Vista de Juazeiro da orla de Petrolina
O juazeirense parece mesmo desprezar o que é verdadeiramente seu, suas conquistas e o próprio brilho humano que era obviamente sua força tempos atrás. Hoje, Juazeiro é uma cidade grande e torta, de poucas alegrias e festas artificiais e bobas, uma cópia fajuta do que acontece em Salvador. O carnaval já foi lindo, acabou, São João também, Fenagri não envolve mais e a cultura ficou no passado.
Juazeiro não tem nada de Ivete Sangalo, nem de Daniel Alves e a genialidade de João Gilberto foi para o Japão, Juazeiro nem chega pertinho da estética do seu filho mais famoso e pouco querido, ou melhor, quase odiado em sua própria terra.
Os juazeirenses que conheço e convivo, não acreditam em quase mais nada, duvidam do shopping que vai ser construído, criticam tudo, dizem que a filial das lojas americanas vai fechar, comemoram o fechamento da Dismel e o Atacadão não demora, o anel viário prometido pela presidente Dilma só daqui a 50 anos e as "rampinhas" serão para sempre e por aí vai, e o que é bom em Juazeiro, o juazeirense também torce para ficar ruim. Que instinto é este? Que perversidade consigo mesmo, auto-estima no lixo e o olhar voltado para Petrolina que tem outra performance, principalmente porque hoje é a cidade mais importante do interior de Pernambuco.
A frustração sofrida até agora com a prometida mudança, piorou tudo no sentimento dos juazeirenses e muitos vivem escrevendo e comentando em "blogs" falando em rádios aumentando o baixo astral e nem o que é de verdade bom, é poupado pelos detratores de plantão da saudosa Juazeiro.
Enquanto isso em Petrolina, muito técnicos e grande empresários começam a dizer e provar com teses e fatos que Juazeiro tem um potencial econômico produtivo muito maior que Petrolina, tanto que grandes empresas de Pernambuco estão de olho em Juazeiro e que dentro de uns cinco anos isso vai ficar provado e querem saber porque? Vou citar só um grande fato: O Projeto Salitre nasce diferente, mais profissionalizado e tecnicamente mais seguro, com planejamento e viabilidade produtiva, Juazeiro é Bahia, maior PIB do Nordeste, impossível de ser superado por qualquer outro estado, é cidade de convergência, observem o exemplo do Mercado do Produtor e tem muito mais. O que falta é o juazeirense acreditar mesmo mais em si mesmo, na sua terra, vejam que todos os grandes políticos de Petrolina moram e investem em Petrolina. Lutam para ver quem faz mais enquanto em Juazeiro torcem para dar errado e nesta enxurrada, muita gente boa, competente e honesta é atirada na mesma lama. Mas Juazeiro é Juazeiro, e mais ainda será apesar destes juazeirenses fracos e falsos.
Antonio Romero de Souza
Um petrolinense fã de uma certa Juazeiro
24 comentários
08 de Aug / 2011 às 20h56
Juazeiro é uma paixão louca e arrebatadora que só quem vive aqui compreende.Mas,fique tranquilo que ainda assustaremos muita gente com nosso desenvolvimento.E,juntos com nossa vizinha Petrolina,seremos a grande potência do sertão.Aliás,já somos!
08 de Aug / 2011 às 21h49
Nossa, adorei sua declaração! Os juazeirenses possuem uma baixa estima mesmo, em relação a Petrolina, tudo isso que escreveu é a pura realidade, ps juazeirenses não dão valor, todas as nossas potencialidades, e só valorizam a nossa vizinha. Ainda tenho fé, que Juazeiro, mesmo com tantas dificuldades ainda vai viver momentos de gloria! Gostaria tanto que outras pessoas pudessem ler seu texto, vou publicar no blog do Território Sertão do São Francisco-BA. Abraço! Larianne Rocha
08 de Aug / 2011 às 23h02
Por isso que eu digo, um dia essa cidade terá um prefeito que ame de verdade essa cidade, quem sabe não serei eu, e que possa enxergar com clareza o desenvolvimento que existe aqui, espero que antes disso os atuais políticos consigam ver isso, e quem sabe implementar uma política voltada pra esse boom, e não o que ocorre hoje, quando um faz o outro desfaz, se um faz o outro crítica, vamos unir nossas forças pra o bem de todos, o desenvolvimento de nossa querida cidade de Juazeiro.
08 de Aug / 2011 às 23h21
Pois é Sr. Antonio Romero, é disso que estou tentando comentar em diversas reportagens neste blog. O que falta a Juazeiro é a atitude correta do seu próprio povo. Mas a confiança continua. Parabéns Sr. Antonio Romero e obrigado pelo grandioso comentário!
08 de Aug / 2011 às 23h38
Sou LOUCO por Juazeiro!
09 de Aug / 2011 às 01h15
Assino em baixo. O maior obstáculo para o progresso de Juazeiro, está no pessimismo atômico de muitos, somado a expectativa negativa nenhum pouco desinteressada de outros...
