Foram encontrados 139 registros para a palavra: ecologia

CETEP: Alunos do Curso em Agroecologia realizam demonstração técnica de compostagem com esterco de coelho

Alunos do Curso Técnico em Agroecologia, do CETEP-SSF (Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco), Juazeiro Bahia, antiga Escola Agrotécnica, realizaram nesta terça-feira (12) uma demonstração técnica do modelo de compostagem orgânica.

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária também participaram da atividade...

Alunos do Curso Técnico em Agroecologia do CETEP realizam estágio supervisionado

Três alunos do Técnico em Agroecologia do CETEP-SSF, Juazeiro, Bahia-(Centro Territorial de Ensino Profissional do Sertão do São Francisco), Antiga Escola Agrotécnica, realizam estágio supervisiononado para conclusão de curso 2022. Os alunos são Anne Louise, Josielson Araujo e Valdiney Vital Guedes (Ney Vital)

No início do curso foram matriculados 35 alunos, mas apenas 03 chegaram ao estágio final e conclusão do curso. O estágio tem como objetivo aproximar o acadêmico ao meio profissional, através da conciliação da teoria com a prática. ..

“Interdisciplinaridade: um caminho para a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial” é tema de evento da Univasf

Para fortalecer a formação interdisciplinar de seus estudantes, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Encontro Interdisciplinar 2022.2. O evento, que tem como tema “Interdisciplinaridade: um caminho para a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial”, acontecerá remotamente pelo Google Meet, neste sábado (11), das 8h às 17h.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento.

Discentes e docentes do PPGADT e pessoas que têm interesse na área da Agroecologia podem se inscrever por meio de formulário on-line. A programação, que será dividida em manhã e tarde, conta com três palestras, relato de experiência e momentos para discussões e perguntas...

CETEP-Sertão do São Francisco: Alunos do Curso Técnico em Agroecologia realizam compostagem com esterco de coelho

Compostagem é um processo biológico de transformação para valorização da matéria orgânica. Trata-se de um processo natural em que os microrganismos residentes, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em humus, que é um material extremamente fértil por ser muito rico em nutrientes

Alunos do Curso Técnico em Agroecologia, do CETEP-SSF (Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco), Juazeiro Bahia, antiga Escola Agrotécnica, estão vivenciando aulas práticas e apredendo o modelo de compostagem orgânica...

Famílias assessoradas pelo Ater Agroecologia avaliam a execução do projeto

Famílias agricultoras das comunidades Serra Branca no município de Casa Nova, Barra da Fortuna em Uauá e Sítio de Alexandre, Santana e arredores em Curaçá, assessoradas pelo projeto Ater Agroecologia e a equipe do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) receberam visita técnica da Bahiater entre os dias 24 e 27 de maio. O Projeto executado pelo Irpaa acompanha 540 famílias agricultoras nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Uauá, Juazeiro, Remanso e Pilão Arcado. 

A visita tem o objetivo de monitorar e avaliar o nível de satisfação dos assessorados e das assessoradas, além do andamento do projeto, de modo a verificar se está sendo executado como planejado, como destaca o colaborador do Irpaa, Alessandro Santana, "É muito importante quando a própria Bahiater vem ver e conversar com os/as beneficiários/as, porque vê que não é só o que está escrito [no relatório], mas conversar diretamente com quem recebe a assessoria técnica e extensão rural. (...) Ao conversar com os beneficiários, vê como a assessoria está chegando, se está chegando como foi pensada na chamada".  ..

"O Brasil tem todas as condições para ser vanguarda na agroecologia",diz pesquisador

Inovações recentes colocam o agro convencional em xeque: agricultura vertical e carnes cultivadas podem levar a uma mudança drástica de um dos mais importantes setores da economia global, o mundo das commodities agropecuárias. 

A agricultura vertical tem ambientes mais controlados e é menos dependente de agrotóxicos. Já as carnes cultivadas são elaboradas no laboratório a partir de células de animais que ficam num ambiente que permite o crescimento de algo que vai se assemelhar à carne desses animais, uma vez abatidos...

Prefeitura de Juazeiro divulga gabarito preliminar da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), publicou o gabarito preliminar do processo de seleção da residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. O gabarito preliminar está disponível no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (21).

No DOEM também está publicado o resultado preliminar da análise do barema curricular do processo seletivo da Residência Médica. O candidato tem os dias 23 e 24 de março para dar entrada em eventuais recursos no Setor de Recursos Humanos da Sesau, localizado no Shopping Águas Center, s/n, bairro Maria Goretti, das 8h às 16h...

