Geraldo José,
Moro no bairro D José Rodrigues, e o que vou falar pode parecer um certo "bairrismo" mas, na verdade é apenas a minha leiga visão das coisas referentes ao transporte coletivo em nossa cidade.
Na gestão de 2001 a 2004, salvo-engano, o então vereador Francisco Oliveira alardeava a "quebra" do monopólio do transporte urbano em nossa cidade, colocando inclusive outdoors em toda cidade para comemorar o feito. Não obstante a pirotecnia o resultado prático foi nenhum. A empresa alegou que tinha um "acordo" com a prefeitura até 2014. Pergunta-se: O que vale mais um "acordo" (do qual nunca se ouviu falar, pois, não se sabe quais os termos) ou uma Lei Municipal?
Como infelizmente neste país lei é letra morta, principalmente para quem tem poder econômico suficiente, a cidade continuou a mercê da tal empresa de transporte. Na gestão seguinte, aconteceu uma estranha operação, a empresa Joalina deu lugar a Joafra sem que a prefeitura ou os nobres vereadores que têm o papel de zelar pela população, pois para isso foram eleitos, ficaram calados e novamente a cidade foi burlada em seu direito primário, ou seja, o de locomover-se com o mínimo de dignidade entre seus bairros.
Nossa Lei Orgânica é bastante vaga no que diz respeito ao transporte coletivo em nossa cidade. No seu Art.120 diz “O sistema de transporte coletivo, é um serviço essencial a cujo uso todo cidadão tem direito e subordina-se à preservação da vida humana, à segurança e conforto dos cidadãos...”.
Art.121. “Caberá ao município o planejamento e o controle de transporte coletivo, e sua execução poderá ser feita mediante concessão, permissão e autorização, buscando integrar os sistemas, rodoviários, ferroviários e fluviais. Parágrafo 1º - Os planos de transporte devem priorizar o atendimento a população de baixa renda”.
Para não me alongar muito. De que forma é feita a concessão? Por que a prefeitura não tem autonomia plena sobre o transporte urbano de massa em nossa cidade? Por que a empresa manda e desmanda no setor sem que seja tomada uma providência séria que beneficie a nós pobres usuários de transporte coletivo em Juazeiro?
Nós moradores do bairro Dom José Rodrigues estamos sendo penalizados mais uma vez com atitude da empresa em estender a linha até o Residencial São Francisco (Minha Casa Minha Vida) recentemente inaugurado. Procurados, prefeitura e empresa tem um discurso pronto de que vão criar uma linha para o conjunto novo, mas, quando? Até quando a prefeitura continuará aceitando as alegações da empresa que não tem condições e atender condignamente aos usuários de transporte coletivo em nossa cidade?
Desculpe se me alonguei demais. Enquanto fico aguardando os possíveis esclarecimentos, qualquer coisa voltarei ao assunto, até obter uma resposta satisfatória. Gostaria que outros leitores do seu blog, também usuários de transporte em nossa cidade opinassem, tá na hora de darmos um basta nessa situação e, somente com a união de todos teremos força para mudar tal situação.
Um abraço
José Airton
Imagem Ilustrativa Google
8 comentários
25 de Aug / 2011 às 12h40
Muitas coisas podem melhorar na Joalina,entre elas:Itinerarios,horarios e material humano. 1-Itinerario: Os onibus Circulares deveriam passar pelos bairros e pelos hospitais,Regional,Promatre.Maternidade,Sobaby,etc .Creio que isto seria bom para a empresa,pois certamente aumentaria o IPK (Indice de passageiros por Quilômetro),e para os usuaros que teriam mais opçõesde acesso a este hospitais. 2-Colocar nos pontos,uma placa contendo os nomes e horarios das linhas que passam por ele. Colocar nos onibus uma placa indicando quais baiiros são servidos pela linha feita por este onibus. 3-Material humano:Muitos motoristas ,infelizmente,desconhecem os principios de cidadania e respeito.Sempre de cara fechada,mau humorados,não respondem aos cumprimentos dos passageiros,ou respondem rispidamente à eventuais perguntas dos mesmos.Positivamente,muitos estão em lugar errado. OBS:Onibus Circular,Tabuleiro Itaberada,comumente deixam de passar pelo condominio Parque Centenario,sem nenhuma razão
25 de Aug / 2011 às 16h09
ja passou do tempo de juazeiro ter outra empresa que atenda as nossas necessidades,mas não precisava ser a joafra,pois está parecendo nepotismo.
25 de Aug / 2011 às 16h10
ja passou do tempo de juazeiro ter outra empresa que atenda as nossas necessidades,mas não precisava ser a joafra,pois está parecendo nepotismo.
25 de Aug / 2011 às 17h13
Boa tarde, Disse bem, o Sr. Airton, nos moradores do bairro D J Rodrigues, Pedro Raimundo, estamos sendo prejudicados, mas, pelos menos conseguimos chegar ao nosso destino, pior é os moradores do Alto da Aliança, os estudantes ficam sem poder chegar no seu horário, pq o onibus vem super lotado
25 de Aug / 2011 às 17h15
Boa tarde, Disse bem, o Sr. Airton, nos moradores do bairro D J Rodrigues, Pedro Raimundo, estamos sendo prejudicados, mas, pelos menos conseguimos chegar ao nosso destino, pior é os moradores do Alto da Aliança, os estudantes ficam sem poder chegar no seu horário, pq o onibus vem super lotado
25 de Aug / 2011 às 17h47
Não fico surpreso com comentário do Sr. josé Airton sobre extensão do serviço de transporte coletivo do bairro D. José Rodrigues ao bairro São Francisco, pois, não há respeito por parte da administração Municipal e Empresa de ônibus aos usuários desse serviço. Dias atrás comentava com um morador do bairro que a empresa não iria colocar nova linha,mas extenderia o serviço ao novo bairro, consequnetemente, aumentou o percurso, o tempo de espera, a lotação etc.
25 de Aug / 2011 às 20h06
Muito interessante a ideia de expor as condições que o transporte urbano nos oferece pois são bastante precárias.Estamos precisando urgentemente de melhorias nos ônibus e/ou uma empresa que realmente esteja comprometida com a nossa segurança e bem-estar.Isso é bastante sério.. Por isso que Petrolina dá de dez a zero em Juazeiro!
26 de Aug / 2011 às 13h03
O COMENTÁRIO DO LEITOR 'JOAQUIM' RESUME TUDO SOBRE ESTA SITUAÇÃO. FOI MUITO BEM COLOCADO O CASO E É UMA REALIDADE EXPOSTA.