Foram encontrados 172 registros para a palavra: diversidade

Centenas de pessoas participam da 3ª edição da Marcha da Diversidade em Juazeiro

A 3ª edição da Marcha da Diversidade levou centenas de pessoas às ruas de Juazeiro no último 7 de setembro. O cortejo seguiu logo após o desfile cívico levando a mensagem da luta contra a LGBTFOBIA, o racismo, o machismo e demais formas de opressão.

Este ano a marcha trouxe como tema ‘Amo Juazeiro e não aceito preconceito’. Para o estudante Paulo Victor, que participa da marcha pelo segundo ano, é mais uma oportunidade de luta por visibilidade. “O público que participa da marcha em geral, é composto por pessoas que vivenciam diversas formas de preconceito no dia a dia, e é muito bom perceber esse apoio da prefeitura de Juazeiro através deste evento que pra mim, já virou tradição”, afirmou. ..

Juazeiro realizará 3ª edição da Marcha da Diversidade na sexta (07)

A Prefeitura Municipal de Juazeiro realizará através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) no próximo dia 7 de setembro, a 3ª edição da Marcha da Diversidade. Trazendo para as ruas a mensagem da luta contra a LGBTFOBIA, o racismo, o machismo e demais formas de opressão, a marcha sai logo após o desfile cívico e este ano traz como tema ‘Amo Juazeiro e não aceito preconceito’. 

Para os organizadores da marcha, o evento se concretiza a cada ano como um importante momento de luta por igualdade. “A marcha vem mais uma vez para as ruas de nossa cidade como espaço de luta e afirmação de um povo que é historicamente marginalizado e demonstra um processo inclusivo que o governo municipal tem promovido em Juazeiro”, destacou Luana Rodrigues, diretora de Diversidade...

Cine Diversidade teve edição especial com documentário em homenagem à Nega Tonha

Uma noite de homenagens marcou mais uma edição do Cine Diversidade realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) nesta quarta-feira (25). A praça principal da Avenida Flaviano Guimarães ficou lotada por amigos e fãs de Nega Tonha para a exibição do documentário ‘Meu Nome é Nega Tonha’, produzido por alunos do curso de Comunicação em Multimeios da Uneb.

Para André Calixto um dos produtores do filme foi gratificante ver o documentário sendo exibido para tantas pessoas. ‘Para nós que produzimos o filme, inicialmente era apenas mais um trabalho da faculdade, mas que felizmente ganhou essa dimensão. Tivemos com Nega Tonha uma convivência de mais de 30 dias nessa produção e isso nos cativou ainda mais. É realmente recompensador ver tanta gente reunida para ver o filme’, afirmou...

Cine Diversidade exibirá curta ‘Meu Nome é Nega Tonha’

Nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza mais uma edição do Projeto Cine Diversidade. A edição faz parte das atividades alusivas ao ‘Julho das Pretas’ e homenageará a juazeirense Nega Tonha através da exibição do documentário ‘Meu nome é Nega Tonha’.

O Cine Diversidade acontece frequentemente em diversos espaços no município com o objetivo de utilizar a linguagem de cinema para difundir as principais ideias relacionadas a gênero, raça, identidade de gênero e sexualidade. De acordo com os organizadores, o objetivo é sensibilizar a sociedade quanto ao respeito às diferenças e individualidades do ser humano...

Caravana LGBTI+ debate diversidade em Petrolina, objetivo é ampliar o diálogo

A coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ começa a partir desta sexta-feira (13) uma caravana por cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco para debater com a sociedade temáticas relacionadas à diversidade. “Nós sabemos que no Interior do Estado a realidade é ainda mais difícil para essa população. A ideia é ampliar o diálogo e unir cada vez mais cidades em torno da causa”, explicou Marco Mota, coordenador da Caravana da Aliança em Pernambuco.

Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Triunfo e Garanhuns serão contempladas com o projeto. “Em cada uma delas, vamos discutir uma temática relacionada às particularidades da cidade”, explica Marco. “Em Jaboatão, por exemplo, vamos falar sobre como a educação pode tratar de maneira mais inclusiva esse público, porque recentemente duas professoras foram afastadas de uma escola da região por trazer o assunto para a sala de aula.”..

