Operação da Ronda Maria da Penha faz integração com agentes de saúde de Juazeiro

Na presença de membros do Ministério Pública e Justiça, membros de entidades civis ligadas à proteção da mulher e secretarias municipais, o coronel Alfredo Nascimento, comandante do CPRN, presidiu o evento de integração entre a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) e agentes comunitários de saúde do município. Este encontro ocorreu quarta-feira (03), no Espaço Multi-eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Juazeiro.

 A mobilização da ORMP em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro buscou agregar os agentes de saúde à rede de atendimento à mulher vítima de violência, informando e discutindo formas de atuação nestes casos. O coronel Alfredo Nascimento destacou a importância da mulher e a importância da participação de todos os membros da rede, na repressão de crimes contra o sexo feminino.

A Tenente Nadjane, comandante da ORMP em Juazeiro explicou o funcionamento da operação e explanou sobre dados estatísticos de acompanhamento de mulheres vítimas de violência. A ORMP faz parte do programa de comando Um Norte para Todos do CPRN, e tem como objetivo o acompanhamento das medidas protetivas junto à vítima e ao agressor. Ela funciona através do acompanhamento da mulher em sua residência, com visitas constantes e aleatórias, visando o monitoramento das medidas protetivas e, consequentemente, inibição de nova conduta do agressor. Podendo efetuar prisões em flagrante em caso de descumprimento das medidas, além de dar cumprimento à mandado de justiça em razão de prisões preventivas decretadas. Atua também no pré-delito com a sensibilização através de palestra e busca ativa das mulheres em diversos bairros de cidade. ”Assumi a pouco tempo minhas funções, mas estou muito feliz em observar o trabalho da Ronda Maria da Penha”, finalizou o senhor Haroldo Carlos, Juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

ASCOM CPRN