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Serviço de Atendimento ao Consumidor poderá ser obrigado a aceitar ligação de celular

Começou a tramitar no Senado um Projeto de Lei que obriga os serviços de atendimento ao consumidor a atenderem também ligações provenientes de celular. De autoria do senador Roberto Muniz (PP/BA), o PLS 445/2016 prevê que as ligações de linhas móveis para os chamados SACs serão gratuitas, sem qualquer ônus para os consumidores.

Na justificativa do projeto, o senador baiano aponta que a telefonia móvel no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de julho de 2016, é quase cinco vezes maior que a telefonia fixa, com 252,6 milhões de linhas de celulares...

44ª edição do programa Caravana da Saúde registra 150 atendimentos no bairro João XXIII

Disponibilizar diversos serviços à comunidade levando saúde e bem estar à população. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde realizou mais uma edição do Programa Caravana da Saúde, desta vez no bairro João XXIII. Na 44ª edição do programa cerca de 150 pessoas foram atendidas nas especialidades de ortopedia, clinico, ginecologia, odontologia, endocrinologia, cardiologia, exame de eletrocardiograma, e coleta de exames laboratoriais. 

O atendimento odontológico foi um dos mais procurados pela população com cerca de 25 pacientes sendo atendidos durante o programa. Matheus Brito, de 23 anos, foi um dos pacientes e gostou do atendimento. “Precisei extrair um dente e consegui ser atendido. Aproveitei e fiz exames laboratoriais também. Muito bom esse programa aqui em nosso posto,” externou o estudante...

Trabalho realizado pela SEMAOP leva qualidade de atendimento à população juazeirense

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realiza diariamente fiscalizações para assegurar o ordenamento urbano e proteger o meio ambiente. Com isso, foram intensificadas as leis municipais com o novo Código de Polícia Administrativa que atende uma parcela maior de demandas que antes eram deficientes. Outra ferramenta que vem melhorando as atividades na cidade foi o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no dia 03 de Maio pelo Ministério Público, Policia Militar da Bahia e Prefeitura Municipal de Juazeiro. O TAC tem como finalidade acabar com a poluição sonora na área central, bairros e também nos distritos da cidade.

A SEMAOP também disponibilizou à população um novo número de telefone exclusivo paradenúncias e reclamações - 3612 3574. O setor de Pós Atendimento está disponível para receber as demandas da população, encaminhar para os setores responsáveis, sendo ainda um ambiente de recepção a quem prefere realizar as denúncias pessoalmente. No setor de Atendimento foi realizada uma reforma e criado o Balcão de Atendimento para quem deseja dar entrada em licenças e alvarás. Os demais atendimentos têm uma maior rapidez porque estão disponíveis sete atendentes no período de 08h às 12h de segunda a sexta-feira...

Rui Costa inaugura Centro para atendimento especializado em autismo, na segunda (dia 28)

A partir desta segunda-feira, dia 28, os baianos passarão a contar com o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRETEA), que será inaugurado, às 8 horas, pelo governador rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Para viabilizar o funcionamento do serviço, a Sesab assinou contrato com representantes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, organização social que será responsável pela gestão do centro.

O serviço vai disponibilizar atendimento especializado aos pacientes com o transtorno, reunindo em um único espaço, no Campo Grande (antiga Escola de Puericultura), equipe multiprofissional, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes. Com investimentos em torno de R$ 1,2 milhão para reforma e requalificação do imóvel e R$303 mil para manutenção mensal do serviço, a unidade ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o estado da Bahia...

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 130 atendimentos durante a Caravana da Saúde no bairro Jardim Flórida

A Caravana da Saúde realizada nesta quarta-feira, 23, no bairro Jardim Flórida atendendo também a comunidade da Piranga atendeu mais de 130 pacientes segundo a Secretaria de Saúde. Em sua 43ª edição, o programa já registrou mais de 16 mil atendimentos. Com problema em um dente, a estudante Clara Nunes, de 18 anos, foi uma  pacientes atendidas pelo dentista durante o programa. “O atendimento na Caravana foi ótimo, o dentista já realizou o procedimento em meu dente. Através do programa, passei também pelo ginecologista. Muito bom esse projeto” expôs a moradora do bairro Piranga.

