Em Juazeiro, IDEB registra queda nos anos iniciais, mas tem crescimento na média das séries finais

17 de Sep / 2022 às 16h00 | Variadas

A cidade de Juazeiro, norte da Bahia, registrou uma queda no rendimento das séries iniciais, segundo aponta os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2021, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). No último levantamento, em 2019, o município registrou o melhor índice entre as cidades acima de 100 mil habitantes do Estado, chegando a 5.7 nas séries iniciais.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Juazeiro alcançou o índice de 5.1, número que é inferior ao que foi registrado em 2019 - de 5.7 -, quando ficou a frente de cidades como Salvador e Vitória da Conquista. O índice também é menor que o registrado em 2017, que foi de 5.4. Em 2015, o IDEB de Juazeiro era de 4.9.

Anos Finais

Em contrapartida, nos anos finais, o IDEB foi maior já registrado até o momento. O índice foi de 4.6 (média calculada entre os 4.7 pontos na rede estadual e 4.5 na rede municipal). Em 2019, 2017 e 2015, a cidade havia registrado, na média geral, 4.2, 4.0 e 3.7, respectivamente.

A RedeGN entrou em contato com a Secretaria de Educação de Juazeiro, que até o fechamento dessa matéria, não se manifestou.

Brasil

Segundo os dados do INEP, houve pouca variação em relação à edição anterior, de 2019. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, justamente na etapa em que as crianças enfrentaram dificuldades nos processos de alfabetização à distância, o Ideb nacional foi de 5,8 (uma flutuação muito discreta em relação aos 5,9 de antes da pandemia).

Nos anos finais do ensino fundamental, a variação também foi pequena (de 4,9 para 5,1), e no ensino médio, o Ideb ficou estacionado em 4,2 -- mais uma vez

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Da Redação RedeGN

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