Agentes da CPT da região Nordeste iniciam curso de formação em Educação e Diversidade Camponesa 

Cerca de 30 agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que atuam nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, iniciaram ontem (10) a primeira etapa do Curso Nacional de Formação em Educação e Diversidade Camponesa do Polo Nordeste. O curso é realizado pela CPT em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontece no Espaço Plural da Univasf, localizado em Juazeiro.

Com carga horária de 324 horas e grade curricular composta por 11 disciplinas, o curso conta com professores/as da Univasf, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de organizações populares como a própria CPT e a Associação de Advogados/as dos Trabalhadores/as Rurais da Bahia (AATR)...

Biodiversidade brasileira é preservada ao longo do Projeto São Francisco

Mais de 158 mil animais já foram resgatados pelo Governo Federal nas áreas de implantação das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Desde 2007, o Ministério da Integração Nacional investiu aproximadamente R$ 143 milhões para os resgates, cuidados, triagens, tratamentos médicos, alimentação e o retorno das espécies à vida selvagem. Do total de animais resgatados (158.742), cerca de 88% (139.203) já retornou ao habitat natural. Os recursos federais também foram aplicados em ações voltadas ao cuidado da flora da região.

As intervenções ambientais fazem parte do Programa de Conservação de Fauna e Flora, uma das 38 iniciativas condicionantes a partir de exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A execução do maior empreendimento hídrico do País compreende uma área de 982.563,3 m²...

São João de Petrolina tem diversidade gastronômica com comidas nordestina e oriental

Do milho ao sushi. O 'Melhor e Mais Forte São João do Brasil', em Petrolina, tem garantido uma diversidade gastronômica aos turistas e petrolinenses que encontram um vasto cardápio da culinária nordestina e até oriental no pátio Ana das Carrancas. Os comerciantes estão animados e prometem oferecer aos seus clientes as melhores condições e atrativos nas várias barracas distribuídas ao longo do pátio. 

De acordo com a empresária do segmento da Culinária Oriental, Vanessa Kikuti, a diversidade gastronômica é muito importante e agrada a todos os públicos. “Quem vem para o pátio de eventos tem essa variedade que vai desde as comidas típicas da culinária junina até o nosso Sushi. Pois, temos um grande público que opta por uma alimentação mais leve e saudável”, disse Vanessa. ..

Educação Popular em Saúde é tema de Amostra e reúne diversidade de público em Maniçoba

Segunda-feira (11), foi realizada a conclusão da Amostra com cursos sobre a Educação Popular em Saúde do Sistema Único de Saúde (Edupops-SUS) na Escola Municipal 15 de Julho, distrito de Maniçoba II. O evento contou com o apoio do Ministério da Saúde, Fiocruz e parceria com a Sesab.

A Edupops visa trabalhar aspectos não só dos cuidados básicos de saúde, mas também analisar a qualidade de vida das pessoas, desde moradia a prática de costumes de cada grupo ou região. Flávia Ponte, coordenadora estadual da Edupops SUS informa que, “além dessa formação de agente comunitário, agente de endemias, está relacionado também com a identificação desses sujeitos que já trabalham com educação popular, dos gestores que tem essa sensibilidade, para que haja um maior fortalecimento de políticas públicas no estado”, ressaltou...

Sessão de cinema abre programação da V Edição do Maio da Diversidade

Uma sessão do Cine Diversidade realizada no Centro POP de Juazeiro nesta quarta-feira (23) abriu a programação da V Edição do Maio da Diversidade, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). Os usuários do centro assistiram ao documentário ‘O segredo dos Lírios’, dos diretores Brunna Kirsch e Cris Aldreyn. A edição deste ano do Maio da Diversidade traz como tema ‘Um olhar para a Juventude LBGT’ e segue durante todo o mês.

O filme exibido na sessão realizada no Centro POP trouxe para o debate o tema da homossexualidade, onde três mães relatam experiências no processo de aceitação com suas filhas lésbicas. Os usuários assistiram atentamente ao documentário, participaram de dinâmicas de grupo e ao final da sessão discutiram o tema abordado no filme...

Biodiversidade: Ministério do Meio Ambiente assina cooperação para proteger fauna e flora brasileiras

O Ministério do Meio Ambiente assinou nesta terça-feira (22) acordos de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais para proteção da fauna e flora brasileiras. Os acordos marcam a comemoração dos 25 anos da Convenção sobre Diversidade Biológica e o Dia Internacional da Biodiversidade. Assinada por 156 países durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, a convenção foi o primeiro tratado mundial sobre o uso sustentável, a conservação e repartição da biodiversidade.