Rede Mulher da Bahia realiza live em defesa dos Feminismos e da Agroecologia neste sábado (12)

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Rede Mulher Território Sertão do São Francisco da Bahia realizará, no próximo sábado (12), uma live "em defesa dos feminismos e da agroecologia".

A atividade, que será transmitida a partir das 15h pelo aplicativo Zoom, conta com a participação da professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Letícia Jali, e das agricultoras Maria Neide Gomes e Luciana Ferreira...

Alunos da disciplina de Agroecologia e Permacultura- CETEP visitam o Centro de Terapias Naturais Gianni Bande

Alunos do Curso Técnico em Agroecologia, disciplina Agroecologia e Permacultura, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-Antiga Escola Agrícola, vivenciaram uma manhã de troca de saberes no Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, situado no bairro João Paulo II, em Juazeiro (Bahia). A disciplina é ministrada pela professora Janine Cruz, engenheira agrônoma , especialista em Segurança do Trabalho.

"O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro'...

Equipamentos de saúde de Juazeiro vão receber médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia

Equipamentos de saúde da Prefeitura de Juazeiro (Sesau), a exemplo da Maternidade e da Policlínica Municipal, funcionarão como espaços para a especialização de médicos residentes na área de Ginecologia e Obstetrícia. O programa foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte das ações realizadas pela parceria entre Secretaria de Saúde (Sesau) e Faculdade de Medicina Estácio-IDOMED de Juazeiro.

Os médicos residentes irão circular em toda a rede de saúde, desde a atenção primária até a rede especializada, recebendo as qualificações sobre a saúde da mulher. Segundo o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, essa residência em Ginecologia e Obstetrícia é uma novidade no município e um importante ganho para a população. "Juazeiro e os serviços que são de atendimentos à saúde da mulher vão ganhar tanto, porque vão ter mais profissionais atendendo essa parcela, como também pela qualidade e pela preocupação científica. Importante destacar também que os espaços serão ocupados por pessoas que conhecem o cenário do próprio município", disse o secretário Fernando Costa...

Céus da caatinga na expectativa para a volta das ararinhas azuis

É na zona rural de Curaçá, Bahia que estão as mais de 50 ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) vindas da ACTP, da Alemanha para o Brasil, em março de 2020. Elas estão no Centro de Reprodução e Reintrodução mantido pela ACTP e estão sendo preparadas para a soltura na caatinga sertaneja.  As aves, endêmicas da região de Curaçá do semiárido, estão se ambientando ao clima seco e quente.

A expectativa é que este ano de 2022, as ararinhas azuais vão ser soltas. Ainda não existe data. Mas o ambiente já está instalado para que algumas ararinhas-azuis sejam soltas na natureza...

Jornal Nacional: Sanfoneira Alice Dangelo Carvalho, 8 anos, destaca beleza da cheia do Rio São Francisco

A última década foi de estiagens que castigaram o leito e quase fizeram secar um dos mais importantes rios do país. Mas as chuvas de dezembro e janeiro em Minas Gerais e no Oeste da Bahia recuperaram o São Francisco.

A chuva dos últimos meses também serviu para trazer alívio e mudar a cara de um dos maiores rios do país...

Cuscuz é preparado com leite de castanha de caju, licuri e mel por Bela Gil pela campanha ‘Tenho Sede’

O cuscuz, prato tão apreciado pelos nordestinos e ícone da culinária regional, caiu nas graças de Bela Gil em uma receita especial pensada para ressaltar aspectos sustentáveis no preparo.

A culinarista, youtuber e apresentadora de TV apresentou, em seu canal no Youtube, Canal da Bela, uma receita de cuscuz preparado com ingredientes derivados da Agroecologia e feito com água de cisterna, uma das tecnologias sociais de convivência com o Semiárido.  ..

Através de comissão temática, OAB de Petrolina discute preservação ambiental no Vale do São Francisco

Desde que tomaram posse, no último dia 26 de janeiro, os presidentes das Comissões Temáticas da subseção da OAB/ Petrolina iniciaram ações efetivas na cidade através de parcerias e diálogos com o poder público.

Na última semana, a comissão de Direito Ambiental e Proteção Animal deu início a uma série de atividades buscando assegurar o cumprimento da legislação existente, em especial atuar na conscientização da população e demais entes do dever social de respeito à causa ambiental e animal no vale do São Francisco...

