Sobradinho: Gestão Municipal avança no atendimento às Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, vem avançando no atendimento especializado no Centro de Atendimento Municipal ao Transtorno do Espectro Autista (CAMTEA), com a oferta de diversos serviços para mais de 70 crianças e adolescentes com idade entre 2 a 16 anos, residentes no município.

O CAMTEA de Sobradinho foi instalado para suprir a demanda das famílias residentes no município que não conseguiam um atendimento satisfatório no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (CERPRIS) em Juazeiro, facilitando o acesso dessas crianças e adolescentes a esse serviço de saúde.

O serviço conta com uma equipe multiprofissional, com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicopedagoga e assistente social, que prestam um importante apoio a essas crianças, adolescentes e seus familiares. Somente neste ano de 2024, os profissionais realizaram mais 400 atendimentos entre consultas e sessões voltadas para o desenvolvimento integral da criança com Transtorno do Espectro Autista.

O serviço conta ainda com estrutura e equipamentos que ajudam no desenvolvimento dos pacientes, como o espaço de fisioterapia e sala de recreação. Brevemente o espaço contará também com sala de musicoterapia e ambiente para práticas esportivas.

O pequeno Nôah, 6 anos, vem sendo acompanhado pelos profissionais do CAMTEA de Sobradinho há cerca de 3 anos. De acordo com a mãe, Dona Cleonice, "a criança tem demonstrado evolução na aprendizagem escolar, bem como em seu comportamento e interação social, graças aos serviços oferecidos pelos profissionais capacitados do CAMTEA."

A assistente social e responsável pelo CAMTEA de Sobradinho, Vanuzia Alves, lembra que as mães das crianças e adolescentes atendidas pela unidade também recebem apoio quando são encaminhadas para adquirir algum benefício junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por exemplo.

"As crianças e adolescentes atendidos pelo CAMTEA têm alcançado importantes avanços nos aspectos cognitivo, humano, de interação social, comportamental, como também tem melhorado o nível de aprendizagem escolar, o que deixa os pais e demais familiares dessas crianças bastante felizes. Tudo isso é resultado do compromisso da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio com a inclusão e qualidade de vida dessas crianças e adolescentes," disse a coordenadora.

A Secretária de Saúde, Josefa Moreira Cruz, acrescentou: "Com a dedicação da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, a rede municipal de saúde de Sobradinho tem conseguido ampliar o acesso aos serviços voltados ao público com o espectro autista. Medidas como essa refletem o compromisso da administração em garantir uma saúde inclusiva e de qualidade para todos os cidadãos. A Prefeitura de Sobradinho reafirma seu comprometimento em investir e fortalecer cada vez mais políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar das crianças autistas. Através do CAMTEA, busca-se oferecer o suporte necessário para que essas crianças possam crescer e se desenvolver de maneira plena, alcançando todo o seu potencial na sociedade," concluiu a secretária.

Ascom/PMS