No dia de luta contra as hepatites virais, Mercado do produtor de Juazeiro realiza mutirão de serviços de saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou, nesta sexta-feira (28), o 'Dia D de Luta Contra as Hepatites Virais', um mutirão de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também houve vacinação contra gripe e COVID.

As ações foram coordenadas pelo Centro de Informação em IST/HIV e Hepatites Virais (CIDHA) e teve como objetivo alertar a população sobre a prevenção das hepatites, além de aconselhamento individual para os presentes.

Para o permissionário Geraldo Celestino, que trabalha no Mercado há 13 anos, foi uma ação importante. "Quando vamos ao posto de saúde, deixamos de fazer uma coisa pra fazer outra. Aqui estamos no trabalho e cuidando da saúde ao mesmo tempo. Isso é muito bom", disse Geraldo.

Outro permissionário que também aprovou a ação foi Alessandro Dantas. "Graças a Deus essa ação chegou em uma boa hora. A saúde da gente é muito importante. É tudo na vida da gente", afirmou Alessandro.

O Mercado do Produtor foi escolhido para este trabalho, por ser um dos maiores entrepostos, em comercialização de hortifrutigranjeiros do país e por ter uma circulação estimada de 10 mil consumidores por dia. A programação alusiva ao 'Julho Amarelo', um mês de luta contra as hepatites virais, aconteceu durante todo o dia e atendeu cerca de 300 pessoas.

"O Mercado do Produtor tem um público muito grande e a maioria das pessoas não tem o hábito de frequentar as unidades de saúde. Oferecer estes serviços no dia de hoje foi muito importante", destacou o diretor da AMA Britoaldo Bessa.

Welington Alves – Ascom AMA/PMJ