09 de Aug / 2011 às 07h47
Concordo plenamente. Os juazeirenses deveriam torcer por uma Juazeiro melhor, mas pelo contrário só pensam em atraso. Acordem e vejam que sua cidade tem um potencial incrível e pessoas interessadas em torná-la uma cidade modelo.
09 de Aug / 2011 às 08h46
Interessante (para não dizer leviano) como o autor relaciona diretamente desenvolvimento econômico, com as questões sociais e até mesmo de identidade, para com os moradores de Juazeiro. Acentuando ainda mais uma questão bairrista a qual Juazeiro foi envolvida, vendo sua co-irmã Petrolina crescer a passos largos e "do lado de cá" nada se faz. O buraco é muito mais embaixo meu caro! A questão não é ver quem tem o maior shoping ou o melhor artista, e sim buscar de fato, as raízes e as reais questões que levaram a tal atraso, comentado por voce. Não tem nada haver com sentimento, ou com amor e toda essa balela sentimentalista. Se realmente é uma outra Juazeiro que voce (nós?) quer (queremos?), corra atras, seja voce a munda que voce quer para o mundo. Abraço!
09 de Aug / 2011 às 09h23
Você está de parabéns pelo seu texto, muito bom! O que percebo que aconteceu com a auto estima do Juazeirense foi causada pelos nossos governantes, passamos anos votando em 2 políticos por falta de opção de nomes na política de Juazeiro e no dia que surgiu um nome novo votamos sem pensar duas vezes que queríamos um nome novo, sangue novo, comprometido com a nossa sociedade, com a nossa Juazeiro e pra nossa decepção foi a mudança que não esperávamos, foi uma mudança pra pior. E com isso a autoestima vai por água a baixo, existe uma diferença muito grande entre a política de Juazeiro e Petrolina, vi uma matéria no blog de Geraldo da entrega das casas do Minha Casa Minha Vida, todos os políticos juntos situação e oposição entregando as chaves em Juazeiro algo totalmente diferente só situação, oposição coitados passaram longe de serem convidados sequer para o cerimonial ai fiquei a pensar enquanto existir essa política de mesquinharia em nossa Juazeiro nunca vamos pra frente.
09 de Aug / 2011 às 09h28
parabens, concordo com tudo que foi dito e acredito no pessimismo do juazeirense, que fica se levando por briguinhas politicas, para conseguir empregos e não poderem nem sequer cobrar melhorias para a cidade. E os politicos adoram esse tipo de cidadão, que fecham os olhos em troca de FAVORES!
09 de Aug / 2011 às 10h01
Isso vale para aqueles que só entram aqui pra criticar, para vereadores que tentam cada vez mais denegrir a imagem da cidade achando que estão prestando um belo serviço a sociedade... para aqueles que servem apenas para torcer contra!.. Esses não amam, esses querem um lugar ao sol da janela da prefeitura!! Querem o poder a todo custo!... Belo texto, Antônio Romero!...
09 de Aug / 2011 às 10h39
Sábias palavras Antonio Romero nos juazeirenses devemos ser mais otimistas para com nossa cidade e mais ativos com relação as cobranças ao poder público, de que adianta só reclamar sem dar boas soluções sem praticar uma boa discursão com os poderes.
09 de Aug / 2011 às 11h35
Ótimo texto! Que bom se as pessoas que vivem e dependem de Juazeiro usassem mais palavras proféticas para proclamar que esta cidade será um ótimo lugar para se viver. Em nome de Jesus!
09 de Aug / 2011 às 11h42
Faço minha suas palavra, caro Antonio Romero, se todo o pavo de Juazeiro e principalmento os politicos tivensem esta mesma sensibilidade de enxergar a pontecialidade que Juazeiro tem, lutariam juntos para o progresso da nossa querida cidade de Juazeiro da Bahia.
09 de Aug / 2011 às 11h43
Faço minha suas palavra, caro Antonio Romero, se todo o pavo de Juazeiro e principalmento os politicos tivensem esta mesma sensibilidade de enxergar a pontecialidade que Juazeiro tem, lutariam juntos para o progresso da nossa querida cidade de Juazeiro da Bahia.
09 de Aug / 2011 às 11h56
ana lu realmente vc deve ser louca em dizer que a mudança foi pra pior, acho que vc nao mora em jua e se mora chegou agora, me mostra um local em jua que esta destruido, esburacado, cheio de lama, que exista a apenas dois anos e meio. e veja que foi recuperado e construido em dois anos e meio, juazeiro ainda vai crescer muito mas os problemas sao grades e de longas datas issac ta fazendo, ta correndo atras, e vai fazer muito mais. infelizmente 4 anos sao poucos pra fazer o que jua precisa, mas ele vai ter mais 4.
