Foram encontrados 28 registros para a palavra: IDEB

Prefeitura de Juazeiro constrói parceria com lideranças comunitárias para realização do Ideba e Ideb 2023

Com o tema 'Construindo parcerias para alcançarmos o Ideba e Ideb 2023', a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Seduc, cerca de 25 lideranças comunitárias do município, com o objetivo de mobilizar a população para contribuir com as estratégias educacionais que visam reforçar o alcance de melhores índices de aprendizagem na avaliação de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e no Índice de Desenvolvimento da Educação da Bahia (Ideba) de 2023.

Presente na ocasião, o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, falou sobre a parceria entre gestão e lideranças comunitárias, destacando o projeto político municipal que defende e prioriza os interesses públicos. "Contar com uma gestão que investe e aposta na educação como bem coletivo para a população, é poder consolidar uma trajetória de conquistas, como tem feito a prefeita Suzana Ramos. Através da parceria entre administração pública e comunidade, temos consolidado um modelo de projeto político municipal que é pensado e executado exclusivamente, para atender o interesse público", declarou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado...

Escolas Municipais de Petrolina se destacam com as melhores notas no IDEB

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deixou os petrolinenses ainda mais orgulhosos no mês em que o município completa 127 anos de emancipação política. De acordo com o levantamento do indicador que mede a qualidade da aprendizagem nas escolas brasileiras, realizado pelo Ministério da Educação e correspondente ao ano de 2021, entre as unidades municipais de ensino que mais se destacaram nos anos iniciais com a maior nota, foram as Escolas de Tempo Integral São Domingos Sávio e Monsenhor Bernardino, alcançando 6,8. Já nos anos finais, as instituições que apresentaram maior desempenho foram as Escolas Professora Eliete Araújo de Souza e a de Tempo Integral Juarez Clemente Canejo, com a nota 5,9.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, destaca que o resultado do índice nestas unidades de ensino reflete os esforços da rede municipal em melhorar o aprendizado dos estudantes e contribuir para uma educação com qualidade social, mesmo diante da pandemia e suspensão das atividades educacionais presenciais. "Em nome de todos que fazem a Educação de Petrolina parabenizamos as equipes gestoras, todos os professores, estudantes, pais de alunos e servidores das unidades de ensino. São conquistas de toda a comunidade escolar e o reconhecimento da excelência no trabalho que vem sendo desenvolvido. Temos a máxima convicção de que esse empenho se materializará em outras conquistas", expressa o secretário...

Índice dos Anos Finais da rede municipal de ensino Juazeiro aumenta, segundo dados do Ideb 2021

Semana passada a Rede GN informou que a cidade de Juazeiro, norte da Bahia, registrou uma queda no rendimento das séries iniciais, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2021, divulgados na quinta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Veja aqui).

Informada pela reportagem da Rede GN a cúpula da Secretaria Municipal de Educação e Juventude se debruçou sobre os números e encaminhou a seguinte nota de esclarecimento:..

Apesar de queda no índice, Petrolina continua liderando ranking do Ideb nas cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes

Com médias acima de Pernambuco, o município de Petrolina se destacou na educação básica entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a Capital Sertaneja ficou com a nota 5.7, ficando a frente de municípios como Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns. O desempenho de Petrolina chama atenção ainda por superar a média de Pernambuco (5.1) nos anos iniciais do ensino fundamental. ..

Em Juazeiro, IDEB registra queda nos anos iniciais, mas tem crescimento na média das séries finais

A cidade de Juazeiro, norte da Bahia, registrou uma queda no rendimento das séries iniciais, segundo aponta os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2021, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). No último levantamento, em 2019, o município registrou o melhor índice entre as cidades acima de 100 mil habitantes do Estado, chegando a 5.7 nas séries iniciais.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Juazeiro alcançou o índice de 5.1, número que é inferior ao que foi registrado em 2019 - de 5.7 -, quando ficou a frente de cidades como Salvador e Vitória da Conquista. O índice também é menor que o registrado em 2017, que foi de 5.4. Em 2015, o IDEB de Juazeiro era de 4.9...

BA obtém resultado positivo no Ideb, principal parâmetro de avaliação do ensino básico

O estado da Bahia alcançou resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (Inep).

Criado em 2007, o índice avalia o fluxo escolar e as médias de desempenhos nas avaliações, através de dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)...

Provas que medem IDEB serão aplicadas a partir do dia 8 de novembro em todas as redes de ensino

As escolas de todas as redes pública irão realizar, de 8 de novembro a 10 de dezembro, a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Um dos pontos que são levados em consideração para este indicador é a participação de, no mínimo, 80% dos estudantes de cada escola...

