Rio São Francisco: Aumento da vazão, com abertura das comportas, a partir da Barragem de Sobradinho, redobra cuidados para evitar acidentes e mortes

Diante da situação de cheia na Bacia do Rio São Francisco, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) alerta a população para os cuidados com a segurança de todos.

O aumento gradativo da vazão do rio, com abertura das comportas, a partir do Reservatório de Sobradinho (BA), pode ser conferido no portal e nas redes sociais da Empresa.

Nesta quarta-feira (18), a vazão continua em 4 mil metros cúbicos por segundo. A REDEGN obteve informações que a expectativa é a vazão aumente até o final desse mês;

Para quem mora próximo às áreas ribeirinhas ou está de passagem pelas localidades onde há hidrelétricas, barragens ou vertedouros, seguem algumas orientações:

- Respeite a sinalização e placas de advertência;

- Atenção para as áreas de vertimento, pois são restritas às equipes de manutenção e operação;

- Embarcações devem manter distância das hidrelétricas, barragens e vertedouros, respeitando a sinalização náutica;

- Atividades de banho e pesca não são permitidas próximo às hidrelétricas, barragens e vertedouros;

- Em caso de dúvidas, procure na sua localidade prefeituras e defesas civis, que são responsáveis pelos planos de contingência.

A Eletrobras Chesf acrescenta que todas as suas instalações estão em condições seguras, sendo monitoradas de forma contínua. A fiscalização das áreas próximas às instalações já está sendo reforçada, para evitar que se formem trilhas em locais proibidos.

Redação redegn com informações Chesf foto arquivo REDEGN