultura em Juazeiro, Donizete, responsável pela visita dos dois repentistas a Gameleira, disse está satisfeito, “principalmente se tratando de dois conhecidos artistas populares de Juazeiro, que aqui na minha terra vieram não só conhecer, mas espalhar a sua arte e estreitar a convívio artístico entre os dois municípios”, completou...

Paulo Carvalho/SECJU

GUTERIMA É APLAUDIDO E INOVA NA 37ª TEMPORADA DE A CRUCIFICAÇÃO

O GUTERIMA - Grupo de Teatro Imaginativo dando início às atividades comemorativas dos 41 anos de existência, apresentou nos dias 2 e 3 de abril de 2015 (Quinta e Sexta-feira Santas), às 20h30, no Parque Josepha Coelho, com entrada gratuita, o maior e mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano A CRUCIFICAÇÃO. Batendo recorde de público, o espetáculo, pelo segundo ano consecutivo, recebeu aporte financeiro através da aprovação no VII Edital Pernambuco de todas as Paixões, da Fundarpe/Secult-PE e Governo do Estado.

Com o objetivo de trocar informações e acompanhar a montagem do espetáculo, esteve presente, representando a Fundarpe, a Diretora Teatral e Atriz, Maria Rita. Por sua vez, o GUTERIMA, bastante aplaudido e sempre ousado, inovou este ano ao convocar o Quinteto MOSAICO para um concerto musical AO VIVO, que entoou cânticos sacros, ao término do espetáculo, com sucesso absoluto. Além de intérprete de libras, desde 2014, A CRUCIFICAÇÃO recebeu nova iluminação, novos cenários, novos atores e uma novidade que surpreendeu a todos: a retirada das baias que circundam a área da encenação, aproximando o povo dos atores...

Comissão pró-selo UNICEF se reúne para articular Semana do Bebê em Petrolina

A Secretaria de Cidadania reuniu a Comissão Pró –selo Unicef na última terça –feira (07), em sua sede na Rua Santa Cecilia, 35 no centro da cidade, para traçar as metas para a realização da Semana do Bebê 2015, que acontecerá de forma Regionalizada de 10 a 16 de maio. 

A Regionalização da Semana do Bebê contará com a participação das cidades baianas de Juazeiro e Sobradinho e terá como maior intuito valorizar a criança do Vale do São Francisco e valorizar as ações em prol da primeira infância. 

Durante a reunião foram discutidas políticas públicas que procuram maior qualidade de vida para as crianças e adolescentes e formas para envolver a comunidade desde o início com a comissão, a fim de ampliar as atividades que serão desenvolvidas. 

Para Célia Regina, articuladora do Selo UNICEF de Petrolina, participar da reunião foi muito importante. “A Semana do Bebê é uma ato extraordinário, que envolve todos os setores, tanto os públicos como da sociedade civil. Por esse motivo viemos tratar as possibilidades de se fazer uma Semana do Bebê regionalizada com Juazeiro e Sobradinho, nossas co-irmãs baianas.”, pontuou a secretária. 

No encontro também foi discutida a programação que se inicia nos setores da mídia local de Petrolina e Juazeiro, com entrevistas sobre os diversos assuntos que trazem o universo da criança e do adolescente, desde seu nascimento como também seus direitos assegurados. A programação segue com atividades em toda rede intersetorial, com mini-cursos, mesas redondas e palestras entre os dias 13 e 14 na UNIVASF. 

Rozinete Coelho presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), de Petrolina falou da importância da Regionalização e da programação do evento. “A Semana do Bebê tem como foco os direitos da primeira infância e Petrolina já trabalha com essa ênfase, e essa ação conjunta com os demais municípios fortalece ainda mais esse evento”, disse a presidente. 

A idéia para se fazer a semana do bebê regionalizada partiu da diretora de Humanização Carla Lorena Pesqueira, da cidade de Juazeiro - BA, que enfatizou a importância da parceria com as cidades vizinhas. “Aos poucos vamos nos unindo para inserir a sociedade na construção e idealização de um projeto tão vasto como a Semana do Bebê da UNICEF, que abraça o país inteiro. Estamos felizes por unir essas cidades para participarem de mãos dadas em prol dos direitos constituídos em lei para as crianças e adolescentes . A Semana do Bebê do Vale do São Francisco é uma conquista de todos”, concluiu.  ..

