Foram encontrados 239 registros para a palavra: do PT

Suíca declara apoio a Ademário para presidente do PT de Salvador: "Construção de novo projeto"

Membro do Partido dos Trabalhadores por 30 anos, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca vai apoiar a candidatura de Ademário Costa para a presidência da sigla na capital baiana. Neste domingo (28), após confirmação do nome de Costa para a disputa interna, Suíca disse que a sigla precisa voltar a ser protagonista para unir movimentos sociais e sindicais para as eleições de 2020. "Ademário representa a renovação desse projeto que o PT implantou desde a era Lula. Foi ativo no movimento estudantil e participou de ações históricas na capital, inclusive em ato político que levou à derrocada do modo carlista de governar". 

Suíca é um dos petistas que, assim como Ademário, defende que o PT tenha candidatura própria para a prefeitura de Salvador no pleito do ano que vem. "Temos muito trabalho pela frente, mas é de fundamental importância que o partido tenha candidatura para que possamos mudar a realidade do povo pobre desta cidade, excluído e marginalizado em sua maioria. Gerar emprego e renda para que possamos proporcionar mais igualdade e garantir direitos. Vamos lutar para que o fascismo não tome a Bahia. Apoiador de Bolsonaro é sempre propenso a ter as mesmas ideias que seu presidente", diz...

EPS LANÇA CANDIDATURA DE SUZANA ALMEIDA PARA PRESIDÊNCIA DO PT JUAZEIRO

Os companheiros Mauro Macêdo, liderança regional do Território Sertão do São Francisco e Ivan Alex, membro da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, integrantes da Esquerda Popular Socialista – EPS, referenciados pelo mandato do Deputado Estadual Jacó, apresentam a companheira SUZANA ALMEIDA como candidata à Presidência do PT Municipal de Juazeiro, para apreciação da militância.

Mulher, mãe, pedagoga social, militante do movimento de mulheres, dos direitos do povo de terreiro de Juazeiro, dos direitos humanos e dos camponeses no semiárido, Suzana, uma dedicada companheira, é dirigente do Partido dos Trabalhadores, ocupando a Secretaria de Mulheres por três mandatos, contribuindo para o fortalecimento das ações afirmativas da política de gênero defendida pela agremiação, possibilitando o empoderamento feminino neste espaço político. Também atua como representante do PT na coordenação da Frente Brasil Popular de Juazeiro...

Assessor de Solla, Ademário Costa é lançado candidato à presidente do PT de Salvador

A corrente interna Avante, do PT, oficializou neste sábado (27) o lançamento da candidatura de Ademario Costa para a disputa da Presidência Municipal do partido em Salvador. Cientista social, Ademário atualmente é chefe de gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT-BA). A candidatura, que vinha sendo construída politicamente há meses, foi protocolada com o nome de 'Movimento Fortalecer o PT' e lidera uma ampla frente de grupos internos petistas em defesa da candidatura própria da legenda na eleição para prefeito de Salvador em 2020.

Além do apoio de Solla e do deputado estadual Marcelino Galo, que também lidera a corrente, Ademario já recebeu o apoio formal  do vereador Suíca, além de militantes de outras seis correntes internas. Ademário afirma que, eleito, não atuará, a serviço de qualquer tendência ou mandato. "Estou colocando a minha construção política e a minha vida à disposição da democratização e do fortalecimento do partido. Não serei líder de tendência interna, porque o PT deve estar a serviço de todas as correntes; não serei candidato a vereador, pois quero cuidar da campanha de todos os candidatos; nem serei coordenador de mandato, porque o PT não pode ser a extensão de um mandato", assegurou...

EPS lança candidatura da ex-secretária estadual Lucinha para presidência do PT da Bahia

Militantes da tendência do PT, Esquerda Popular Socialista (EPS), lançaram na noite desta sexta-feira (19) a candidatura da ex-secretária estadual, Vera Lúcia Barbosa, a popular Lucinha do MST, para a presidência do partido na Bahia. Lucinha atuou na direção nacional do MST, foi titular de Política para Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Após o anúncio, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), representante da EPS no Congresso Nacional se pronunciou e defendeu a petista. "Lucinha representa as lutas das mulheres por liberdade e pelo fim da violência, a população negra e pobre diante do estado de exceção, representa a luta de LGBT's por um mundo onde possamos ser todos vistos como iguais, e a juventude por educação e trabalho. Ela é a síntese de projeto que vem para romper a cerca que impede os marginalizados de avançar. E está apta para liderar esse projeto de renovação do PT com vínculos com os movimentos sociais", destaca Valmir.

