A agricultura familiar da Bahia ganhou um impulso significativo nesta quinta-feira (04), durante o lançamento do Plano Safra 24/25, no Parque de Exposições da Bahia. Em uma cerimônia promovida pelo Governo do Estado da Bahia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) entregou um vasto conjunto de máquinas e equipamentos, marcando um importante avanço para o segmento.
A ação, que contou com um investimento superior a R$ 74 milhões, visa aumentar a produção nas comunidades rurais, proporcionando melhores condições de trabalho e mais eficiência para agricultores e agricultoras familiares. Mais de 40 mil famílias em mais de 200 municípios serão diretamente beneficiadas.
A entrega incluiu 141 tratores com implementos, 59 microtratores, 106 máquinas forrageiras, 20 tanques pipa, 1.589 barracas de feira livre, 8.155 caixas d'água de 500 litros, 10.095 caixas d'água de mil litros, 407 caixas d'água de 5 mil litros e 220 caixas d'água de 10 mil litros. Além disso, foram fornecidos 70 kits de irrigação fotovoltaica do programa Bahia Sem Fome, 28 roçadeiras, 54 kits de apicultura, 14 grades aradoras e 9 batedeiras. Esses equipamentos foram distribuídos entre prefeituras municipais, associações e cooperativas da agricultura familiar, adquiridos por meio de emendas parlamentares.
Além da entrega de equipamentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi autorizada a aderir ao Programa Garantia Safra 2024/25. Por meio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (DAS), também serão tomadas providências para a elaboração e entrega de 10 mil títulos de terra.
Durante o evento, contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foram assinados entre o Banco do Nordeste e agricultores familiares, ampliando ainda mais o acesso ao crédito e incentivando a produção agrícola.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a importância da ação: "Esses investimentos são fundamentais para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades rurais. Equipar nossos agricultores é fortalecer a base da nossa economia e assegurar a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis para a população brasileira".
Melhor condição de trabalho-O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou o impacto positivo das entregas: "Com essas máquinas e equipamentos, estamos proporcionando aos agricultores familiares condições de trabalho mais dignas e eficientes. A agricultura familiar é a espinha dorsal da nossa economia rural, e ações como essa são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico das nossas comunidades".
Agricultores presentes no evento também expressaram seu entusiasmo com as novas aquisições. Henrique Coimbra, agricultor familiar, ligado à Associação dos Pescadores do Assentamento Beira Rio, do município de Boa Vista do Tupim, afirmou que a entrega de equipamentos vai beneficiar mais de 300 famílias. "Recebemos trator com implementos, carreta pipa e forrageira. Vai ajudar na aração de terra, na produção da agricultura familiar e, na estiagem, a carreta pipa vai combater nas comunidades".
Para a agricultora Elisangela Cardoso, representante da União das Associações de Antonio Cardoso, que representa 12 associações, esses equipamentos transformam a forma de trabalhar. "Recebemos um trator, três microtratores, 20 barracas e duas forrageiras, vai beneficiar cerca de 4 mil famílias que vão aumentar nossa produção e melhorar a qualidade dos nossos produtos. É uma mudança significativa para todos nós"...