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

3º Festival de Teatro da Caatinga está com inscrições abertas até esta quarta-feira (8)

Estão abertas, até 08 de abril, as inscrições para o 3º Festival de Teatro da Caatinga, evento que acontece em Irecê (BA) entre os dias 17 e 26 de abril de 2015. O festival possui apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Fundação Cultural do Estado e Governo do Estado da Bahia. 
 
A terceira edição do evento consolida a proposta de um festival teatral anual no semiárido baiano, com objetivo principal de valorizar a produção artística da Bahia em sua diversidade. O evento promove também o intercâmbio dos profissionais da região do sertão com os de outros territórios do estado, por meio de apresentações dos espetáculos selecionados. 
 
Para ter acesso ao processo de seleção, os grupos devem encaminhar um e-mail para festivalcaatinga@gmail.com solicitando ficha de inscrição e o edital de seleção. Além de proporcionar as condições de participação do espetáculo na cidade de realização do evento (Irecê), o Festival oferece, ainda, um cachê de R$ 3 mil (três mil reais) a cada grupo selecionado.
..

Asscom

Aos 83 anos, morre o Professor Alberto Mariano

Na manhã de hoje (08) faleceu aos 83 anos de idade, o Professor Alberto Bezerra Mariano. Ele, que durante muitos anos foi professor dos Colégios Estaduais Lomanto Junior e Rui Barbosa, era natural de Juazeiro do Norte e, em meados dos anos 50, veio morar em Juazeiro, onde residiu durante 60 anos. 

Neste período construiu amigos e família. Em Juazeiro, conheceu Maria Cadidé Mariano, com quem se casou e conviveu por de mais 50 anos. Desta união, tiveram os filhos: Nancy Mariano, Adalberto Cadidé Mariano, Washington Cadidé Mariano, Marcel Cadidé Mariano e Márcio Cadidé Mariano. Professor Alberto Mariano, como era mais conhecido, em 2008, foi condecorado, pela Câmara Municipal de Juazeiro, com o Título de Cidadão Juazeirense...

Da Redação com colaboração do leitor Mário Pires

Equipe do Consultório na Rua de Petrolina participa de palestra com representante do Ministério da Saúde

Melhorando o cuidado e a atenção às pessoas que vivem em situação de rua, a equipe do Consultório na Rua de Petrolina participou de capacitação com o coordenador e representante do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Pedra, que explanou sobre o programa e compartilhou sua experiência profissional.

Marcelo atua na área de atenção à saúde básica de pessoas que moram na rua e por meio de videoconferência pôde mostrar um pouco da sua experiência para os profissionais de Petrolina. “Gerir Consultório na Rua e atuar lado-a-lado com a realidade das pessoas que precisam, ou de outra forma têm que estar a maior parte do tempo nas ruas, não é uma tarefa fácil, mas com atenção determinada conseguimos possibilitar mais saúde para esse público”, explicou...

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

IEL oferece 34 vagas de estágio em Juazeiro e Paulo Afonso

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) está disponibilizando 34 vagas de estágio para as cidades de Juazeiro e Paulo Afonso. As oportunidades de estágio são para diversos cursos e os interessados deverão enviar os currículos para o e-mail ieljuazeiro@fieb.org.br juntamente com o comprovante de matrícula ou atestado de frequência. Os estudantes também podem cadastrar o currículo pelo site www.fieb.org.br/iel/estagio (acessando pelo Internet Explorer).

O IEL/BA (Insituto Euvaldo Lodi) é uma Associação de Direito Privado sem fins lucrativos, vinculada a FIEB (Federação de Indústrias do Estado da Bahia), que tem como objetivo principal facilitar a inserção de Jovens no mercado de trabalho através do Estágio. Segue abaixo o atual quadro de vagas e o procedimento para inscrições:..

Da Redação com colaboração da Ascom/IEL

Projeto de pesquisa da Univasf seleciona voluntários obesos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com um novo projeto de pesquisa que visa auxiliar a mudança de hábitos alimentares e incentivar a prática de atividades físicas como forma de controlar a obesidade. O projeto intitulado “Oficinas de Autocontrole para Obesidade” é coordenado pela professora do curso de Psicologia da Univasf Júnnia Moreira. Pessoas obesas que tenham interesse em participar como voluntárias têm até o dia 17 para concorrer às 20 vagas ofertadas. Ao longo de quatro meses, a pesquisa irá promover oficinas com informações gerais e acompanhar o desenvolvimento de cada participante.