O deputado petista ainda informa que com Lucinha, a Chapa Optei marchará para construir um PT democrático, socialista, de massas e afiado para a luta política que o partido deve enfrentar. Para o dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, o nome para comandar os trabalhadores não poderia ser outro na atual conjuntura. Utilizando trecho de documento da EPS, Costa diz que 2019 será um ano decisivo nas lutas do povo brasileiro e que, "apesar da atual conjuntura complexa, onde uma fração social ultraconservadora e ultraliberal logrou êxito ao formar maioria eleitoral nas urnas, ainda não conseguiu unidade social e política". Segundo ele, a direita tradicional pouco faz, "a não ser atuar como linha auxiliar desse novo campo político da extrema direita, ajudando aprovar medidas, ainda que torça o nariz para suas expressões mais radicais"...

'Coisa de moleque', diz presidente do PT sobre atuação de Dellagnol

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, qualificou como 'coisa de moleque' a atitude do procurador do MPF, Deltan Dellagnol, trazida nas revelações, deste sábado (29), pela The Intercept Brasil na coluna de Mônica Bergamo da Folha de São Paulo. Nas conversas, o integrante da Lava Jato atua para acelerar, 'por questão simbólica', busca e apreensão contra o senador Jaques Wagner antes de sua posse no Senado. 

"Os diálogos desse procurador Dellagnol mostram a desfaçatez de um capacho a serviço da eleição de Bolsonaro. Moro já havia negociado seu prêmio, o Ministério da Justiça, ele certamente estaria buscando seu lugar ao sol nessa aliança lesa-pátria", afirmou Everaldo, defendendo a imediata expulsão do procurador. ..

Ministro da Educação nas redes sociais compara os ex-presidentes Lula e Dilma, ambos do PT, a drogas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez uma publicação nesta quinta-feira (27) nas redes sociais em que compara os ex-presidentes Lula e Dilma, ambos do PT, a drogas. Na publicação, Weintraub tenta fazer uma piada ao associar os petistas ao episódio da prisão de um militar com 39 kg de cocaína em um avião da comitiva de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No Twitter, escreveu o ministro da Educação: "No passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?".

Parlamentares de oposição criticaram a postura do ministro em respostas à publicação. "O senhor é desprezível e uma vergonha para o MEC, os trabalhadores da educação e o restante do país" escreveu a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). "Que baixo nível", escreveu a deputada Sâmia Bomfim (PSOL). ..

Deputados baianos do PT defendem nulidade de processo e liberdade imediata para Lula

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o deputado federal Afonson Florence (PT) defenderam a anulação dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua liberdade imediata. Os petistas participaram de ato contra reforma da previdência com lideranças de 10 municípios da região de Irecê neste sábado (15).

Na opinião dos parlamentares, os diálogos de Sergio Moro, divulgados em matérias do site The Intercept Brasil, mostram que o então juiz cometeu crimes de improbidade e prevaricação. Novas mensagens divulgadas nesta semana pelo site mostram, supostamente, Moro zombando de Lula e dos seus advogados. ..

PRESIDENTE DO PT DE JUAZEIRO DIZ QUE AINDA NÃO HÁ PEDIDO OFICIAL DE FILIAÇÃO DE ISAAC CARVALHO

Em mensagem ao Blog GJ Notícias o presidente do PT de Juazeiro João Leopoldo confirma que há uma movimentação do Senador Jaques Wagner pela filiação do ex-prefeito Isaac Carvalho, mas não há um pedido formal de filiação. Confira:

Em relação a essa matéria “APÓS SAÍDA DO PCDOB E FLERTE COM PSD ISAAC CARVALHO DEFINE FILIAÇÃO AO PT; CONFIRA VÍDEO” Conversei a pouco com o presidente estadual Everaldo Anunciação e outros companheiros do Partido Estadual...

ARTICULADOR DO PT TENTA FILIAÇÃO DE ISAAC CARVALHO E DESCARTA CANDIDATURA DE GASPAR JUNIOR

Ao reassumir a condição de membro do Diretório Estadual do PT-Bahia Paulo Enrique Galdino Santos esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde da sexta-feira (24) ocasião em que externou grande mágoa com o também membro da legenda Gaspar Junior que na sua opinião “teria tramado pela sua retirada ilegal do Diretório Estadual” (Veja aqui).

Ao reassumir a condição de articular regional Paulo Galdino informou que uma das primeiras missões nesse período será o de “viabilizar a filiação do ex-prefeito Isaac Carvalho, sem partido, nas hostes do Partido do Trabalhador. Isaac fez grande trabalho em Juazeiro com apoio de Lula, Dilma, Jaques Wagner e Rui Costa, ou seja, sempre com apoio do PT. Será de grande valia contar com sua presença no partido” explicou Galdino...

