Foram encontrados 918 registros para a palavra: Debate

Mulheres Rurais protagonizam debate sobre políticas públicas no Semiárido Show

 

“Ô cadê, ô cadê as rezadeiras, ô cadê, ô cadê as benzedeiras, ô cadê, ô cadê minha parteira, o cadê o saber das mulher do meu lugar”-Mel do Cumbe

E foi assim, valorizando o saber e ancestralidade das mulheres que se iniciou a primeira plenária de Mulheres realizada como parte da programação do Semiárido Show nesta quarta-feira (27). Com o tema “Mulheres rurais: a importância das políticas públicas para o fortalecimento da Convivência com o Semiárido” promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), ONU Mulheres e Embrapa, o espaço reuniu cerca de 50 mulheres do Semiárido nordestino. ..

Em Salvador, IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial debate justiça e reparação histórica

A IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (21), no Hotel Fiesta, em Salvador, reunindo cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia. A abertura do evento contou com as presenças das secretárias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, além de outros representantes do governo estadual envolvidos na pauta.

Com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial", o evento segue até sexta-feira (22), com uma programação de debates, atividades culturais e construção coletiva de propostas voltadas à equidade racial e à reparação histórica...

Agosto da Juventude: Primeiro dia do "#No Corre das JUVS" promove debate por mais protagonismo e menos violência em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, deu início na segunda-feira (18) à ação "#No Corre das JUVS: por mais protagonismo e menos violência", dentro da programação do Agosto das Juventudes. O primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal Professora Antonila da França Cardoso, no povoado de Angico, Distrito de Pinhões, reunindo estudantes em um momento de diálogo e reflexão.

A atividade marcou o pontapé inicial de uma série de rodas de conversa que vão circular por escolas da sede e do interior até o dia 22 de agosto. O objetivo é fortalecer a consciência cidadã, reafirmando o protagonismo juvenil e estimulando os jovens a assumirem seu papel na construção de uma cidade mais justa e com menos violência...

Agosto da Juventude: Prefeitura de Juazeiro promove ação "#No Corre das JUVS" com debates por mais protagonismo e menos violência

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ), segue com a programação do Agosto das Juventudes e realiza, a partir desta segunda-feira (18), a ação "#No Corre das JUVS: por mais protagonismo e menos violência", que vai promover rodas de diálogo em escolas da sede e do interior.

O objetivo é incentivar os jovens a refletirem sobre seus papéis na sociedade, fortalecendo a consciência cidadã e reafirmando a potência das juventudes na construção de uma cidade mais justa e com menos violência...

Especialistas e gestores debatem os avanços e benefícios da gestão ambiental até sexta-feira (15)

Com o objetivo de debater os avanços e benefícios da gestão ambiental do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) deu início, nesta quarta-feira (13), em Petrolina (PE), à programação do evento “Legado Socioambiental do PISF: segurança hídrica e desenvolvimento regional sustentável”.

A iniciativa reúne até sexta-feira (15) especialistas e gestores para debater os avanços e benefícios da gestão ambiental do Projeto...

Semana de Economia da Facape debate cenário econômico e caminhos para o desenvolvimento

A Faculdade de Petrolina (Facape) realizará, nos dias 12 e 13 de agosto, a Semana Acadêmica de Economia – Seaecon 2025, que este ano traz como tema “Conjuntura Econômica e os Desafios do Desenvolvimento”.

O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá economistas, pesquisadores, autoridades e profissionais do setor para dois dias de debates, palestras e trocas de experiências sobre o cenário econômico nacional e internacional, com foco no desenvolvimento sustentável e inclusivo...

Governadores debatem desenvolvimento sustentável com foco na Caatinga, em assembleia do Consórcio Nordeste

O governador Jerônimo Rodrigues participou na tarde desta terça-feira (5), em Brasília, da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste. O encontro reuniu os governadores da região para tratar de temas estratégicos, como a participação dos estados nordestinos na COP30, o fortalecimento da pauta ambiental regional e propostas de desenvolvimento econômico para o Nordeste.

Durante a reunião, os governadores discutiram a construção de uma atuação conjunta, com foco especial na valorização da Caatinga, durante a conferência sobre clima da Organização das Nações Unidas – a COP30. O bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro e presente em grande parte do semiárido nordestino, foi apresentado como ativo estratégico com enorme potencial para gerar renda, promover desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia de comunidades tradicionais e agricultores familiares...