A diretora de Conservação de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Prates, destaca alguns dos avanços recentes na implantação da política de biodiversidade: a criação de unidades de conservação, principalmente de grandes áreas marinhas, que foi anunciada em março deste ano, e a designação de novos sítios de zonas úmidas com importância internacional." Ela deu como exemplo a designação do Rio Negro e os manguezais da costa norte do países...

Coletivo Famílias pela Diversidade será lançado em Juazeiro

Um novo coletivo de luta por direitos da população LGBT vai ser lançado em Juazeiro, o 'Coletivo Famílias pela Diversidade', neste sábado (19), das 8h30 às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

De acordo com a coordenadora do grupo, Cybele Granja, a ideia do coletivo surgiu inicialmente da necessidade de defender os filhos enquanto mãe, e depois de fazer com quer toda a família se envolva na luta para modificar a realidade social e emocional da comunidade LGBT. "Surge então um coletivo em que não somos apenas mães e pais. Somos filhas, filhos, irmãs, irmãos, avós, avôs, netas, netos, tias, tios, sobrinhas, sobrinhos, além de amigas e amigos e toda uma rede de afetos que se chama família, todos são importantes nessa luta. Acolher é a palavra de ordem que move o nosso grupo, somos as "Famílias pela Diversidade", ressaltou Cybele...

Prefeitura de Petrolina prepara concerto com diversidade de ritmos neste domingo

Dando continuidade ao projeto Parque Sonoro, a Prefeitura de Petrolina leva neste domingo (22), a Camerata 21 de Setembro ao Parque Josepha Coelho. A partir das 10h, o público poderá conferir uma apresentação que contempla desde a música erudita a canções do samba e do rock. 

Para o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, o projeto tem uma proposta didática e formativa. "O Parque Sonoro, entre outros objetivos, tem a intenção de formar e estimular o crescimento do público de música sinfônica. Dentro dos pequenos gestos, este é um que se torna grande na iniciativa de fomentar a música instrumental na nossa cidade", explica. ..

Jornada Pedagógica de Sobradinho 2018 foi encerrada com reflexão sobre diversidade e inclusão

A Jornada pedagógica 2018 de Sobradinho, com o tema foi "No Chão da Diversidade das Letras a Identidade", foi encerrada na manhã desta quarta-feira (27) no Memorial da CHESF, depois de mais dois dias de atividades pedagógicas, oficinas e planejamento. O evento tem como objetivo promover a integração de todos os profissionais da área de educação para o retorno das aulas que ocorrerá nesta quinta-feira (1).

A abertura dos trabalhos aconteceu na segunda- feira (26), no Centro Educacional de Sobradinho CES, onde foram realizadas onze turmas de oficinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na terça-feira (27), foi promovido o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2018 nas escolas municipais. Hoje, na solenidade oficial de encerramento do evento, foram realizadas as palestras magnas...

Luiz Gonzaga e a diversidade musical presente no carnaval

Luiz Gonzaga e o carnaval. Na década dos anos 80 Luiz Gonzaga foi homenageado pela Escola de Samba Vermelho e Ouro. No samba-enredo ele participou da gravação cantando e puxando sanfona. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantou o ritmo musical Frevo. Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes. "Quer ir mais eu vambora, vambora vambora"...

Luiz Gonzaga ainda gravou "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba-Lourenço Fonseca Barbosa, tocando o frevo "Ao mestre com carinho" , este genial pernambucano criador da canção "Maria Betânia". Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira,  mistura sanfona e instrumentos metais. Grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trioeletrizado junto com as guitarra do Trioelétrico, gravou a música Instrumento Bom. ..

Políticas desenvolvidas pela SecultBA contemplaram a diversidade dos 27 territórios de identidade baianos

Ações e projetos realizados de forma participativa, articulando instituições públicas, privadas e sociedade civil, movimentaram o ano de 2017 da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O balanço anual foi avaliado de forma positiva pela superintendência, que é responsável por ações para o desenvolvimento territorial da cultura para o benefício dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, respeitando as diferentes características que compõem a diversidade cultural do estado.

O superintendente da Sudecult, Sandro Magalhães, reafirma a importância fundamental da organização e institucionalização do campo da cultura para as políticas públicas na Bahia. "Com programas inovadores, parcerias com a comunidade cultural e uma equipe dedicada, estamos avançando na institucionalização nos municípios, na ampliação das ações de cidadania cultural e na dinamização dos espaços culturais na Bahia", declara, destacando a dedicação dos profissionais da superintendência, formada pelas diretorias de Territorialização da Cultura (DTC), de Espaços Culturais (DEC) e de Cidadania Cultural (DCC)...

Salvador: Diversidade toma conta dos palcos do Pelô na abertura de 2018

O Pelourinho dará início a 2018 com uma mistura marcante de cores, linguagens e ritmos já na primeira semana do ano.  Os ensaios de verão são os destaques da agenda, com atrações como Cortejo Afro, Gerônimo, Muzenza e Ilê Aiyê. O primeiro dia do ano, segunda-feira (01), promete agitar o público ao som do Cortejo Afro, com suas composições, mescladas a releituras de clássicos da MPB, do Pop e da batida percussiva, promovendo experiências estéticas que vão unir dança, música e artes visuais em um mesmo espetáculo. A ressaca do Reveillon vai ser marcada pelo encontro do bloco com o afro pioneiro Ilê Aiyê, convidado especial da edição. O show será no Largo Pedro Archanjo, às 20h30, com ingressos a R$ 40 e R$ 20.

Na terça-feira (02), o cantor Gerônimo Santana continua o projeto O Pagador de Promessa, desta vez dividindo o palco do Largo Pedro Archanjo com a banda de reggae Adão Negro, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. Já no Largo Quincas Berro D'água, às 20h, a Banda Chibikada traz um samba na ponta dos pés com entrada gratuita. Na próxima quarta-feira (03), tem o início dos ensaios do bloco afro Muzenza, levando o balanço do reggae e a batida forte da percussão para o Largo Tereza Batista, a partir das 20h. O valor dos ingressos é R$ 20 e R$ 10...

Projeto Bem Diverso discute biodiversidade com uso sustentável do Sertão da Bahia e Pernambuco

Cientistas e povos tradicionais estão reunidos em Brasília de 05 a 07 de dezembro para trocar conhecimentos e compartilhar experiências e informações relacionadas a um mesmo objetivo: conservar a biodiversidade com o uso sustentável de espécies da Amazônia, Caatinga e Cerrado. Essa é a ideia central do Projeto Bem Diverso, uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
 
"Não há mais espaço para a ciência atuar sozinha. É preciso agregar o conhecimento científico ao tradicional", afirma o líder do projeto, Aldicir Scariot, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Para Aldicir, o uso sustentável da biodiversidade só pode ser feito se forem respeitados e valorizados os meios de vida das populações tradicionais que vivem nos seis territórios de atuação do projeto, espalhados pelos recantos mais carentes de desenvolvimento do País: o Alto Rio Pardo (MG), o sertão do São Francisco (PE e BA), Sobral (CE), o Médio Mearim (MA), o Marajó (PA) e o Alto Acre (AC). "Afinal de contas, são eles os verdadeiros guardiões da biodiversidade", diz Scariot...

Umbuzeiros do Sertão do São Francisco são mapeados para manejo e uso sustentável da biodiversidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mapeam diversos territórios com projeto criado em março de 2016, com o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira por meio do manejo sustentável de sistemas agroflorestais, a fim de assegurar os modos de vida das comunidades tradicionais e dos agricultores familiares.

“Trata-se da primeira iniciativa com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF) que apoia atividades de campo e pesquisas da Embrapa na área de conservação, manejo e uso sustentável da biodiversidade”, diz Rose Diegues, oficial de Programas do Pnud...

Juazeiro inicia campanha pelos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inicia nesta terça-feira (21), a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher. Até o dia 11 de dezembro serão desenvolvidas atividades de conscientização abordando o tema da violência doméstica, desde a prevenção ao enfrentamento.

A Campanha é uma mobilização que acontece anualmente, e é realizada com a participação de diversos atores da sociedade civil e poder público. O objetivo é instituir uma ligação entre violência de gênero e direitos humanos, ressaltando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Em Juazeiro, parceiros como Diocese, Polícia Militar, Univasf, Pastoral da Mulher e diversas entidades de luta contra a violência atuarão junto à gestão municipal...