I Festival de Teatro Quilombo Quidé: projeto possibilita acesso da periferia às artes cênicas

Você sabia que o Bairro Quidé, em Juazeiro (BA), pode vir a ser reconhecido como um Quilombo Urbano?

Por toda sua história de resistência étnica, fortalecida ao longo dos anos por grupos culturais, religiosos e instituições sociais que desenvolvem um trabalho de formação e intervenção social, a população pode se auto reconhecer como remanescente de quilombo, como acontece hoje em comunidades rurais e bairros de cidades  da região, a exemplo de Senhor do Bonfim, também no norte da Bahia.

Um projeto cultural aprovado em edital público propõe a realização do I Festival de Teatro Quilombo Quidé, trazendo no seu nome esta provocação, ao tempo em que possibilita que a população tenha acesso a espetáculos teatrais e oficinas, atividades que vão acontecer entre os dias 22 e 27 de março em escolas do bairro.

Estudantes da rede municipal e estadual das escolas que receberão o Festival terão a oportunidade de assistir, de forma gratuita, aos espetáculos "O rico avarento", "Oskindô-lelê" e "Estelita", todos montados por grupos e artistas da região. Ao final de cada apresentação, o público irá contar com mediação cultural de um educador para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre a linguagem teatral e as questões sociais, estéticas e políticas presentes na obra assistida.

Além disso, 30 adolescentes e jovens poderão conhecer técnicas essenciais de teatro, sendo instigados/as a produzirem os próprios trabalhos artísticos. A intenção é despertar o público para a arte a partir da descentralização das apresentações teatrais que geralmente acontecem no centro da cidade, dificultando o acesso da periferia.

O encerramento do projeto acontecerá no dia 27 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro. Na ocasião, estudantes da Escola Municipal Prof Guiomar Lustosa irão  assistir o espetáculo "Estelina" às 14h e em seguida participar da oficina às 17h.

I Festival de Teatro Quilombo Quidé tem como proponente a arte educadora Alessandra Rodrigues que assina a produção como Ale Arte e Educação, com apoio do Instituto Casa de Abelha. O projeto foi aprovado no Edital 2 Demais Áreas, Juazeiro, com apoio do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo.

Programação

Dia 22/03 - 14h

Espetáculo O rico avarento

Grupo Abordagem Teatral

Local: Colégio Estadual Artur Oliveira

 

Dia 25/03 - 9h

Espetáculo Oskindô-lelê

Artistas Fernanda e Leo

Local: EMEI Dilma Calmon de Oliveira

 

Dias  26 e 27/03 - 17h

Oficinas de Teatro

Local: Escola Municipal Prof Guiomar Lustosa

 

Dia 27/03 - 14h

Espetáculo Estelita

Local: Escola Municipal Prof Guiomar Lustosa

Ascom Agência Chocalho