Rio profundo, correnteza forte, álcool, imprudência e a falta de equipamentos e salva-vidas são ingredientes que juntos podem resultar em muitas mortes na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro. Domingo (23), um homem por pouco não aumentou a relação de vítimas de afogamento ao tentar chegar a uma pedra no lado baiano, hoje o ponto mais perigoso e quase sempre desguarnecido de placas e guarda-vidas. Semi-desacordado, ele foi socorrido pelos bombeiros às margens do rio São Francisco e cercado por uma grande quantidade de curiosos.
A ilha, que no ultimo domingo recebeu grande público, apesar de ter espaços de banho que vão da “ponta da ilha” ao bar do Batata, numa extensão de aproximadamente 500 metros, conta com a vigilância de 3 ou 4 salva-vidas, insuficiente para cobertura da área que tem diversos locais de risco. É preciso lembrar que, apesar de treinados, é visível a falta de equipamentos de alerta e salvamento no local.
A imprudência dos adultos e o descuido com crianças são fatores que contribuem para o aumento de vítimas. Barraqueiros e barqueiros, preocupados apenas com os lucros do momento, fecham os olhos para o problema, sem avaliar os prejuizos que podem vir com os afogamentos.
Sem equipamentos adequados e a grande extensão para cobrir, os salva-vidas, na maioria das vezes tendem a buscar corpos sem sinais vitais. Por sorte domingo foi diferente. Do lado de Pernambuco, facilitada pela menor extensão, boias sinalizadoras de perigo delimitam a área de banho e os bombeiros contam até com motos náuticas.O que custa sinalizar? Certamente muito pouco diante de vidas que poderão ser salvas a cada fim de semana.
17 comentários
26 de Sep / 2012 às 09h14
Como sempre o lado petrolinense muito melhor que o juazeirense, que esta sempre defasado em termos de equipamentos e pessoal em todas as áreas. Viva Petrolina.
26 de Sep / 2012 às 12h41
É preciso ter Guarda-Vidas da PREFEITURA também e as barracas contratarem mesmo de forma particular guarda vidas de empresas também particular, isso é ,se ligarem pra segurança dos seus clientes.
26 de Sep / 2012 às 14h08
O que precisamos fazer é melhorar a qualidade dos nossos pontos turísticos, com sinalizações e pessoal treinado. O mais importante, já temos,a preferencia dos turistas. Parabéns Juazeiro!
26 de Sep / 2012 às 14h16
Pois é, Geraldo... Será que deveriam chamar o Exército para ocupar a ilha? Pois é desprovida de segurança! Ainda mais, porque o local, que é de responsabilidade federal (e não estadual e, muito menos municipal), é explorada pelas associações de BARRAQUEIROS, de BARQUEIROS e por COMERCIANTES LOCAIS, a quem atribuo o dever e os responsáveis pela segurança dos usuários, já que não estão lá por filantropia e sim, cobrando pelo lazer. Creio que aqueles é que deveriam se unir e adquirir equipamentos como jet ski, lanchas e manter os salvavidas particulares! Fica aqui como sugestão de enquete e de denúncia ao Ministério Público, defensor da vida!
26 de Sep / 2012 às 14h19
Pois é, Geraldo... Será que deveriam chamar o Exército para ocupar a ilha? Pois é desprovida de segurança! Ainda mais, porque o local, que é de responsabilidade federal (e não estadual e, muito menos municipal), é explorada pelas associações de BARRAQUEIROS, de BARQUEIROS e por COMERCIANTES LOCAIS, a quem atribuo o dever e os responsáveis pela segurança dos usuários, já que não estão lá por filantropia e sim, cobrando pelo lazer. Creio que aqueles é que deveriam se unir e adquirir equipamentos como jet ski, lanchas e manter os salvavidas particulares! Fica aqui como sugestão de enquete e de denúncia ao Ministério Público, defensor da vida!
26 de Sep / 2012 às 14h38
Realmente o perigo aumenta a cada dia,e as pessoas só se preocupam com o seu tal prazer e bem estar diante das farras esquecendo muitas vezes da responsabilidade,mas onde esstão as AUTORIDADES COMPETENTES nesse momento?será que nessa altura do campeonato tem algum plano político para isso?no demais tb cabe às pessoas prestarem mais atenção à seus filhos para que depois não seja tarde demais,a Ilha é para lazer de todos mas com muito cuidado pq as águas são traiçoeiras e todo cuidado ainda é pouco para crianças.Ótima tarde a todos.