Casa Nova assume protagonismo no debate sobre os impactos da nova tributação na fruticultura

O município de Casa Nova, um dos maiores produtores de manga do Vale do São Francisco, assumiu papel de destaque na articulação por medidas que amenizem os efeitos da nova tributação que ameaça a fruticultura da região. Em agenda estratégica, neste domingo, 3 de agosto, o prefeito Anisio Viana, acompanhado do vice-prefeito Galdino Araújo e do secretário municipal de Agricultura, João Honorato, se reuniu com o presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), Guilherme Coelho, para discutir alternativas concretas e urgentes.

No encontro, foram compartilhadas as preocupações dos produtores agrícolas de Casa Nova, que já enfrentam perdas significativas. O objetivo central é buscar caminhos que preservem a competitividade da produção e garantam a continuidade de um setor que sustenta milhares de famílias e movimenta a economia de toda a região...

Sento Sé realiza a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com ampla participação e debate qualificado

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diversidade e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (31), na Igreja Cristã Evangélica, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência".

O evento teve como objetivo avaliar as políticas públicas locais, propor diretrizes e eleger delegados para a XV Conferência Estadual de Assistência Social. Organizada em cinco eixos temáticos, a conferência reuniu profissionais da assistência social, representantes da sociedade civil, autoridades locais e usuários do SUAS para debater desafios e soluções para o fortalecimento da política de assistência social...

Conferência apoiada pelo TRE-BA debate violência política de gênero na próxima terça-feira (29)

Na próxima terça-feira, 29 de julho, das 9h às 17h, acontecerá a “Mais Mulheres na Política: Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça”, no contexto da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. O evento será realizado no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, no bairro da Federação, em Salvador, e conta com o apoio institucional da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). As inscrições podem ser feitas aqui. 

A conferência, que contará com audiência pública, apresentação cultural e discussões em grupos temáticos, reunirá mulheres com atuação na política institucional, movimentos sociais, universidades e órgãos públicos. Na oportunidade, haverá uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, bem como a proposição de diretrizes efetivas de enfrentamento da violência política de gênero. Para participar é preciso ser mulheres e ter mais de 18 anos. ..

APLB Sindicato recebeu diretor do IPJ para debater questões de interesse dos profissionais da educação aposentados e pensionistas

A direção da APLB Sindicato se reuniu na última quarta-feira (23), na sede da entidade  com o diretor do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), David Stallone, para discutir assuntos referentes aos interesses dos trabalhadores educação aposentados e pensionistas. Em pauta foram colocados as questões ligadas à paridade, integralidade, reposição de 15% dos professores que ainda estão recebendo valores abaixo do que consta na tabela, além do fortalecimento dos do Conselhos Deliberativo e Fiscal do IPJ.

Ao receber a visita do diretor-presidente do IPJ, a APLB apresentou sua pauta e deu início à discusssão para correção do reajuste de 2022, que era para ser de 26% e só foi passado 11% aos aposentados. "Precisamos corrigir esse erro e solicitamos à David Stallone que veja com carinho também a questão do pagamento da regência para as pessoas que se aposentaram sem a regência, no sentido de garantir a paridade. Foi uma discussão traquila e, temos muita esperança de resolução. David Stallone vai levar os problemas que nós apresentamos para o jurídico do IPJ analisar para que tudo seja feito com muita prudência. A reunião foi muito produtiva e o que a APLB quer é que tudo seja resolvido junto com o IPJ de forma clara e definitiva", afirmou o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery. ..

Casa Nova realiza 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial com debates, escuta e participação popular 

Com o compromisso de construir uma cidade mais justa, plural e inclusiva, a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu nesta quinta (24) e sexta-feira (25), a 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial. O evento representou um marco no fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial, ao combate ao racismo e à valorização da diversidade cultural. 

  A programação foi dividida em dois momentos, na quinta-feira (24), a conferência aconteceu no Colégio Estadual Agnaldo Almeida, no distrito de Santana do Sobrado. Já na sexta-feira (25), foi a vez da sede do município sediar as discussões, no Colégio Estadual de Casa Nova, na sede do município, reunindo representantes de diversos segmentos sociais. ..

Sua voz, Seu futuro: Juazeiro inicia debates sobre LOA e PPA com audiência pública nesta sexta (25) 

A Prefeitura de Juazeiro inicia nesta sexta-feira (25) o processo de escuta pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

As duas peças são fundamentais para o planejamento financeiro e estratégico do município nos próximos anos...

