Rio São Francisco: Expectativa é que volume útil da barragem de Sobradinho atinja 95%. Cenário é de tranquilidade para o período seco que se inicia em maio

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) informa que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) opera dentro da normalidade, neste atual período úmido, que prossegue até o mês de maio.

Com a previsão da baixa incidência de chuvas na Bacia do São Francisco nos próximos dias, o reservatório vem recebendo vazões de entrada na ordem de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) e praticando vazões de saída na ordem média diária de 1.100 m³/s.

O volume útil do reservatório encontra-se em 94,41% de sua capacidade e a expectativa, diante do cenário pluviométrico, é de encerrar o período chuvoso com nível em torno de 95%.

"Tivemos uma incidência de chuvas menos intensa que no ano passado, na Bacia do São Francisco, entretanto a atual fotografia é favorável, tanto para a geração energética quanto para a garantia do abastecimento hídrico aos usos múltiplos durante o período seco, que se estenderá até o mês de novembro", afirmou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.

"A expectativa de 95% é ótima para nos dar segurança hídrica para o período seco."

O diretor ressaltou que o processo de alteração de vazões nos reservatórios administrados pela Companhia é realizado de maneira alinhada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA).

Ele destacou que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alteração das vazões praticadas conforme a necessidade de otimização energética para atendimento ao Sistema Interligado Nacional, ou conforme o cenário pluviométrico se altere para manutenção dos volumes dos reservatórios.

Reforçou ainda a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que, em condições emergenciais, as vazões podem chegar a 4.200 m³/s.

Redação Redegn com informações Ascom Chesf Foto CHesf