Poderão participar pessoas entre 18 e 60 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 a 39,9, que tenham cursado o ensino fundamental e estejam aptas a praticar atividades físicas. A professora Júnnia ressalta que é importante que os interessados não tenham problemas que dificultem a perda de peso, não utilizem medicamentos que alterem o metabolismo, não tenham indicação médica para cirurgia e nem transtornos mentais e de desenvolvimento.

As oficinas serão realizadas semanalmente no Centro de Estudos e Práticas de Psicologia (CEPPSI) da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), com duração de três horas cada. De acordo com Júnnia, o objetivo principal do projeto é atuar na promoção da saúde. “A obesidade é fator de risco para outras doenças crônicas e tem sido categorizada como uma epidemia, por isso a importância desse projeto”, explica.

Os interessados devem se inscrever presencialmente, por meio de ficha de inscrição, no CEPPSI. Após a inscrição, os responsáveis pelo projeto irão entrar em contato com os candidatos para agendar uma entrevista, que é parte do processo seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do CEPPSI: (87)2101-6871. ..

Karen Lima Ascom Univasf imagem ilustrativa da internet

ACLASB realiza lançamento de livros em Senhor do Bonfim nesta sexta-feira

A Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB) realiza nesta sexta-feira, 10 de abril, o lançamento dos livros "Amor Fraternal", de Edeltrudes Ferreira da Silva, e "Rede de Grupos de Teatro Amador na Bahia Contemporânea", de Cátia Garcez. Na ocasião será realizada também a cerimônia de posse do escritor e poeta Dorival Ferreira da Silva e da produtora cultural Adriana Santana como membros da ACLASB.

Uma das mais antigas peças teatrais da Bahia atualmente impressas, Amor Fraternal é um drama publicado em 1917, escrita por Edeltrudes Ferreira da Silva, poeta de Senhor do Bonfim, nascido em 1860. O artista foi um grande incentivador de grupos teatrais e realizador de inúmeras apresentações na cidade. Dentre as suas obras destaca-se Amor Fraternal, que terá lançamento nessa sexta-feira. Edeltrudes Ferreira da Silva é patrono da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim. Na cerimônia de lançamento o autor será representado por seu filho, Dorival Ferreira da Silva...

Asscom

Petrolina e Juazeiro amanhecem com muita chuva e trovoadas

Juazeiro e Petrolina amanhecem com céu nublado


Algumas artérias já apresentam dificuldades de acesso..

Estação Cidadania realiza recadastramento dos idosos em Juazeiro

Ações itinerantes da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através da Unidade Móvel – Estação Cidadania foram iniciadas nesta segunda-feira (06), em vários bairros de Juazeiro, para cadastro e recadastramento dos idosos no Cadastro Único, que possibilita a inclusão nos Programas Sociais do Governo Federal.

No primeiro dia de recadastramento a equipe da SEDIS atendeu mais de 100 idosos do bairro Lomanto Júnior e entorno. A senhora Amélia da Silva, 72, aprovou a iniciativa. “Adorei que a SEDIS veio atender a gente perto da nossa casa. Agora já fiz o recadastramento e vou poder continuar recebendo os benefícios”, ressaltou a aposentada do bairro Alto do Cruzeiro. A moradora Maria do Nascimento, 62, também agradeceu o atendimento itinerante. “Não vou precisar ir no Centro da cidade para atualizar meus dados, e vou continuar recebendo o Bolsa Família, a Tarifa Social, além da Carteira do Idoso, assim eu posso visitar meus filhos que moram em outro município sem pagar passagens”, relatou a aposentada...

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

Com mais de 150 teleconsultorias Petrolina registra número recorde em março

O Programa Telessaúde RIT VALE, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, registrou durante o mês de março 152 solicitações para esclarecerecimento de dúvidas na área da saúde. Segundo relatório emitido pelo Ministério da Saúde, através da Plataforma SMART, esse número é considerado um recorde no registro de teleconsultorias.

“Ao todo, 71 equipes de saúde da Atenção Básica em 22 municípios puderam esclarecer dúvidas sobre condutas clínicas, de gestão e processo de trabalho. As principais dúvidas foram em relação ao período gravídico puerperal, hanseníase e tuberculose, sugestões de atividades de educação em saúde, medicação, prescrição entre outros”, pontuou o coordenador do programa Silvoney Junior...

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Feliz Dia do Jornalista

A todos os jornalistas desejamos um Feliz Dia do Jornalista! ..

