A Paróquia São Francisco de Assis de Sobradinho está vivenciando desde a noite passada (13) com a sessão solene de abertura na Câmara Municipal a VIII Romaria das Águas com o tema: “Água é Vida! A morte do Velho Chico é a morte do seu Povo”. O evento organizado pela Paróquia em parceria com organizações da Sociedade Civil visa fazer uma discussão a cerca da situação do Rio São Francisco e prossegue até sábado (15).
De acordo com Paulo Macêdo, um dos organizadores do evento, “a Romaria neste ano tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade urgente de preservação das águas e dos ecossistemas do Semiárido brasileiro em todos os seus valores (religioso, econômico, social, lazer e cultural), para garantia da continuidade da vida”. A programação do evento é composta de diversas atividades (celebração eucarística, caminhada, noite cultural, etc.), o que deve chamar a atenção de um público variado, oriundo de todos os municípios do Território Sertão do São Francisco.
Programação:
Dia 14 – sexta-feira
09h – Seminário: “Água é Vida! A morte do Velho Chico é a morte do seu Povo”.
19h – Espaço Cultural Sext’arte Especial de Romaria das Águas
Dia 15 – Sábado
07h – Celebração Eucarística na Igreja São Francisco
19h – Caminhada até as margens do Velho Chico.
A caminhada será animada pela Banda Fé e Axé de Sobradinho, no Trio Explosão.
2 comentários
15 de Oct / 2011 às 22h21
As águas do São Francisco estão sendo condicionadas a uma grande demanda (projetos agrícolas) e ao crescimento demográfico irresistível e inexorável ao longo dos anos. Sim, uma romaria alertando e pedindo aos céus, a essas alturas do capeonato, perenidade para o Rio dos Currais é bastante louvável! Muito bem Sobradinho! Vou torçer para que as demais cidades ribeirinhas imitem seu gesto!
17 de Oct / 2011 às 16h54
O poblema do são francisco e que quem mais feril esta rio foi o gonverno , que construil as grandes barragens e nao se preocupol com os efeitos de sua ação . po exemplo em sobradinho não tem escada de reprodução e na pirassema o ibama (orgão fiscalizador), so vai atrais de pais de familia que retira pequenas quantidade de peixes e que deve ser notificado, mais poquer nao multa ano a ano a chesf por nao construir a escada e assim almentar a quantidade de alevinos para uso dos pescadores e diminuir o prejuiso que ja deu por todos os anos que ali exite a barreira da barragem de sobradinho e outras que tabem prejudica o nosso rio...