Sindicatos discutem a sustentabilidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais

Representantes dos sindicatos rurais da Bahia e Pernambuco se reuniram, nesta segunda-feira (23), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), para discutir a sustentabilidade do movimento sindical e a campanha salarial unificada da hortifruticultura do Vale do São Francisco 2018. O vereador Agnaldo Meira (PC do B) participou do encontro em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da região.

O evento contou com a presença do secretário de finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Juraci Souto e do secretário geral da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), Welington Reis. Entre as principais pautas do encontro estava o debate acerca da importância da instalação do Centro de Excelência da Fruticultura do SENAR, inaugurado nesta segunda-feira, em Juazeiro.

De acordo com Juraci, o objetivo do centro de excelência é capacitar agricultores e agricultoras familiares e assalariados rurais da região, oportunizando novas perspectivas de emprego na fruticultura. "Essa é uma conquista nossa! Esse processo passou por um conselho, onde a Contag teve um papel importante. Por isso, precisamos ocupar esses espaços", afirmou o secretário da Contag.

"A chegada do Centro de Excelência em Juazeiro representa uma conquista nossa e precisamos mobilizar, ainda mais, os trabalhadores e trabalhadoras a estarem participando desses cursos de formação", pontuou Agnaldo Meira.

Também foram discutidos os efeitos da portaria nº 1.129, que flexibiliza o trabalho escravo no país e a não obrigatoriedade da contribuição sindical. "Precisamos construir uma política que possa refletir o amanhã e potencializar o diálogo dos sindicatos com as federações de cada estado e a Contag. Os sindicatos precisam manter uma boa conversa com a base e continuar oferecendo uma boa prestação de serviço para os trabalhadores, para que eles possam contribuir de forma voluntária", explicou Souto. "A luta pela manutenção dos diretos é um desfio grande e não podemos ficar de braços cruzados diante desses retrocessos", frisou Meira, a Voz dos Trabalhadores.

A reunião também contou com a presença de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pernambuco (FETAPE), da FETAG-BA, da CONTAG, da CTB e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Bahia e Pernambuco, representado na mesa, pelo presidente do STRJ, Emerson José da Silva (Mitú).

Ascom-Vereador Agnaldo Meira