Palavras Andantes em única sessão no palco do Janela 353

Cinco atores dão corpo e voz às palavras e histórias escritas por autores daqui do Vale do São Francisco. Poemas, contos e músicas que representam o nosso imaginário mítico, a exemplo do poema, “A Mulher sem Escrita” “Sabia ler as contas dos rosários./ Sabia contar histórias, sabia recontá-las também./ Não sabia ler as palavras presas nas páginas dos livros./Sabia ler as palavras movidas nas coisas do mundo” do juazeirense Álamo Pimentel colhido no livro “Giramundo”, que inspirou a atriz Ádila Madança a se enveredar também no universo da escrita, se transformando em uma das poetizas do projeto. Outros poemas ficam a cargo de Virgílio Siqueira com o “Ator”, e Gildete Lino de Carvalho com “Amanhecer” que se tornaram para o grupo verdadeiras orações que alimentam o fazer artístico e a esperança por um dia mais pleno e potente.

Já os contos têm características do realismo fantástico e versam sobre o prazer de ouvir, ler e contar histórias, são duas felizes criações um o “Teto Cheio de Furos” de Cátia Cardoso que pode ser encontrado no sensível livro “Trinta Contos Para Não Morrer”, e o outro, o inédito Luzia “Luzia ardia. De amor e poesia. Um dia me levou para o quintal. Desabotoou o vestido. Trouxe ‘as flores do mal’. E um desejo incontido. Se encostou atrás do tanque. Com olhos cintilantes. Sussurrou em meu ouvido. Versos de Walt Whitman... Não entendi. E ninguém entenderia...” de Luís Osete de Carvalho.

O espetáculo “Palavras Andantes” apresenta forte traço popular, na brincadeira de cantar e contar os versos, os atores/criadores vão rememorando suas lembranças afetivas com as palavras dos autores, que compartilham com o espectador gomos de poesia.

Criado em 2014, para o projeto de Literatura do SESC Petrolina, “Entre Margens: encontro com a literatura”. O trabalho esteve agora em abril na cidade de Triunfo/PE. Participou dos festivais; Janeiro Tem Mais Artes, Aldeia do Velho Chico e cumpriu temporada em 2015 na campanha #EuVouAoTeatro e agora retorno ao palco do Janela 353. Palavras Andantes é um dos trabalhos de repertório da Trup Errante que está comemorando 10 anos de grupo esse ano.

Serviço

Palavras Andantes da Trup Errante

Dia 17 (domingo) às 19h no Janela 353

Ingressos R$ 20 (Inteira) R$ 10 (meia)