Escolas de Samba brilharam na avenida no sábado de carnaval

As escolas de samba de Juazeiro, Regimento do Samba, Cacumbú e Unidos da Ponte, brilharam na avenida neste sábado, 23, com saída da Rua Oscar Ribeiro, passando pela Avenida Adolfo Viana (Circuito Ivete Sangalo) e finalizando na Praça da Bandeira. As escolas chamaram a atenção na avenida, e os foliões que se encontravam no circuito do carnaval caíram no samba.

Para a foliã Uiara Teixeira, do município de Remanso, o desfile das escolas de samba no Carnaval de Juazeiro é maravilhoso. “Estou curtindo muito, é gostoso, adoro as escolas de samba”, disse ela, que prestigia o carnaval da cidade pela quinta vez. As escolas de samba mostraram na avenida muito brilho, beleza e a cultura ribeirinha e brasileira, representada pela ala das baianas e passistas.

Rosângela Bezerra, da ala das baianas, da Cacumbú, disse está muito satisfeita e animada com o carnaval deste ano. “Estamos todas alegres, brincando, felizes na avenida, a nossa diretora Taninha está de parabéns”. A baiana também destacou a valor das escolas de samba para o carnaval de Juazeiro, e o incentivo do poder público. “A nossa escola está sendo muito valorizada neste carnaval”, disse satisfeita.

O ponto alto do desfile foram as batucadas, que fizeram os foliões caírem no samba. As baterias bem afinadas trouxeram muitas novidades. Crianças, jovens e idosos compartilharam da mesma emoção em participar de mais um carnaval em Juazeiro. O jovem ritmista da ‘Regimento do Samba’, João Vinícius Duarte, 18 anos, empolgado com mais um carnaval, disse da alegria em participar de sua escola.

“Estou muito animado em fazer um bom som na avenida, participo desde o ano passado”, disse, destacando a importância de se valorizar os jovens iniciantes nas batucadas. “Eu acho muito bacana, a escola está valorizada, os antigos carnavais na avenida, a cultura das escolas de samba, muito bom isso”, concluiu.

A ‘Unidos da Ponte’ com integrantes de Juazeiro e Petrolina, também mostrou variedade na avenida trazendo temas da cultura brasileira, e destacando personagens que representam um pouco a história da região ribeirinha. Para o diretor José Ferreira, a escola fez bonito na avenida. “A Unidos da Ponte vem participando a muitos anos do Carnaval de Juazeiro, e este ano trazendo o tema ‘As Lendas do São Francisco’ está muito bom, acredito que a cada ano vai melhorando”, disse o dirigente da escola.

Para a porta-bandeira da Unidos da Ponte, Natália Luciano, é uma satisfação muito grande representar a sua escola no carnaval. “Estou muito satisfeita em participar como porta-bandeira, representando a minha escola, gosto muito de desfilar na avenida”, disse.

O secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, acompanhando de perto o desfile das escolas, destacou a importância de se preservar as tradições da cultura no Carnaval. “É importante que nós, enquanto poder público, façamos a nossa parte, valorizando as tradições populares de nosso carnaval. As escolas de samba estão de parabéns, por mostrar na avenida todo o brilho e beleza de nossa manifestação carnavalesca”, pontuou.

Paulo Carvalho/SECJU