Dia Nacional do Campo Limpo: Estudantes da Rede Municipal de Juazeiro visitam sede da Acavasf

Em alusão ao Dia Nacional do Campo Limpo, estudantes da Rede Municipal de Educação visitaram, nesta sexta-feira (18), a sede da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), no NH1, em Petrolina.

A ação integra o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) e contou com a participação de alunos das Escolas Municipais Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Professora Leopoldina Leal, Maria Monteiro Bacelar e José de Amorim.

A programação incluiu atividades como: esquete teatral, exibição de filme sobre o uso correto dos defensivos agrícolas, palestras e plantio de plantas nativas. "A visita foi importante para que os estudantes participassem de momentos interativos e lúdicos, retratando questões de relevância para a educação ambiental, pois envolveram o protagonismo, em aspectos da postura cidadã, com responsabilidade social e socioambiental", disse a coordenadora do PEA na Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc), Michele Viana.

A assessora pedagógica de Ciências da Natureza da Seduc, Lucila Alves, também participou da ação e destacou a importância da visita para o aprendizado dos estudantes. "Foi um momento importante de aprendizagem, pois colocou os estudantes em contato direto com diversas atividades que promovem a ludicidade e a prática em um tema tão urgente que é a educação ambiental", pontuou Lucila.

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo (PEA) tem o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. Anualmente são distribuídos kits de educação ambiental para escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país, a ACAVASF é uma delas.

Os kits são voltados para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e compreendem: caderno do professor, pôster temático, jogo colaborativo e outros materiais de apoio em sala de aula. Em Juazeiro, alunos de cerca de 80 escolas participam do programa.

Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