ESPAÇO DO LEITOR - 70 anos de Malan "Cancão" de Petrolina!

Eu conheço Malan, "Dom Malan" (às vezes o chamo assim) desde os anos 60. Do "ponto Chic", da sorveteria "polar" do jornal o "farol", do "Petrolina Club", da exposição no estádio da associação rural, da escola de samba de Expedito e dos inesquecíveis Celestino e André "Casca Dura" que tucava "cavaquinho " nas ruas...

Posso aqui, na profusão finita de palavras, na infinitude do universo, escrever um "poema Odisseu ", com tanta inspiração daquela Petrolina.

Um dia, fui na casa do industrial Paulo Coelho e gravei uma entrevista de mais de duas horas com ele, para um audio/visual da vida do seu Ermi Ferrari, nos seus 70.anos, homenagem do prefeito Rivas. Editei o vídeo com Peixinho e ficou lindo e emocionante. 

Na conversa com Paulo Coelho, os dois Malan's, o bispo e a outra figura e tantas outras humanas presentes. Ele estava em tratamento de saúde e não bebeu, mas eu tomei umas cinco doses do seu "whisky " misturado com suas lágrimas de amor por "sua Petrolina de todos nós ".

No hino do centenário, faço homenagem. Fernando Bezerra, filho dele, quando deputado Federal, no "impeachment " de Collor, aproveitou o.Brasil inteiro ligado e bradou: pelo Nordeste, pelo Brasil e por minha Petrolina, fora Collor!

Malan é tudo que eu possa traduzir daquela Petrolina com tantas figuras humanas brilhantes. 

Quando eu pegava o ônibus da "Joalina", de "Leãozinho,  "às vezes a ponte levantava, e sempre que estava em Petrolina, encontrava Malan. 

Fomos rivais em festivais de música, mas nunca brigamos pra valer.

Uma vez no Rio de Janeiro, com Geraldo Azevedo e Assunção, ficamos horas falando sobre o "cequinho " que cantava na porta do ponto Chic" e foi resgatado por Dona Ana das Carrancas (casou com ele) Celestino, Malan, seu Joãozinho do farol", Carlos Augusto, Franklin Delano, Simão Durando (professor prefeito) o padre Reginaldo...e tanta Petrolina eterna.

Até num dia de jogo Caiano x Veneza, Malan estava lá cantando. 

Participamos juntos de um "domingão do Faustão "  "arquivo confidencial"de Ivete (sobrinha dele).

Tomara que, entre tantas "arranha céus " Petrolina não esqueça das estrelas no seu chão!

Maurício Dias

Da Redação RedeGN