Juazeiro: pais reclamam dificuldades para efetuar matrículas na rede estadual. Secretaria orienta acesso

Vários pais de alunos em contato com a REDEGN na manhã desta quinta-feira, dia 08, reclamaram da dificuldade para efetuar a matricula dos filhos na Rede Estadual de Ensino.

Eles relatam problemas em acessar o site.

O processo de matrícula para novos e antigos alunos da rede pública de ensino da Bahia foi aberto na última segunda-feira (15) e segue até 23 de janeiro. A informação é da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

De acordo com o site da Secretaria de Educação da Bahia "basta acessar o Portal do Governo (ba.gov.br) e fazer seu cadastro, clicando no botão cadastre-se, no canto superior direito".

Com relação as dificuldades a Secretaria de Educação da Bahia enviou a seguinte nota. Confira:

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) esclarece que tem trabalhado para ampliar a capacidade de atendimento do processo de matrícula on-line da sua rede de ensino, e que, devido ao grande número de acessos,*vem enfrentando momentos de instabilidade.  

A matrícula da rede estadual iniciou na segunda-feira, no portal do Governo do Estado (www.ba.gov.br), e segue até o dia 23, com garantia de vagas para todos os estudantes.

O primeiro passo é informar o CPF e a data de nascimento do estudante. Após essa etapa, será necessário incluir o endereço residencial, contato do celular, e-mail e gênero. Após ter concluído o cadastro, o usuário vai receber uma mensagem no e-mail que informou para validar sua inscrição no site. No período da matrícula, entre os dias 15 e 23 de janeiro, estudantes, pais ou responsáveis devem voltar ao site www.ba.gov.br, onde foi criado um link específico para a efetivação e conclusão do processo.

Este ano, a SEC vai duplicar a oferta do número de vagas de Educação em tempo integral, passando de 60 mil para 120 mil. Também serão ampliadas as vagas na educação profissional, saindo de 108 mil, em 2023, para mais 143 mil.

Acesse o Guia Rápido para Matrícula- (https://estudantes.educacao.ba.gov.br/matriculasdaredeestadual)

Nos dias 17 e 18 de janeiro, a matrícula será direcionada aos concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2023 e cujas escolas não oferecem o ano ou série subsequente. Para novos alunos do Ensino Fundamental, incluindo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a  matrícula vai acontecer em 19 de janeiro e para os alunos novos do Ensino Médio e suas modalidades, incluindo, também, EJA e  Educação Profissional e Tecnológica, entre 22 e 23 de janeiro.

Documentação - Em até cinco dias úteis, após a realização da matrícula, a documentação deverá ser entregue na unidade escolar na qual o estudante foi matriculado. Os documentos necessários são: original do histórico escolar; original e cópia do RG ou certidão de registro civil; assim como do CPF e comprovante de residência. Serão necessárias, também, cópias do RG e CPF da mãe do estudante e/ou do responsável legal. É importante observar que a confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida.

Confira o calendário

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental e EJA Fundamental 

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional e Tecnológica.

Redação redegn Foto redes sociais