Aumento do nível de rio São Francisco durante cheia atrai cobras e jacarés para orla de Juazeiro e Petrolina

Durante o período de enchente do Rio São Francisco, o lixo descartado sem cuidado favorece o aparecimento de animais silvestres como jacarés e cobras na área urbana. Um video circula nas redes sociais com pessoas mostrando um filhote de jacaré nas orla de Juazeiro. Em contato com a REDEGN a informação de um nadador é que também foi visto cobras próximo a rampa e no bairro Angari. Moradora do Angari, Elaine, confirmou o aparecimento de cobras no local e o "medo visto que água jáa invadiu algumas casas".

O fator determinante de aparições destes animais é a subida do nível do Rio. Os animais que habitam essas margens, como os jacarés, acompanham esse processo natural e passam, em alguns casos, a ocupar áreas onde há circulação de pessoas, para onde a margem foi transferida.

A REDEGN pesquisou que a recomendação é sempre evitar aproximação, contato ou tentativa de captura dos mesmos. Deve-se acionar o resgate o mais breve possível e manter distância do animal. Não se deve tentar imobilizar ou capturar o animal, sob risco do mesmo reagir ou de causar dano a ele. 

"Então, viu um jacaré ou uma cobra? Desvie seu caminho. O animal racional somos nós. Vamos usar o discernimento e o bom senso para não provocar ou ameaçar quem só está ali talvez por acaso, talvez porque a prainha onde ficava agora está debaixo de água ou porque foi arrastado pela correnteza", afirma biologa ouvida pela REDEGN

 

Redação redegn Foto redes sociais