Escola da rede municipal de Juazeiro celebra Dia do Folclore com programação que valoriza as lendas locais

No Dia Folclore, celebrado nesta terça-feira, 22 de agosto, contos, mitos e lendas fizeram parte da programação da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri. Com passeio pelas águas do Velho Chico, 80 estudantes da unidade de ensino visitaram as esculturas do Nego D'água e Mãe D'água, acompanhados do artista plástico, criador das obras, Lêdo Ivo, que na ocasião compartilhou narrativas sobre as manifestações populares de Juazeiro.
Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa foi composta por muita ludicidade, música, dança e histórias interativas sobre as lendas que compõem as tradições do município, como: Nego D'água, Nossa Senhora da Rapadura, Vapor Fantasma, Minhocão, Mãe d'água, Serpente da Ilha do Fogo, Carranca, Sereia Iara, entre outras. 

Com o sorriso estampado no rosto, a estudante da Escola Estação do Saber, Ana Beatriz, de 9 anos, compartilhou a felicidade de ter uma experiência de aprendizado tão divertida. "Eu fiquei bastante ansiosa para chegar o dia de hoje. Eu estou muito animada com o passeio, e encantada com as histórias e as lendas do rio São Francisco. Minha história preferida foi a da Mãe D'água", compartilhou a aluna.

Vestida com trajes que fazem referência à Sereia Iara, a gestora da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, Virna Sarissa, explicou sobre a finalidade da ação. "A programação faz parte do projeto pedagógico municipal que valoriza as tradições da nossa cultura popular e ribeirinha. A ideia é incentivar a participação dos pequenos ao aprendizado das tradições locais, uma vez que eles possuem o poder de perpetuar a história, principalmente quando são inseridas nesse mundo de ludicidade, além de oferecermos uma memória de aprendizados que serão eternizados na vida deles", disse Virna.

A ocasião também contou com a presença da equipe da TV Escola Web Juazeiro, que registrou toda a programação, e terá conteúdo compartilhado no canal da TV Escola, através do endereço eletrônico (clique aqui).

Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ | Fotos: Ícaro Alexandre