09 de Aug / 2011 às 12h45
Tudo bem que temos os belos exeplos de sucesso internacional de um João Gilberto já com 80 anos e até hoje festejado, a rainha do axé Ivete Sangalo e o craque da seleção Daniel Alves, na política somos mesmo "pintinhos" perto de Petrolina. Agora em Juazeiro tem muita gente competente, honesta, não vou citar nomes, que precisam de oportunidades e mais respeito. A política é muito pessoal, vaidosa e egoísta Mas Juazeiro ainda vai brilhar muito, não só com a música e o futebol.
09 de Aug / 2011 às 15h03
A Disme fechou porque poucas pessoas da região foram lá fazer compras. As Americanas, assim como muitas outras empresas não vão fechar. Eu digo sempre isso, são pessoas quer torcem para nada acontecer, (ponte, anel viário, duplicação da BA 210, pavimena Juazeiro, O Shopping...) e torcem tambem para todas outras coisas darem errado, inclusive a administração pública. Enquanto todos o políticos de petrolina investem na cidade e disputam para ver quem faz mais, AQUELES QUE NÃO QUERMOS DE VOLTA" depois de derrotados somem. Um não investe nada na cidade, aé Café de propriedade dele mudou-se o outro declara bens irrisório e tambem não investe nada. NÃO TEMOS QUE VOLTAR AO PASSADO DA DESTRUIÇÃO. VAMOS SEGUIR EM FERNTE PORQUE JUAZEIRO PODE MAIS
09 de Aug / 2011 às 15h07
parabens lindas palavras se todos pensasses como você seriam bom mais muitas pessoas só verem o lado politico!!!interesses proprios.
09 de Aug / 2011 às 15h41
Andrade Maringa, vc é cega? Ao querer fazer uma critica a pessoa Ana Lu, minha cara vc já foi atrás do Condomínio jardim Vitoria? Já foi à Av. Irmão Dulce, e assim sucessivamente aos bairros de Juazeiro, fora o Centro, agora vc deve meter suas belas palavras dentro de um enorme saco e se envergonhar de querer que esse Pé de Chinelo, governe por mais 4 Anos, só se for pra Juazeiro virar lama e ficar mas torta ainda conforme mostra a fotografia deste sem o que fazer, que se formos analisar, os poste do anglo o qual foi tirado também estão tortos ou seja os postes é do lado de Petrolina, e conforme vc vai posicionar uma câmera se vc não enquadrar nos parâmetros correto vc tende a desfalcar qualquer anglo!!!!!!!!!!! Alouuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
09 de Aug / 2011 às 16h19
A auto-estima está intimamente ligada a concretude do que se tem, ou do que se é, à abstração do que se imagina ou se pensa ter... E ela precisa ser alimentada posto que costuma se depreciar com extrema facilidade... O texto é muito bom! Ele só esqueceu que o problema da baixa auto-estima do Juazeirense é plenamente justificável, apesar dessa justificativa ainda está na base do campo abstrato do que eles vêem do outro lado do rio... Petrolina e a sua imagem não deve nem deveria ser o alvo a ser alcançado... primeiro por que Petrolina não está tão a frente assim, dois em matéria de mazelas sociais as duas cidade se equiparam e três a famigerada organização espacial urbana de Petrolina vem de um processo histórico no qual Juazeiro não participou... Petrolina não é mais bonita que Juazeiro, só é diferente... Pensem em uma Juazeiro melhor que com seus próprios valores alcance novos degraus na roda desenvolvimentista sem perder o seu melhor a sua identidade...
09 de Aug / 2011 às 19h58
Sou um grande admirador da Nossa Cidade Irmã, não poderia deixar de ser, visto que Petrolina e Juazeiro dependem uma da outra e o progresso da Região tem passagem obrigatória por esss duas cidades. Parabenizo o conterrâneo autor deste belo artigo que com uma sabedoria peculiar aos verdadeiros petrolinenses, não usa de BARRISMO e sim de sentimentos fraternos para com Juazeiro, assim como faz Fernando Bezerra Coelho (Ministro da Integração Nacional) que está lutando por recursos pra Cidade Baiana, Odacy Amorim (Deputado Estadual de Pernambuco) que participou com seu apoio às reivindicações do CDL Juazeirense para construção de mais duas Pontes e do Anel Viário, Plínio Amorim (Secretário Municipal) que está revolucionando a Educação de Juazeiro e tantos outros petrolinenses que acreditam, torcem e colaboram para o Sucesso da Querida Cidade Irmã. AVANTE JUAZEIRO O PROGRESSO TE ESPERA! E nós, Verdadeiros Petrolinenes acreditamos nisso!
09 de Aug / 2011 às 22h59
Mesmo depois desses depoimentos eu ainda digo eu amo Juazeiro e adoro Juazeiro.kkkkkkkkkkkk....mamkz5
10 de Aug / 2011 às 20h46
Parabéns Sharlys Douglas, Sou juazeirense e fiquei muito feliz pelas suas palavras. Agora esse Michelon é um Michelom mesmo! kkk