Escola Celso Cavalcante alcança resultados positivos de alunos com distorção idade/série em Juazeiro

Os alunos com distorção idade-série da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho, no Distrito do Mandacaru, têm alcançado resultados positivos no ensino aprendizagem, através dos Programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e o Instituto Ayrton Senna.

O aluno Antônio Félix de Brito, de 12 anos, do 4º ano com três anos em distorção idade/série, contou que antes de participar do Se Liga, não sentia necessidade de aprender a ler, só queria brincar. “Eu não conseguia ler, mas depois que iniciei no programa passei a me interessar pelos livros, e com a ajuda da professora e da minha mãe fui me esforçando. Hoje eu gosto demais de ler, e todos os dias faço o Para Casa, que antes não fazia. Só tenho a agradecer a professora Edna, a minha mãe e aos meus colegas que me incentivaram”, relatou o estudante.

A professora de Antônio, Edna Rocha explicou que a metodologia trabalhada em sala de aula tem como foco a recuperação da autoestima dos alunos, onde estimula a todos participarem de dinâmicas de leitura, fazendo recontos dos livros paradidáticos, além de outras atividades, como os jogos educativos. “A metodologia tem despertado entusiasmo e gosto pela aprendizagem de todos os alunos da turma. O Antônio por exemplo, sentiu-se envolvido e começou a fazer a sua parte, e agora já aprendeu a ler. Foi muita dedicação, com esforço dele, porque sem esforço não conseguimos alcançar nossos objetivos”, disse a professora. A mãe do aluno, Luzia Félix também comemorou as mudanças do filho. “Depois que Antônio entrou no Se Liga melhorou o comportamento em casa, na escola, não preciso mais me preocupar em fazer as tarefas que a professora passa para casa. O interesse dele pelos estudos melhorou muito, principalmente pela leitura, quando chega em casa pega o livro e vai ler para a irmã mais nova”, contou Luzia.

A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo, Denise Simone, informou que este ano, quase de 600 alunos, entre 09 a 14 anos, do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, com distorção idade/série estão sendo atendidos na Rede Municipal de Juazeiro. “Após a implantação dos dois programas, conseguimos grandes avanços no ensino aprendizagem de milhares de alunos no município. Os métodos aplicados são bastante eficazes, oferecemos um conjunto de habilidades importantes para o sucesso na escola e na vida, acreditando na capacidade de cada aluno”, finalizou Denise.

Por Emanuelle Lustosa