MÉDICOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO SÃO DESTAQUES NO CONHECIMENTO REFINADO

O jovem médico Renato José Leal de Morais, membro efetivo do corpo clínico do município de Juazeiro, formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Neurologista em formação pelo Hospital São Rafael - Salvador (BA), participa do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES, na capital baiana, que foi aberto dia 04 e se encerra hoje, dia 07/10.

O profissional ministrou palestra sobre o tema “Anamnese em Neurologia”, onde destacou a relevância de um atendimento mais humanizado e individualizado, mesmo diante de tantos avanços tecnológicos na área. “A relação médico-paciente é o grande pilar da prática médica. Este instrumento faz da medicina não só uma ciência, mas também uma arte. Em Neurologia, o diálogo com o paciente e os familiares tem destaque ainda mais especial pela singularidade do raciocínio neurológico e pela complexidade das patologias envolvidas. “, disse Dr. Renato Leal.

Reconhecidamente rigorosa na avaliação dos trabalhos, a comissão científica do evento aprovou 14 (quatorze) trabalhos de autoria do jovem formando em Neurologia, todos eles relacionados à Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se destaca como sendo a segunda causa de morte no Brasil e primeira causa de incapacidade no mundo. Disse o jovem médico, fazendo referência ao demais autores: “Esses trabalhos são frutos de um conjunto de fatores: trabalho em equipe; busca constante por conhecimento; disponibilidade de recursos para praticar uma medicina eficiente e a supervisão de preceptores/orientadores diferenciados”.

De acordo com Dr. Renato Leal “o cuidado ao paciente com AVC foi a área da Neurologia que mais evoluiu nos últimos anos. Essa evolução pode repercutir de forma salvadora para o cidadão que é acometido por este agravo e reduzir drasticamente os gastos de recursos públicos com sequelas destes eventos”. Ainda: “Sou piauiense e amo minha terra, mas o Vale do São Francisco tem me acolhido como uma mãe que acolhe um filho desde 2005. Nada mais justo do que buscar uma formação coesa, para contribuir com uma atenção à saúde mais resolutiva na região. A rede de assistência ao paciente neurológico de Juazeiro/Petrolina precisa evoluir. Em especial, o cuidado à pessoa com AVC carece ser repensado com brevidade, por sua elevada prevalência e morbimortalidade”.      

Engajado na busca incessante do conhecimento, o também jovem médico residente do último ano em Anestesiologia da Universidade Federal de Sergipe, João Nicolle Tupiná Nogueira, teve 02 trabalhos científicos aprovados para apresentação oral no 64º CONGRESSO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA, que acontecerá em Curitiba/PR, no período de 10 a 14 de novembro próximo.

Segundo Dr. João Nicolle Tupiná, no presente cenário educacional brasileiro, as pós-graduações de qualidade chegam para fazer a diferença na atuação do médico, tanto na administração da estrutura de saúde pública, quanto na privada.

Ciente de que o estudo é fator indispensável à formação de recursos humanos altamente qualificados e ao fortalecimento do potencial científico-tecnológico regional, enfatiza a importância de o médico se manter atualizado ao longo da carreira e priorizar a “gestão do conhecimento”.

Ressalta que continua com o firme propósito de contribuir, a partir dos estudos e da formação recebida, para o processo de desenvolvimento socioeconômico, cultural e modernização da saúde do Vale do São Francisco, notadamente para o município de Juazeiro.