EX-PRESIDENTE DO PT DE JUAZEIRO EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em reconhecimento ao processo legal do último PED, em obediência ao Estatuto do Partido dos Trabalhadores e contra a trama pela minha retirada ilegal do Diretório Estadual; trama divulgada e antecipada pelo Presidente local João Leopoldo, na última reunião da Executiva e o Prefeito Municipal; numa tentativa de desfazer e prejudicar o posto conquistado com os tempos de luta e militância no Partido dos Trabalhadores, prejudicando nosso trabalho de articulação política local e regional. Venho, por meio deste, esclarecer que fui de forma “irregular” substituído da Direção Estadual, por Gaspar Junior, sem o mesmo, ao menos, ter participado do último PED (Processo de Eleições Diretas). 

Portanto, de forma correta e política, a Direção Nacional corrigiu o ato equivocado da SORG Estadual, reconhecendo, assim, meu direito legítimo de ser integrante dessa respeitada instância partidária, como também corrigiu o “erro” cometido por pessoas espúrias e enganosas, que infelizmente, contaminam todos os setores da sociedade...

“Desemprego é fruto e culpa da roubalheira do PT”, acusa Onyx, ministro de Bolsonaro

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o aumento da taxa de desemprego neste ano é herança dos governos petistas do passado e cobrou empenho dos deputados aprovação das reformas. Durante entrevista, quando questionado sobre o aumento no índice da taxa de desemprego no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o ministro Chefe da Casa Civil justificou:

"Isso é resultado de 16 anos de roubalheira do PT, que incharam Estado brasileiro, criaram burocracia, tomaram dinheiro das UTIs e das escolas, jogaram dinheiro na Venezuela, na Bolívia e na África. Estamos recuperando paulatinamente o que nós perdemos", disse. ..

Rui Costa vira alternativa do PT para Presidência em 2022, diz jornal

O governador da Bahia, Rui Costa, tem virado uma alternativa do PT para a presidência da República em 2022, segundo a coluna do Estadão. De acordo com a publicação, cresce no PT a turma que defende um maior protagonismo Rui Costa nos destinos do partido. A ideia é apostar nele, à frente do maior colégio eleitoral do Nordeste, como alternativa para a eleição.

Em entrevista nesta semana à rádio Metrópole, o senador Jaques Wagner (PT) afirmou, no entanto, que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é o candidato natural do PT em 2022 ..

Bolsonaro decreta o fim dos conselhos sociais criados no Governo do PT

O presidente Jair Bolsonaro decretou nesta sexta-feira 12 o fim dos conselhos sociais que integravam a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), criados em 2014 na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No decreto, Bolsonaro criou novas regras para a existência dos conselhos, o que na prática exclui a atuação de organizações importantes como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e o Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBTs, entre outros.

Esses conselhos tinham a função de integrar a sociedade civil nas discussões do governo. O Estado não pagava salário para os participantes, mas garantia o deslocamento até Brasília, os gastos com estadia e alimentação. A meta do governo é diminuir de 700 para 50 o número de colegiados que atuam na administração federal direta e indireta. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, os conselhos são ‘resquícios das administrações petistas’...

Venezuela gera discussão entre Gleisi e Haddad em reunião do PT

A ida de Gleisi Hoffmann à posse de Nicolás Maduro, na Venezuela, foi tema de discussão entre a presidente do PT e o candidato derrotado do partido à Presidência, Fernando Haddad, em reunião da Executiva Nacional da legenda neste sábado, em São Paulo. Último a falar, Haddad foi questionado por Valter Pomar, líder da corrente Articulação de Esquerda e aliado de Gleisi, sobre "declarações públicas" a respeito da ida da presidente do partido à posse de Maduro. Ele se referia a uma entrevista de Haddad ao jornal El País, na qual disse que não foi consultado sobre a viagem.

"O Valter Pomar falou sobre críticas públicas e eu perguntei se ele leu o que eu disse", explicou Haddad. "O que eu falei foi que não participei da discussão, depois percebi que ninguém tinha participado e que recebi pela imprensa a informação. Estou falando de um protocolo que precisa ser observado. Nem precisava me ouvir, mas ninguém foi ouvido. O que falei é que teve uma carga simbólica muito forte e sobre o problema de comunicação, sobre a forma como se comunica isso", disse o ex-prefeito de São Paulo depois da reunião...

