Com atendimento humanizado, gestão Suzana Ramos garante assistência à população em situação de rua no Centro POP

Com o compromisso de atender de forma mais humanizada a população em situação de rua, a gestão Suzana Ramos tem reforçado a assistência a este público no Centro POP.

O serviço, oferecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), acolhe pessoas em situação de rua e oferta serviços de alimentação, atendimento psicológico, jurídico, entre outros.

Diariamente são oferecidos no Centro POP, em média, 70 refeições no café da manhã às pessoas em situação de rua. "Nossa equipe multidisciplinar faz o acolhimento dessas pessoas e oferta a refeição de segunda a sexta-feira. Além do café da manhã, eles vão ao Centro POP para tomar banho, descansar, guardar pertences e trocar de roupa, por exemplo", explicou a coordenadora do Centro POP, Daniela Gomes.

Os assistidos que necessitarem, também têm no Centro POP atendimento psicológico das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. "O atendimento psicológico é feito para os usuários que, no momento da acolhida, mostram uma necessidade desse acompanhamento. Muitos chegam abalados, por exemplo, após o rompimento de vínculo e isso afeta a sua saúde mental", disse.

O usuário do Centro POP que necessita de acompanhamento jurídico, independente da situação, também têm essa assistência com um profissional da rede da Sedes. "Muitos deles são encaminhados para o atendimento jurídico e essa assistência também faz parte da garantia da dignidade às pessoas em situação de rua", disse Daniela.

Além desses serviços, os usuários também podem emitir documentos gratuitamente, têm acesso ao Cadastro Único para receber benefícios, ser encaminhados para atendimentos de saúde, a exemplo do atendimento odontológico e do Consultório na Rua.

"Nesta quinta-feira (27) os nossos assistidos receberam atendimento médico do Consultório na Rua, um programa da Prefeitura de Juazeiro, uma parceria entre a Sedes e a Secretaria de Saúde. Este atendimento agrega ao serviço que já é ofertado pelo Centro POP", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, mulher e Diversidade, Fernando Costa.

 

  Ascom Sedes PMJ