Inema promove audiências públicas para debater Projeto Serra Dourada de transmissão de energia na Bahia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) promove, ao longo de julho, audiências públicas sobre o Projeto Serra Dourada, empreendimento da ISA Energia que prevê a implantação de duas linhas de transmissão de 500 kV entre Juazeiro, Campo Formoso e Barra.

Os encontros, parte obrigatória do processo de licenciamento ambiental, visam ouvir as comunidades impactadas e incorporar suas contribuições ao parecer técnico do órgão...

Seminário sobre Saúde Emocional de Educadores tem inscrições encerradas e promete dois dias de debates em Petrolina

Com todas as vagas preenchidas, o Seminário sobre Saúde Emocional de Educadores já é um dos eventos mais aguardados do mês de julho no Vale do São Francisco. Realizado pela Escola Ana Nery, o encontro acontece nos dias 30 e 31 de julho, no Hotel Grande Rio, em Petrolina (PE), e promete reunir especialistas para debater os desafios da saúde mental no ambiente escolar.

Com o tema "Cuidar de quem cuida: um novo olhar na educação", o seminário vai reunir psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos e demais profissionais da área para palestras voltadas a educadores, estudantes, pais e interessados em promover o bem-estar emocional nas escolas.

Entre os destaques da programação está a participação da professora Auxiliadora Tavarehs, que ministrará a palestra "Emoções e autoconhecimento: a base da saúde emocional docente". Com uma abordagem que alia neurociência e vivência pessoal, a educadora defende o autoconhecimento como ferramenta essencial para uma prática pedagógica mais leve...

Hospital Dom Malan em Petrolina participa de audiência pública para debater assistência obstétrica

Diretores do Hospital Dom Malan em Petrolina,  pertencente à rede estadual de saúde,  participaram de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco para debater a saúde obstétrica no município.

O encontro aconteceu na Fundação Nilo Coelho e contou com a presença do diretor médico Danilo Kauêr, da diretora de ensino, Angélica Guimarães e da diretora administrativa do HDM Ismep, Ingride Lima...

Painel entre estados fortalece debate sobre cobrança da água na Bahia

Durante a 28ª Reunião Plenária do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), um painel reuniu especialistas dos estados do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro para compartilhar experiências consolidadas sobre a cobrança pelo uso da água — um dos instrumentos centrais da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Representantes dos comitês baianos analisaram as estratégias e desafios apresentados, com o objetivo de avançar na estruturação de modelos adaptados à realidade do estado. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da gestão participativa e sustentável da água na Bahia...

Ministério Público convoca população para audiência pública a fim de debater assistência obstétrica em Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove, por intermédio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina (Sertão do São Francisco), audiência pública para discutir a assistência obstétrica na rede de saúde municipal e viabilizar medidas a serem adotadas pelo poder público municipal.

A audiência ocorrerá no dia 4 de julho, a partir das 8h, no auditório da Fundação Nilo Coelho, localizado na Rua Aristarco Lopes n° 330, no centro de Petrolina. ..

Bahia: Sindicato vai participar de debate sobre a Demolição total do Sistema de Meio Ambiente

A Associação Pré Sindical dos Servidores de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia vai participar na quinta-feira(12), do debate sobre a Demolição total do Sistema de Meio Ambiente - Fim de uma era de pactos em prol de um  desenvolvimento SOCIOECOLÓGICO em plena emergência climática.

O debate é promovido pela Frente Parlamentar Mista SocioAmbientalista da Bahia...

Reunião debate irrigação em assentamentos da reforma agrária em Petrolina

Na última terça, dia 3 de junho de 2025, foi realizada uma reunião virtual com a participação de diversas entidades e órgãos públicos, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e entidades que compõem a CIRA, como: Incra, Codevasf, IF Sertão-PE, Univasf-Petrolina, Sintraf-Petrolina, MST e o Conselho Popular de Petrolina (CPP).

O principal tema em pauta foi a implementação de sistemas de irrigação em assentamentos da reforma agrária, especialmente na região de Petrolina (PE). Entre os pontos discutidos estiveram o acesso à água, o uso de energia fotovoltaica para reduzir custos, parcerias institucionais e a elaboração de um projeto de lei que transforme a irrigação em política de Estado...