EDUCAÇÃO DE DORMENTES CONQUISTA O PRIMEIRO LUGAR NO IDEB ENTRE AS CIDADES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Dormentes é mais uma vez destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação brasileira. O município pernambucano obteve as melhores notas do Vale do São Francisco, nos anos iniciais e finais e está entre as dez melhores médias de Pernambuco.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dormentes conquistou nota 6,4 nos anos iniciais e 5,7 nos anos finais, superando a média nacional de 4,2.

Com as notas, Dormentes garantiu o primeiro lugar no ranking das melhores notas do Vale do São Francisco, além de ser a única cidade do sertão do São Francisco a ocupar o ranking das dez melhores médias de Pernambuco.

As excelentes notas são resultado do investimento municipal, com capacitação dos profissionais da educação, formação continuada dos professores, reestruturação de escolas e outras ações importantes. "Estamos muito felizes com resultados tão positivos, continuamos com as melhores notas da região, fruto de investimento em estrutura, programas e de profissionais qualificados e dedicados. Nossa secretaria, nossas equipes e nossos estudantes estão de parabéns por, mais uma vez, mostrar que Dormentes tem a melhor educação do Sertão do São Francisco e está entre as dez melhores do Estado", comemorou a prefeita, Josimara Cavalcanti.
 ..

Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna se destaca no Ideb 2019

O Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte, Coronel PM Nilton Paixão, juntamente, com o seu Subcomandante, Tenente Coronel PM Brandão Júnior, parabenizaram a equipe de Agentes Públicos que compõem o Quadro Organizacional, bem como os Alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM) – Alfredo Vianna, localizado em Juazeiro – BA, pelo desempenho alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - 2019.

O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de 0 a 10...

IDEB de Lagoa Grande despenca nos últimos três anos

Nesta semana saiu o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios brasileiros, e a cidade de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco caiu nos últimos três anos e meio. No levantamento de 2020, o município obteve uma nota inferior, que em relação aos anos anteriores, apresentou a maior queda dentre os principais municípios do Sertão, de 6,3 caiu para 5,2.

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No resto do país os municípios conseguiram um avanço, mas a cidade de Lagoa Grande não entrou na lista dos que progrediram...

Petrolina aumenta nota e lidera ranking do Ideb em Pernambuco

Com médias acima de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil, Petrolina por mais um ano se destaca com a melhor educação básica entre todos os municípios de médio e grande porte do Estado. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça (15).

Nos anos iniciais, Petrolina saltou de 5.8 para a nota 6.2 e foi a única cidade pernambucana com mais de 100 mil moradores a superar a média 6. Já nos anos finais da educação básica, o município sertanejo subiu de 4.9 para 5.2, obtendo também a liderança estadual. ..

Juazeiro avança e continua com o maior Ideb entre as cidades com mais de 100 mil habitantes da Bahia

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), mostra que o município de Juazeiro avançou e continua com o melhor índice entre as cidades acima de 100 mil habitantes do Estado, ficando à frente da capital baiana.

Juazeiro ultrapassou a meta do Ministério da Educação – MEC para 2021 que é de 4.9, e alcançou 5.7 nas séries iniciais. O indicador é produzido a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental assim como para o ensino médio e calculado a partir de dois componentes: taxa de aprovação das escolas e médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português...

Prefeitura de Sento-Sé contesta informações sobre o IDEB

No último dia 12, o Blog postou a opinião do radialista Osiel Amaral sobre os últimos números do IDEB no município de Sento-Sé (Veja aqui). Em resposta, a assessoria da Prefeitura Municipal encaminhou a seguinte nota:

Em nota, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, explica que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB faz o cálculo, a cada dois anos, para medir a qualidade do aprendizado nacional. ..

SEDUC lança campanha para fortalecer as ações nas escolas municipais em busca do IDEB 6.0 em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) lançou quarta-feira (17), a campanha ‘Todos pelo IDEB 6.0’, que busca fortalecer as ações junto às escolas da rede municipal de ensino, que no final deste ano farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação – MEC. O evento reuniu as equipes pedagógicas e de gestão escolar no gabinete da secretária.

Acolhidas em clima de festa, as equipes receberam desafios da assessora de planejamento, Lorene Ribeiro que serão apresentados até o mês de outubro, antes da aplicação da prova do SAEB. De acordo com a secretária de educação Lucinete Alves, com esta campanha toda a rede municipal será mobilizada e incentivada a fortalecer as ações que trarão os resultados esperados, como a média 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira...

CPM NO DESFILE CÍVICO APOS SUPERAR META NO IDEB

Em todo o Brasil, o tradicional Desfile Cívico-militar de 7 de Setembro reuniu nesta sexta-feira, milhares de pessoas que vislumbram a beleza do civismo patriótico. Em Juazeiro não foi diferente, nas principais avenidas da cidade a população aplaudia as instituições militares e educacionais com respeito e admiração.