Blog Geraldo José

Prefeito de Sobradinho parabeniza jornalistas pela passagem do seu dia

Hoje, 07 de abril, comemora-se o dia do Jornalista e para homenagear a data o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, enviou ao Blog Geraldo José uma mensagem parabenizando todos os profissionais do Vale do São Francisco. Confira!


O Jornalista tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, humana e com olhares e  oportunidades iguais para todos. Agindo com ética e seriedade, é capaz de  exercer o papel de agente conciliador, gerador e modificador de contextos, fiscal e parceiro na  melhoria da qualidade de vida da sociedade. São eles e elas que fazem a ponte entre os poderes e a comunidade. Apontando soluções, divulgando as ações, criticando construtivamente, aproximando os entes públicos do povo. Defendemos a liberdade de expressão e, junto com os profissionais do jornalismo, desejamos criar um ambiente cada vez mais democrático, livre, saudável e transparente, onde o acesso a informação seja pleno.  A todos os jornalistas do Vale do São Francisco, nosso agradecimento, respeito e reconhecimento...

Lagoa Grande ganhará, em 2016, uma nova Vititeca

Lagoa Grande ganhará, em 2016, uma nova Vititeca. A iniciativa é particular: partiu de José Figueiredo em parceria com o viticultor José Nunes (Zé Mago), numa área de 600 m² localizada na zona rural do município.

Segundo Figueiredo, as mudas – cultivadas pela Embrapa Semiárido – deverão receber a primeira poda entre setembro e outubro de 2015. A primeira colheita, por sua vez, deve ser feita em janeiro ou fevereiro de 2016. Ano que vem já será possível visitar, num único “terroir”, parreirais próximos de uvas Chardonnay, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Lorena, Petit Verdot, Syrah, Tempranillo, Malbec, Cabernet Sauvignon, Grenache e Merlot. “Em cada videira teremos uma foto do cacho e uma placa, elucidando a história de cada variedade e indicando os melhores vinhos que ela produz ao redor do mundo”, explicou o sommelier. Uma estrutura “rústica, porém confortável” deverá ser instalada no local para receber os turistas, onde será possível aprender mais sobre a vitivinicultura do Vale do São Francisco e refrescar-se com água, sucos e espumantes...

Meu Terroir

Espetáculos sacros em Juazeiro reúnem mais de mil pessoas em cada apresentação

Realizados em Juazeiro, quatro espetáculos sacros no período da Semana Santa, em três localidades da sede, bairros Tabuleiro, Dom José Rodrigues e Alto da Aliança, e mais três do interior, Goiabeira II (Salitre) Malhada da Areia (Pinhões) e Itamotinga. Esses espetáculos são resultados de projetos aprovados em edital lançado pelo Município para produção e realização dos mesmos, levando em conta as demandas da comunidade.

Os quatro espetáculos sacros montados em diversas localidades, 1 deles inclusive itineranterealizado na sede e no interior, já tradicionais no município, sempre reúnem muitos espectadores, cerca de 2 mil pessoas em cada apresentação, segundo os seus organizadores...

Paulo Carvalho/SECJU

Festa Do Judas Do Bairro Maringá 2015

No último sábado (04), a 5ª edição da tradicional festa de Queima de Judas da comunidade do Bairro Maringá foi realizada com muito sucesso. O evento cresce a cada ano aglomerando uma multidão que aguarda ansiosamente para prestigiar a linda festa que ocorre no sábado de aleluia. A data já faz parte do calendário de eventos da comunidade e de todos aqueles que admiram e prestigiam o evento. O evento tem a participação da Associação de Moradores do bairro Maringá sob a liderança do presidente Agamenon Alves e equipe. Neste evento aconteceram várias brincadeiras como corrida de ovo na colher, corrida de saco, pau de sebo, futebol de golzinho e baleô. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro responde leitora do blog

 
Em resposta reclamação da senhora Dona Valéria Moraes (veja aqui)  A secretaria de saúde de Juazeiro respondeu via nota oficial. Veja abaixo:
 
"A Secretaria de Saúde de Juazeiro pede a Dona Valéria Moraes, moradora do bairro Santo Antônio que retorne a Unidade Básica de Saúde para o atendimento medico. A secretaria esclarece que será aberta uma sindicância para apurar o caso e se tiver ocorrido alguma negligência no atendimento todos os fatos serão apurados e as providências cabíveis tomadas.  A secretaria orienta que a usuária procure a ouvidora da Saúde para reclamações, denúncia e solicitações".
..

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro