Foram encontrados 2853 registros para a palavra: água

SAAE comunica falta de água nesta terça-feira (7) em alguns bairros de Juazeiro

O Setor de Engenharia do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica que nesta terça-feira (7) o abastecimento de água será interrompido das 9 às 17 horas nos bairros João XXIII, Alto do Cruzeiro, Castelo Branco, Monte Castelo, Alto do Alencar, Distrito Industrial, Alto da Aliança, Piranga, Padre Vicente, Malhada da Areia e Nova Esperança. A interrupção será necessária para que as equipes possam realizar, com segurança, o serviço de recuperação da rede principal para melhoria do abastecimento nessas comunidades.
 
O SAAE orienta aos usuários dos referidos bairros que armazenem água nos seus reservatórios para minimizar os impactos causados pela intervenção. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto, o sistema será reativado e o abastecimento retornará gradativamente. ..

Central Única de Bairros vai realizar protesto em Petrolina. "Falta água em Petrolina. Um descaso com a população

"Maldita compesa falta agua mas a conta vem todo mes, anunciam investimentos que nunca chegam". Este é um dos desabafos contra a Compesa e a constante falta de água nos bairros de Petrolina.

Moradores de Petrolina vão realizar um protesto na terça-feira (7). A mobilização está sendo feita pela Central Única de Bairros (Cubape). De acordo com a entidade, o ato público ocorrerá a partir das 8h, em frente à sede local do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)...

Moradores de Petrolina voltam a denunciar falta de água e cobram respeito da Compesa

A população de Petrolina volta a enfrentar dias sem abastecimento regular de água, e o sentimento de revolta cresce diante da ausência de soluções por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Uma moradora registrou nova reclamação no aplicativo da empresa após permanecer vários dias sem água em sua residência. Segundo o relato, o problema a obrigou a se deslocar para Juazeiro em busca de condições mínimas, mas, mesmo sem o fornecimento, a conta chegou com valor acima da taxa mínima...

Alagoas: Projeto celebra Dia do Rio São Francisco com coleta e análise da água

Para celebrar os 524 anos de descobrimento do Rio São Francisco, comemorados neste sábado (4), o “Projeto Observando os Rios” promove mais uma atividade de monitoramento da qualidade da água do Velho Chico. A ação acontece no Porto da Balsa, em Penedo, Alagoas.

O Observando os Rios é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), patrocinado pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica e executada pelos Laboratórios de Ictiologia e Conservação (LIC) e de Ecologia Bentônica (LEB), ambos da Unidade Penedo, juntamente com o Projeto Meros do Brasil – Alagoas...

Morador reclama de protocolos de atendimento do SAAE e cita vazamento de água na rua Itaigara, no bairro Monte Castelo 

Um morador que prefere não ser identificado cobra o protocolo utilizado pelo SAAE. "Entrei em contato através do whatsapp, para informar um possível vazamento de cano quebrado, desde o dia 20/09 percebo que pela manhã tem essa poça d'água na rua, quando o sol está mais forte, seca um pouco e no outro dia está cheio novamente. Me pediram a matrícula, porém eu falei que não era em imovel algum e sim na rua. Até falei que se eu estivesse de passagem em Juazeiro e não tivesse matrícula, eu como cidadão, seria ignorado e água potável não pertencente a mim, nem a você e nem ao SAAE, seria desperdiçada, apenas por não informar uma matrícula, para um serviço na rua?!

De acordo com o cidadão, "esse protocolo tem que ser revisto e levar em consideração um alerta de um cidadão juazeirense, sobre o desperdício de água"...

Opinião Privada – Lenda das águas barrentas... uma homenagem ao Rio São Francisco

O Poeta Maurício Dias viaja na poesia, inconfundível, do juazeirense Pedro Raymundo Rego (in memória) para homenagear o rio São Francisco, que neste sábado, 04 de outubro, faz aniversário. 

“O rio cresce. Todo rio cresce com sonho de mar, e sonho de rio vai, sem querer, fazendo geografia..."..

Petrolina: moradores reclamam falta de água nos bairros. Confira nota da Compesa

Leitores da REDEGN reclamam de falta de água em vários bairros de Petrolina. De acordo com informação dezenas de bairros estão sem água nesta sexta-feira (03).

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que precisou suspender temporariamente o abastecimento de água em mais de 60 localidades, após a identificação de um vazamento em um trecho da adutora que se conecta à Estação de Tratamento de Água – ETA 01, localizada na área central da cidade...

Intervenções do SAAE em Maniçoba Velha visam melhorar o abastecimento de água em 16 comunidades da região

Para melhorar a oferta de água em 16 comunidades da região de Maniçoba Velha, no interior de Juazeiro, a equipe técnica do Serviço de Água e Saneamento Ambiental -SAAE/Juazeiro, fará nessa sexta-feira (3) a troca da bomba do sistema de captação substituindo por outra mais potente. De acordo com o gestor da área, José Manoel (Zezinho), comunidades mais distantes a exemplo de Ema, Córrego, Vereda do Meio, Tatu, Passarinho, Beira Rio e Lagoa Seca vinham sendo afetadas com a pouca pressão na rede de distribuição.

 Foi feito um estudo técnico em todo o sistema e identificado que a bomba de captação não mais atendia a demanda na distribuição. "Por isso faremos a substituição para aumentar a oferta de água e, consequentemente, melhorar o abastecimento em toda a região. Por determinação da nossa diretora-presidenta Fabiana, estivemos sempre acompanhando essa situação e, nos momentos mais , atendemos as comunidades através de caminhões pipa para suprir as necessidades. Claro que este é um processo experimental, mas acreditamos que a bomba mais potente dará maior pressão na rede e o sistema será normalizado", informou Zezinho...

Sereias do Rio promovem encontro sobre salvamento aquático como parte da Travessia do Nego D'água

Na tarde desta segunda-feira (29), as Sereias do Rio, em parceria com o 9º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, promoveram um Encontro sobre Salvamento Aquático, dentro da programação oficial da Travessia do Nego D'água 2025. A atividade aconteceu na Kaikeria Arca Sport, na Orla II, reunindo público diverso para orientações práticas e teóricas sobre segurança no meio aquático.

O encontro trouxe dicas fundamentais de prevenção, cadeia de sobrevivência do afogado, técnicas de resgate no meio aquático e suporte básico de vida para leigos. A ação reforçou a importância de se ter conhecimento sobre salvamento aquático, já que pequenas atitudes podem salvar vidas em situações de emergência...

SAAE emite comunicado sobre falta de água em bairros de Juazeiro nesta quinta-feira (25)

O SAAE informa que os Condomínios Colina do Rio, Assunção de Maria, Terra dos Sonhos, Country Clube e o bairro Palmares II estão temporariamente sem abastecimento de água na tarde dessa quinta-feira )25, ocasionado por problemas elétricos no quadro de distribuição.

A equipe de manutenção já se encontra no local providenciando o reparo e, tão logo o serviço seja finalizado o abastecimento será normalizado gradativamente...

Obra Cinturão das águas Rio São Francisco: moradores reclamam de impactos ambientais no Baixio das Palmeiras e Ponta da Serra, no Crato

Em contato com a REDEGN moradores do Distrito de Baixio das Palmeiras e Ponta da Serra, localizados no Crato, Ceará, denunciam que sofrem impactos significativos das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), incluindo desmatamento de mata nativa, desapropriações de terras, desassossego e angústia devido a incertezas sobre o processo, ameaças a riachos e perda de meios de subsistência para os moradores. 

Entre os problemas enfrentados com os impactos causados pela obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) no distrito de Baixio das Palmeiras, Crato, estão incluídos a preocupação com poeira, explosões e insegurança devido à intensa movimentação de máquinas. ..

Mutirão da Prefeitura garante água potável a comunidades rurais de Casa Nova

Neste domingo (21), a comunidade do Amalhador foi atendida com um mutirão de abastecimento de água realizado pela Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Foram disponibilizados 13 caminhões-pipa para garantir água potável a cerca de 50 famílias.

O prefeito Anisio Viana destacou que a gestão está empenhada em reduzir os impactos da seca e assegurar dignidade à população rural. "Estamos sensíveis às dificuldades enfrentadas pelas nossas comunidades em decorrência da estiagem que castiga diversas localidades. Por isso, reforçamos nosso compromisso em agir de forma rápida e eficiente. Já adquirimos 20 caminhões-pipa para ampliar a frota da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército, e solicitamos à coordenação nacional o envio de mais veículos, pois os 60 atualmente disponíveis ainda são insuficientes para atender todo o município", afirmou...

Licitação da CERB contempla comunidades da zona rural de Juazeiro BA) com sistema de abastecimento de água

Foi publicado no Diário Oficial do Estado o processo de licitação L-2025 019 - SEI: 039.0798.2025.0003056-99 da CERB - Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia para contratação de Empresa Especializada para Execução das Obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água na Zona Rural de Juazeiro.

Segundo a licitação as localidades de Frade, São Tomé, Caldeirão dos Corrós, Pau Preto, Roça Grande, Lagoa da Pedra dos Grilos, Juá, Campo Grande, Juvenal, Lagoa do Boi, Rocinha, Morcego, Roça de Baixo, São Fidélis, Mulungú, Siriema, Barbeiro, Malhada de Areia, Lagoa de Joaninha, Salinas, Juramento e Angico são as comunidades contempladas neste processo...

"Há vários dias a comunidade de Lagoa do Boi, Pinhões sem água", diz morador

O Morador, Carlos Geovani registra indignação com o SAAE e a prefeitura de Juazeiro em relação a falta de água na comunidade, povoado Lagoa do Boi e do distrito de Pinhões. "Um absurdo o que vem acontecendo,não temos água nem para cozinhar. Há vários dias não cai uma gota de água nas torneiras. Fizeram uma reunião tempos atrás com vários políticos prometendo a melhoria da situação e até hoje só promessa", diz morador.

"Várias gestões já se passaram e eu nunca vi uma situação como está atualmente. Será que vai ser preciso os moradores interditar a BR 235? Acho que vai ser a única solução para essa gestão olhar pra gente", finaliza Carlos Geovani...

Juazeiro: Saae comunica falta de água. Confira bairros

Atenção: O Saae-Serviço de água e Saneamento Ambiental de Juazeiro comunica falta de água nos Bairros Santo Antonio, Maringá, Country Clube, Piranga, Alto da Maravilha e Jardim Vitória. De acordo com o SAAE estes bairros estão temporariamente sem água na manhã dessa quinta-feira (18) por conta de uma rede quebrada nas proximidades do Policlinica Regional.

A equipe do SAAE já se encontra no local e, tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará gradativamente.
 ..

Exu: ex-prefeito é preso suspeito de desviar água da Compesa para abastecer a própria fazenda

Jailson Bento, ex-prefeito de 67 anos da cidade de Exu, localizada no Sertão de Pernambuco, foi preso em flagrante na segunda-feira, 15 de setembro, suspeito de desviar água de um reservatório da Compesa para poder abastecer sua própria fazenda. Durante a audiência, o ex-gestor conseguiu liberdade provisória e vai responder por furto qualificado.

A fiscalização da Compesa ocorreu no Sítio Coroa, propriedade de Jailson, por volta das 11h. Com apoio da polícia, agentes encontraram ligações clandestinas feitas com canos enterrados, que conectavam a fazenda à Adutora Luiz Gonzaga, responsável pelo abastecimento da região...

Falta de água: Devido a "quebra de rede" alguns bairros de Juazeiro ficam sem água nesta terça (16)

Equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental/Juazeiro (SAAE) estão trabalhando para consertar a quebra de uma rede de distribuição de água que rompeu nesta terça-feira. 

Devido o problema, bairros como Tabuleiro, Novo Encontro, e os Condomínios Morada das Árvores e Parque Centenário ficaram sem água. ..

Deputado Roberto Carlos garante, junto ao governador Jerônimo Rodrigues, mais de 4 mil metros de tubulação para ampliar abastecimento de água em Ourolândia

O deputado estadual Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, garantiu, através de articulação junto ao governador Jerônimo Rodrigues, na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a liberação de mais de 4 mil metros de tubulação. O material será destinado à Prefeitura de Ourolândia para que seja realizada a extensão do sistema simplificado de abastecimento de água na localidade da Fazenda Boa Vista.

Segundo o parlamentar, a ação é resultado de um esforço coletivo e reforça seu compromisso em buscar melhorias concretas para a população.
"Esse benefício é fruto da articulação com o governador Jerônimo Rodrigues. Com a chegada da tubulação, a Prefeitura de Ourolândia poderá ampliar o sistema de abastecimento e levar mais dignidade às famílias da Fazenda Boa Vista. Nosso mandato segue comprometido em servir ao povo, sempre ao lado do prefeito Zé do Povo, do líder político Abenor Cardoso, que é uma importante liderança, e dos vereadores do município", afirmou Roberto Carlos...

Prefeitura de Juazeiro e Instituto Água Viva ampliam cooperação para beneficiar comunidades rurais

A Defesa Civil de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou, na última semana, duas reuniões com representantes do Instituto Água Viva. Os encontros tiveram como objetivo apresentar as estruturas das pastas municipais e fortalecer a integração de ações em comunidades da zona rural. As agendas aconteceram na localidade de Marroá, no Salitre, e marcaram o início de uma cooperação estratégica.

Durante as reuniões, o Instituto compartilhou detalhes das atividades já desenvolvidas, que incluem projetos voltados para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Entre as iniciativas estão ações de dança, esporte, educação, atendimento odontológico e outros serviços sociais...

Seca no Sertão, água no litoral: a realidade de Pernambuco a caminho da COP-30

Pernambuco enfrenta uma encruzilhada climática e social que o coloca no centro de debates que devem chegar à Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), evento que será realizado em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 25 de novembro. Pernambuco vive uma combinação de secas mais frequentes no interior e enchentes e deslizamentos na faixa costeira, além da elevação do nível do mar e perda de serviços ecossistêmicos, tudo isso sobre um território com desigualdade social.

De acordo com reportagem do Diário de Pernambuco, Governos estaduais e municipais, ONGs e grupos independentes já estão se mobilizando e discutindo os temas que podem ser debatidos no evento mais importante em relação ao meio ambiente. Esta é a primeira vez que a COP-30 é feita no Brasil, reunindo líderes de 193 países e representantes da sociedade civil para discutir o futuro do planeta...