Participaram da programação representantes das Forças Armadas, juntamente com Militares, Bombeiros, Guarda Municipal e estudantes de escolas públicas do município. O Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna levou para Avenida, cerca de 300 alunos que organizados em pelotões, direcionados pelo Estado Maior, Guarda Bandeira e Banda de Música mostrou disciplina e garbo ao entoar brados motivacionais por onde passavam...

CPM JUAZEIRO SUPERA NOTA DO IDEB

Fazer educação não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje. Na lista dos grandes desafios a serem encarados dentro da escola constam a indisciplina, as dificuldades de aprendizagem, os problemas psicológicos e comportamentais. Sem falar que a tecnologia tem tirado o atrativo da sala de aula e se o professor não tiver equilíbrio e criatividade para despertar no aluno o desejo de construir o conhecimento, não conseguirá êxito na sua nobre tarefa de formar verdadeiros cidadãos.

O Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna está de parabéns! Conseguiu atingir a meta de 6,1, no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Isso demonstra a grande equipe que tem a escola. Num esforço conjunto entre funcionários civis e militares, que trabalham cotidianamente de maneira primorosa, foi possível alcançar mais esta vitória.  Todos estão de parabéns, mas o nosso agradecimento especial vai para os guerreiros incansáveis que dedicam horas de sua vida, esquecendo, às vezes de sua própria família, para compartilharem o conhecimento com seus alunos: os professores. Sem eles, esta conquista não seria possível, a eles toda a nossa admiração, respeito e agradecimento...

Bahia supera meta do MEC, mas fica abaixo do índice nacional no Ideb

A Bahia obteve nota 4,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Apesar de ter superando a meta de 4,1, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), o número apresentado pelo estado está abaixo da média nacional, que foi avaliada com 5,8. Em todo o país, apenas três estados não alcançaram as metas do MEC, entre eles o Amapá, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. O estado do Ceará obteve destaque por ter superado a meta proposta para 2017 em 1,4 ponto.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e leva em conta os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio...

Casa Nova: Nas séries iniciais IDEB supera meta

A Secretária de Educação de Casa Nova, Rosicler Lustoza, comemorou nesta segunda-feira (03/09) o resultado do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado neste final de semana pelo INEP, órgão do Ministério da Educação.

"Superar as metas estabelecidas pelo MEC já não acontecia por três avaliações seguidas. Casa Nova, por isso, distanciou-se de municípios como Juazeiro e Petrolina e até mesmo de cidades de porte menor como Sobradinho. Esta retomada da melhoria do ensino nas séries iniciais, que é a base de todo ensino, nos anima, mostra o empenho de nosso quadro de educadores e a correção da política educacional do prefeito Wilker Torres" – analisa a Secretária...

Educação de Juazeiro alcança o maior resultado no IDEB entre as cidades com mais de 100 mil habitantes da Bahia

A Educação de Juazeiro alcançou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017, com média de 5.4 no Ensino Fundamental, sendo o maior entre os 10 municípios da Bahia, ficando à frente de Salvador. 

Em 10 anos, o Governo Municipal trabalhou priorizando a Educação no município e conseguiu melhorar o IDEB em 100%, passando de 2.7 para 5.4 na avaliação da Prova Brasil. O prefeito Paulo Bomfim parabenizou os professores, as equipes pedagógicas e da Secretaria de Educação e Juventude por este grande avanço. “A Educação sempre foi prioridade neste Governo, que vem transformando Juazeiro. Os índices da Educação Básica vêm avançando a cada ano, e hoje temos o maior IDEB entre os maiores municípios do Estado, inclusive da capital baiana. Esse resultado é fruto de muito trabalho, de uma equipe qualificada, de professores valorizados, de escolas reformadas e climatizadas e muito compromisso com a Educação e o cuidado com as nossas crianças”, comemorou o prefeito...

Referência no Ideb, Escola em Petrolina recebe equipe técnica da Secretaria de Educação

Com o objetivo de continuar auxiliando o desempenho dos estudantes e ampliar os indicadores positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a gestão da Secretaria de Educação fez uma visita técnica na Escola Moisés Barreto dos Santos, na Agrovila Massangano, zona rural de Petrolina. A unidade obteve nota de 6.8, superando a meta projetada para o ano de 2020.

A escola conta com 420 alunos desde a primeira infância até o Ensino Fundamental II. A equipe de visita foi supervisionada pela secretária de Educação, Maéve Melo. “Nosso objetivo é continuar dando suporte a todas as escolas do município para que possamos manter e ampliar os números positivos no Ideb que, de fato, são reflexos de ações nas salas de aula”, pontuou a gestora da pasta. ..