Adriana da Silva, 32 anos, aproveitou a caravana e fez o exame de eletrocardiograma e passou pelo clinico geral. “O atendimento foi rápido e muito bom. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou. Já a dona de casa, Maria Conceição, 55 anos, passou pelo ortopedista. “Gostei muito do atendimento do médico, muito bom ter o médico especialista aqui em nosso posto”, disse satisfeita a usuária...

Casa de Saúde de Remanso anuncia suspensão de atendimento pelo SUS

A Casa de Saúde do município de Remanso, na microrregião de Juazeiro, anunciou seu descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 1º de janeiro de 2017, os pacientes não serão mais atendidos na unidade pelo SUS. De acordo com o diretor administrativo da Casa de Saúde de Remanso, Cícero Ribeiro, entre os motivos para o descredenciamento estão faltas de pagamento praticadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a tabela nacional do SUS, que se encontra defasada há mais de 15 anos e sem perspectivas de correção.

"Os índices de inflação do setor de saúde, geralmente, são acima do índice de inflação do IPCA usado no dia a dia; então, temos um impacto muito grande. Além do aumento dos insumos, tivemos aumentos salariais reais acima da inflação. Hoje é completamente inviável para o hospital particular permanecer prestando atendimento pelo SUS. Não existe margem para conseguirmos equilibrar", afirmou ao explicar que a unidade continuará atendendo à rede de saúde suplementar...

Agência do Banco do Brasil situada no Shopping Águas Center, em Juazeiro, será transformada em posto de atendimento

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (21) que 402 agências serão fechadas, 379 serão transformadas em postos de atendimento e 31 superintendências em diversos municípios serão encerradas. Com a reorganização, 222 agências serão fechadas apenas no Estado de São Paulo. Juazeiro perderá a agência localizada no Shopping Águas Center que passa a se transformar em posto de atendimento.

A reestruturação de agências e o plano de aposentadoria incentivada podem gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões, caso os 18 mil funcionários habilitados optem por deixar o banco em troca de benefícios...

Feriado da Proclamação da República: Lojas de Atendimento e Rede Coelba Serviços não funcionam terça-feira, dia 15

Em função do feriado de 15 de Novembro, as Lojas de Atendimento da Coelba e rede credenciada Coelba Serviços de todo o estado não funcionarão terça-feira, dia 15. As atividades ocorrerão normalmente na segunda, dia 14, e serão retomadas na quarta-feira, dia 16. Em caso de dúvidas ou solicitações, os clientes da Coelba têm à disposição a Central de Teleatendimento 0800 071 0800, além do site www.coelba.com.br. A concessionária ressalta que as turmas de operação e o atendimento às solicitações relacionadas ao fornecimento de energia estarão funcionando normalmente neste período. ..

ATRASO DE SALÁRIOS LEVA FUNCIONÁRIOS DO SAC EM JUAZEIRO A REDUZIREM ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Os trabalhadores da empresa terceirizada Sandes, que estão lotados no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), liderados pelo Sindlimp (Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Limpeza no Estado da Bahia) decidiram em assembleia quarta-feira (09), que a partir desta quinta, dia 10, a carga horária de trabalho foi reduzida em 4 horas diárias, sendo que o SAC passa a funcionar das 08 às 12 horas.

O diretor do Sindlimp para o Norte da Bahia Elielson Figueiredo encaminhou ofício ao Gerente do SAC comunicando a decisão da categoria. Segundo os trabalhadores, além do atraso no salário, tem ainda o VT e VR que vem sendo pagos em atraso, sem plano de saúde médico e odontológico há mais de 90 dias, atraso nos depósitos de FGTS e repasse do INSS, e ameaçam que caso o salário não saia até segunda-feira iniciarão paralisação geral no atendimento...

Triagem de pacientes no Hospital Roberto Santos garante melhor atendimento

Desde março de 2015, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, vem fazendo uma triagem dos pacientes que procuram o setor de emergência adulto, na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). O método já alcançou um resultado de redução de mais de 40% no número de óbitos do setor. “Isso justifica a qualidade da assistência, que tem melhorado, junto com esse suporte de classificação de risco. E os profissionais, a cada dia, estão mais empenhados em prestar um atendimento melhor e de qualidade para todos os que nos procuram”, explica a coordenadora de enfermagem da emergência (EME) adulto, Lorena Reis. 