As janelas abertas para 2022 com a agroecologia e as parcerias com as prefeituras

Apesar de ser um conceito cada dia mais difundido, a compreensão da agroecologia ainda é desconhecida de uma parcela significativa da população. Consiste em conceber a produção de alimentos com uma preocupação ecológica, considerando as dimensões naturais, culturais e sociais que envolvem a complexa relação entre seres humanos e demais seres vivos.

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, agroecologia e produção orgânica não são a mesma coisa. Por exemplo, uma produção orgânica pode acontecer em larga escala, concentrando terra e água e explorando a mão de obra de trabalhadores/as, logo, essa experiência não será agroecológica. Para assim se configurar, além da produção ser saudável, é necessário que tudo que envolve o processo de produção também seja. Ou seja, se há exploração dos bens naturais de forma descontrolada, relações de opressão e desigualdades, não é agroecologia...

Ecologia: Por que o legado de Chico Mendes continua atual, 33 anos depois de sua morte

Nunca um tiro de espingarda ecoou tão longe e continua lembrado por tanto tempo. O que matou o seringueiro Chico Mendes, na boca da noite do dia 22 de dezembro de 1988, quando ele se preparava para tomar banho nos fundos de sua casa em Xapuri, uma pequena cidade na floresta amazônica no Acre, reverberou pelo planeta inteiro.

Quase instantaneamente, virou manchete nos principais jornais e destaque no noticiários da TVs de todo mundo...

A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO É A PRÁTICA DA AGROECOLOGIA NO BIOMA CAATINGA

No dia 3 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Agroecologia, uma data que chama a atenção para a importância da Agroecologia na saúde da sociedade e do meio ambiente. A agroecologia se caracteriza pela produção de alimentos em harmonia com o ambiente natural, conservando a biodiversidade, diferentemente do modo mais comum de agricultura utilizada pelo agronegócio, que destrói o meio ambiente.

Na região Semiárida, a Agroecologia está presente através das práticas de Convivência com o Semiárido, que também traz como premissas a conservação do meio ambiente, Recaatingamento, produção apropriada, segurança alimentar e nutricional para as famílias, sistemas justos e sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, dentre outras. Assim, para abordar mais sobre as inter-relações entre Convivência com o Semiárido e Agroecologia, conversamos com colaboradores e colaboradoras do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) que vão elucidar alguns pontos importantes sobre essa discussão, explicando que a Convivência com o Semiárido é a prática da Agroecologia no bioma caatinga...

Famílias do Semiárido atendidas pela Ater Agroecologia recebem visita técnica

Para monitorar e acompanhar as ações que vêm sendo executadas, no âmbito da Chamada Pública Ater Agroecologia foram realizadas, no período de 20 a 25 de setembro, visitas técnica a unidades de produção familiar de agricultores e agricultoras familiares atendidos pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), do Governo do Estado, nas comunidades rurais dos municípios de Chorrochó, Paulo Afonso, Glória, Jeremoabo e Santa Brígida, no Território de Identidade Itaparica.

Essas famílias estão entre as 540 atendidas por meio da Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha), nos Territórios Itaparica e Semiárido Nordeste II, via contrato com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR)...

Ecologia Humana: Aqueduto do Horto Florestal de Juazeiro é tema de Mestrado no campus III da Uneb

A estudante e advogada Maíra Cavalcanti Coelho defendeu pesquisa para obter o título de mestre no Curso de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia. Maíra fez uma imersão na Ecologia Humana mostrando a dimensão plural para compreender o conhecimento de muitas áreas, e, entre elas, a sustentabilidade ecológica, principalmente em seus aspectos culturais e os conceitos de história, memória e patrimônio. 

Na pesquisa Maíra, destaca o valor arquitetônico e paisagístico do Aqueduto do Horto Florestal e o estudo sobre sua história e preservação, “tomando como pressuposto a memória desenhada desde o século XIX, quando a obra foi implantada no município de Juazeiro, Bahia inspirada nas construções romanas, inclusive em relação à sua funcionalidade.”..

Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia promove seminário sobre mortandade de abelhas

O Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia (FBCA) realizou, essa semana, o Seminário Agrotóxicos e Mortandade de Abelhas: Consequências para a Vida. O evento foi aberto ao público e transmitido simultaneamente pelo Zoom e pelo Youtube.

Moderado pela promotora do Ministério Público do estado Luciana Khoury, também coordenadora do FBCA, o evento virtual contou com a presença de professores especialistas na cultura de abelhas, meliponicultores, e advogados que orientaram sobre a legislação que envolve a produção...