26 de Sep / 2012 às 16h13
na verdade temos que parabenizar o 9 GBM de Juazeiro, que mesmo com pouco efetivo e dificuldades ainda consegue salvar pessoas, PARABÉNS 9 GBM, SUA DEFICIÊNCIA É CULPA DO ESTADO E NÃO SUA.
26 de Sep / 2012 às 16h16
O RODEADOURO PERTECE A UNIÃO E A PERNAMBUCO, O QUE A BAHIA FICA DE METENDO AÍ ????? ESSA ILHA É TODA PARTICULAR, PORQUE OS BARRAQUEIROS NÃO CONTRATAM SEUS PRÓPIOS SALVA VIDAS ????
26 de Sep / 2012 às 20h27
CADA DIA QUE PASSA AINDA MAIS DIFÍCIL TRANSITAR NA ILHA, JÁ QUE AS BARRACAS ESTÃO TOMANDO TODA A EXTENSÃO QUE ERA DAS CRIANÇAS, É UMA AGLOMERAÇÃO DE MESAS E CADEIRAS. SERIA NECESSÁRIO UM FISCALIZAÇÃO MAIOR. E OS BARRAQUEIROS TOMAREM CONSCIÊNCIA..
26 de Sep / 2012 às 20h45
Vejamos, quem ganha dinheiro com o turismo na ilha?E poque os outros é que deve investir se os que ganha no investe? TENHO UMA IDEIA, DEIXEM DE VENDER BEBIDA ALCOOLICA NA ILHA, e quem iria tomar banho ou visitar o rodeadouro, acho que cada um tem que se responsabilizar por seus atos.
28 de Sep / 2012 às 09h50
Volto a dizer, Geraldo: O Ministério Público deveria se pronunciar e até, se for o caso, responsabilizar os verdadeiros culpados pela falta de segurança e também pelo possível investimento ilegal de verba pública em um ambiente onde os que lá estão não vivem de filantropia! Onde está o MP da região? Em Petrolina as coisas acontecem... E em Juazeiro?
28 de Sep / 2012 às 12h42
os barraqueiros e os barqueiros ten que se preocupar mas com seus clientes ja que eles os explora tanto
28 de Sep / 2012 às 13h38
Equipe de Guarda-vidas ja foi montada e treinada para atuar em Juazeiro e Região, mais precisou do apoio da Prefeitura para que pudesse vingar. o que não foi possivel.
28 de Sep / 2012 às 20h16
se a ilha e particular e la tudo e caro os donos quem deveriam arcar com os custos do salva-vidas porque a ilha ta cheio de dono e porque na hora de pagar não aparece. so sabem explorar com preços absurdos. que nem na praia de salvador e tão caro como na ilha do rodeadouro vamos ter conciência porque se não vai ficar deserta e abandonada. o turista que voltar mas primeiro tem que sair vivo sem segurança não dá cada dia morre mais gente ate quando vai continuar
02 de Nov / 2014 às 20h13
gerado trabalho na ilha do rodeadouro e esse final de semana aconteceu varios afogamento . queria mim queixa da falta dos bombeiros nesse finalde semana, pois se queixaram de não ter transporte para ir ate a ilha. issoe uma falta de respeito com o ser humano. Queremos tbm o a participação do capitão.
02 de Nov / 2014 às 20h21
queridos clientes nós arcamos sim com tds os gastos dos bombeiros da comida ate a sobremesa. por isso queremos mas segurança, tanto pra nos como pra vcs. por isso queremos justiça, pois eles falaram q não tem previsão ai volta.
29 de Dec / 2019 às 19h01
Eu pergunto porque a prefeitura não toma conta do local? Ali é muito arriscado, as pessoas querem se divertir, mais desde o barco que atravessa até os pontos das barracas é totalmente abandonado, pq a população não vai atrás do prefeito de Juazeiro para contratar profissionais de segurança? Pq esse abandono ? Sinceramente é ridícula essa situação uma ilha muito boa porém sem nenhuma segurança.