Ao chegar no Roberto Santos, o paciente é avaliado e direcionado seguindo um protocolo de acolhimento que classifica o nível de complexidade e risco do seu estado de saúde. O protocolo de Manchester, utilizado pelo hospital, é referência no mundo. No método, cada problema de saúde se enquadra nas cores que são estabelecidas, entre vermelho, onde o atendimento deve ser imediato; laranja, o qual o paciente deve ter uma espera de até dez minutos; e amarelo, para os que necessitam de atendimento rápido. Para as cores verde e azul, os pacientes podem ser encaminhados para outras unidades de saúde ou até mesmo aguardar entre 120 e 240 minutos para serem atendidos, respectivamente. Referência no atendimento de média e alta complexidade, de acordo com a direção do HGRS, alguns pacientes que chegam com problemas simples à unidade não entendem quando as equipes médicas priorizam o atendimento dos casos mais complexos.

“Nós atendemos pacientes muito graves. Se recebermos pacientes para uma consulta eletiva, não tem onde colocar os outros. Então a gente acolhe, explica para o paciente, tenta fazer ele entender que não é aqui onde ele deve ser atendido. O paciente sai feliz e a gente fica com uma demanda maior para o pessoal que realmente precisa desse atendimento”, explica a enfermeira do Acolhimento com Classificação de Risco(ACCR) na urgência e emergência adulto, Fernanda Macheli.

De acordo com a médica plantonista, Maria Augusta Chagas, a seleção realizada na sala de acolhimento com classificação de risco é necessária para que se identifique o tipo e a necessidade do atendimento na unidade. “O perfil do paciente que é priorizado para ser atendido no Hospital Roberto Santos são aqueles classificados mais graves. Patologias como hemorragia digestiva, pacientes neuroclínicos, neurocirúrgicos e nefrológicos são os principais casos que atendemos”, pontuou. 

Durante o atendimento na sala de acolhimento, o aposentado Claudionor de Freitas, de 78 anos, que mora em Conceição do Jacuípe, foi orientado e saiu satisfeito com as considerações que recebeu. “Para mim, foi ótimo o atendimento. A médica me atendeu bem, me recomendou bem, vou sair satisfeito porque fui bem atendido. Farei propaganda. Me deram medicamento, a médica me escutou e falou que está tudo bem”, acrescentou.

Campanha 

Com o objetivo de informar à população que procura a unidade, o HGRS deu início a uma campanha para conscientizar os pacientes sobre a importância do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco. Especializado no atendimento de média e alta complexidade, o Roberto Santos fará, durante todo o mês de novembro, atividades na ala de urgência e emergência para esclarecer o método utilizado no atendimento e promover a valorização dos profissionais que trabalham no setor. Na próxima terça-feira (8) uma partida de futebol entre os funcionários com o conceito ‘campeão’, será realizada no estádio de Pituaçu, em Salvador, em comemoração aos resultados obtidos no atendimento em 2015. ..

Ministério das Cidades esclarece sobre atendimento de Cartão Reforma em 2017

O Ministério das Cidades esclareceu neste sábado que as 3,5 milhões de moradias mencionadas pelo ministro Bruno Araújo (PSDB-PE), durante o 1º Feirão Morar Bem, Viver Melhor, em São Paulo, referem-se àquelas enquadradas na faixa de renda familiar de R$ 1.800 do programa Cartão Reforma, e não ao total de imóveis que deverão ser atendidos em 2017. Durante o evento, Araújo anunciou que o Cartão Reforma, voltado a reparos em unidades habitacionais, será lançado na próxima quarta-feira (9), às 15 horas, em Brasília (DF). De acordo com a Pasta, com o orçamento destinado para 2017, de R$ 500 milhões, o Cartão Reforma vai atender 85 mil residências, com a média de R$ 5.000 para cada família beneficiada, que será escolhida a partir do projeto que cada Estado ou município apresentar ao Ministério a partir de janeiro. ..

Projeto do HU-Univasf leva atendimento de saúde para escolas públicas da região

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem oferecendo atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI). Criado no ano de 2013, o projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país.

O PCI oferece atendimento aos estudantes que participam dos programas de educação: Brasil Alfabetizado e Mais Educação. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente...

UPAE/IMIP de Petrolina informa mudança no horário de atendimento da Unidade

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa a todos os seus usuários que, a partir de 01 de novembro, o horário de atendimento do serviço especializado passará a ser das 7 às 17h. A alteração segue determinação da Secretaria Estadual de Saúde.

Apesar da redução do horário, a coordenação da UPAE garante que não haverá prejuízo aos pacientes, visto que o número de consultas, exames e cirurgias realizados diariamente serão mantidos...