Bolsonaro fala mal do PT para não falar do Queiroz, diz Gleisi

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, rebateu a crítica do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que, ao comentar a prisão de Cesare Battisti, classificou o partido como corrupto. "Ao invés do Bolsonaro falar tanto do PT deveria se empenhar em acertar seu governo que comete erros em série. Mas entendo, falar mal do PT é pra não falar do Queiroz, do caixa dois do Onix, das nomeações de parentes e amigos", disse Gleisi Hoffmann.

Gleisi se referiu a Fabrício Queiroz, ex-assessor parlamentar alvo do Coaf, que apontou movimentação suspeita de R$1,2 milhão, com repasse de R$ 24 mil à primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O presidente diz que o valor foi pagamento de um empréstimo. Bolsonaro se manifestou na manhã deste domingo (13) pelas redes sociais...

Líder do PT na Câmara critica prisão de Battisti

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS) criticou neste domingo (13) a prisão do italiano Cesare Battisti e sua extradição para a Itália. "Não se trata de uma discussão ideológica e sim jurídica constitucional. Quando você politiza as decisões jurídicas você fragiliza o Estado democrático", afirmou à reportagem. Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi quem decidiu pela permanência de Battisti no Brasil, onde ele estava preso desde 2007.

Mas, em 2018, sua prisão foi novamente decretada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, e o então presidente Michel Temer assinou sua extradição.Battisti foi preso neste sábado (12) e deverá ser extraditado diretamente para Roma, onde foi condenado por quatro assassinatos na década de 1970. Ele, que estava foragido desde 14 de dezembro, foi encontrado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, pela Interpol...

Bolsonaro chama Battisti de terrorista e companheiro do PT

O presidente Jair Bolsonaro comemorou hoje (13) a prisão do italiano Cesare Battisti, chamando-o de "terrorista" e "companheiro" do PT. "Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti! Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram do mundo (PT)", escreveu o presidente em seu perfil no Twitter.

Battisti foi preso na noite de ontem (12), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, um mês depois de ter sua prisão decretada no Brasil. Ele estava foragido desde 14 de dezembro e sua extradição já está autorizada. Desde a campanha eleitoral à Presidência, Bolsonaro dizia que faria o possível para extraditar Battisti, prometendo entrega-lo como "presente" ao vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini. (ANSA)..

EX-PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT OSMAR GALDINO VISITA JUAZEIRO

Ex-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, atualmente na Assessoria Parlamentar do Deputado Federal Nelson Pelegrino, Osmar Galdino da Silva Junior (Jojó) esteve acompanhado do ex-presidente da legenda em Juazeiro Paulo Henrique Galdino participando do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (02).

Na verdade, foi uma visita de cortesia. “Todas as vezes que volto à Juazeiro faço por obrigação visita aos dirigentes do meu partido e a amigos da imprensa. É uma visita para manifestar votos de um ano de realizações e muito sucesso” expressou Jojó. Mas ele também falou sobre o governo Bolsonaro e sobre as eleições municipais de 2020...

Secretário do PT diz que segue "orientação de Lula para organizar os movimentos no país"

O baiano Ivan Alex Lima, atual secretário nacional de Movimentos Populares do PT, esteve esta semana em Belém (PA) para dar continuidade ao processo de mobilização dos movimentos e frentes para debater estratégias contra o Governo Bolsonaro (PSL). Em reunião com a Central de Movimentos Populares, na última quinta-feira (6), ele disse que o próximo governo e a continuidade da arbitrária prisão de Lula vão exigir uma ininterrupta resistência. "Estou seguindo as orientações de Lula que é de andar pelo país para organizar a nossa militância setorial e social, para enfrentar ao lado dos movimentos sociais o Governo Bolsonaro", salienta. 

Para Ivan Alex, o futuro presidente Jair Bolsonaro sabe que seu governo "antipovo não tem nenhuma sustentação popular". Segundo o secretário "é por isso que o político tenta a todo custo criminalizar os movimentos sociais, fundamentais na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil". "Seu desgoverno nem começou, mas já há amostras de que será antidemocrático e fascista em relação às lutas populares". Para tentar barrar os avanços do governo ultraliberal de Bolsonaro e articular a defesa dos movimentos sociais, Ivan se reuniu com a militância do Pará e traçou ações juntamente com o secretário estadual de movimentos, Márcio Stefani. ..

NOTA DO PT DE CAMAÇARI SOBRE O DEPUTADO LUIZ CAETANO

A vontade do povo tem que ser respeitada 

Vítima de perseguição, o deputado Caetano teve a sua candidatura indeferida pela Justiça, numa decisão que desconsiderou os seus quase 125 mil votos obtidos na eleição de 2018. Da sentença do TSE cabem embargos e recurso ao STF, o que está sendo feito prontamente. Toda injustiça há de ser reparada. Em algum momento, a verdade prevalecerá. ..