Bombeiros capturam serpente (cascavel) em  residência

Na tarde  do domingo (07), a guarnição composta por Sgt BM Hebert, Sgt BM Giovani,  Sd BM Mharllon e Sd Bm Rejane   lotados no 2º  Pelotão de Bombeiros Militar/ Senhor do Bonfim, realizaram a captura de um filhote de cascavel (Crotalus durissus), em residência no Bairro da Olaria, na Cidade de Senhor do Bonfim.
 
Após os procedimentos da operação, a serpente foi devidamente acondicionada e transportada até a sede do 2º Pelotão, onde  posteriormente será entregue ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Inema .

O Corpo de Bombeiros Militar chama a  atenção para os riscos causados  pela falta de conhecimento e/ou cuidados ao manipular serpentes. 

Acidentes com animais peçonhentos podem causar morte e/ou  danos irreversíveis a vítima.
Jamais tente capturar sem equipamentos ou conhecimento suficientes sobre a espécie de animal que está lidando. 

Dessa forma,  ao se  deparar com um animal desse tipo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros para que a captura seja realizada com segurança.

Informações úteis para você: 

Espécie: Crotalus durissus, da ordem Squamata e da família Viperidae

Onde habita: regiões abertas dos diversos biomas brasileiros

Características físicas: pode chegar a mais de 1,50 m, possui chocalho no final da cauda, coloração castanha ou acinzentada ornamentada com linhas formando desenhos dorsais e manchas laterais 

Alimentação: pequenos mamíferos

Reprodução: reprodução vivípara

A cascavel é responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras no Brasil. 
Ela possui um veneno bastante tóxico, atacando os músculos e o sistema nervoso.
 A picada pode causar a sensação de formigamento ou dor no local, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente. 
O paciente pode apresentar dificuldade de manter os olhos abertos, visão turva ou dupla, dificuldade de fala, dores musculares generalizadas e urina escura.
É muito importante que o acidentado por cascavel procure atendimento médico o mais rápido possível para que receba o tratamento com o soro antiofídico específico (anticrotálico).
Fonte: (INSTITUTO BUTANTAN, 2022)

Ascom