Inep faz plantão de atendimento para tirar dúvidas de participantes do Enem

A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima terça-feira (2).

Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos...

Caravana da Saúde registra mais de 150 atendimentos no Novo Encontro

Foi realizada com sucesso nesta quarta-feira (26), mais uma Caravana da Saúde e em sua 40ª edição o programa atendeu aos moradores do bairro Novo Encontro. Mais de 150 pessoas foram atendidas na unidade.

A aposentada Ana Maria de 63 anos, procurou atendimento com o endocrinologista durante a caravana e aprovou a iniciativa. "Sou diabética e vim mostrar meus exames ao médico. Muito bom ter essa especialidade em nosso posto de saúde", disse a comunitária...

Espaço do Leitor: Morador cobra melhor atendimento do SAAE em Juazeiro

Prezado Geraldo,..

UPAE/IMIP de Petrolina parabeniza o profissional médico e destaca a humanização no atendimento

Dia 18 de outubro foi comemorado o Dia do Médico e, para lembrar a data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou hoje uma homenagem aos seus 74 profissionais da área, que atuam na urgência e emergência, ambulatório e bloco cirúrgico. Na oportunidade, o coordenador médico, Elson Marques, e a coordenadora geral, Magnilde Alves, destacaram a importância da humanização na relação médico/paciente e ressaltaram a qualidade da equipe médica que compõe a Unidade.

“É bastante válido sair um pouco da rotina nesse dia para fazermos uma reflexão. Partindo do princípio que a profissão de médico vai além do saber, temos como missão desenvolver um trabalho humanizado. Quantos pacientes recebemos no consultório diariamente que perguntam o que podemos fazer para ajudá-los? Muitas vezes essa ‘ajuda’ vai além do diagnóstico e da prescrição de medicamentos, ela passa pela escuta, pelo âmbito social e cultural. Acredito que aqui na UPAE nós contamos com uma equipe que realiza esse trabalho diferenciado e temos muito orgulho disso”, refletiu Dr. Elson...

UPAE/IMIP de Petrolina parabeniza o profissional médico e destaca a humanização no atendimento

Dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico e, para lembrar a data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou hoje uma homenagem aos seus 74 profissionais da área, que atuam na urgência e emergência, ambulatório e bloco cirúrgico. Na oportunidade, o coordenador médico, Elson Marques, e a coordenadora geral, Magnilde Alves, destacaram a importância da humanização na relação médico/paciente e ressaltaram a qualidade da equipe médica que compõe a Unidade.

“É bastante válido sair um pouco da rotina nesse dia para fazermos uma reflexão. Partindo do princípio que a profissão de médico vai além do saber, temos como missão desenvolver um trabalho humanizado. Quantos pacientes recebemos no consultório diariamente que perguntam o que podemos fazer para ajudá-los? Muitas vezes essa ‘ajuda’ vai além do diagnóstico e da prescrição de medicamentos, ela passa pela escuta, pelo âmbito social e cultural. Acredito que aqui na UPAE nós contamos com uma equipe que realiza esse trabalho diferenciado e temos muito orgulho disso”, refletiu Dr. Elson...

Espaço do Leitor: SESAU responde denúncia de leitora sobre mal atendimento da Policlínica de Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que devido a mudança de local da Policlínica de Juazeiro, a equipe ainda está em processo de organização do sistema de prontuários. Pede desculpas à paciente Amaralina de Souza Evangelista e informa que entrará em contato em breve para que a paciente seja agendada diretamente na Policlínica sem precisar passar pelo posto de saúde.  ..

Espaço do Leitor: Descaso em atendimentos na policlínica.

Geraldo! 

Sexta-feira (30), aconteceu uma situação desastrosa que mostra o real motivo que Juazeiro e a prefeitura se encontram com a atual gestão. Naquele dia, minha vó dirigiu-se a policlínica para uma consulta que havia seis meses que estava esperando para um médico que já se consulta há mais de dez anos.

Chegou antes das 8h, a princípio não encontraram sua ficha e pediram para aguardar, e o tempo foi passando e todos sendo atendidos e as incompetentes procurando ficha e pedindo para minha vó ir no arquivo morto, e ela foi várias vezes, falou com todos e ninguém encontrou. E no final justificaram pedindo o telefone dela porque assim que encontrassem a ficha a ligariam. ..