Com aumento da vazão da Barragem de Sobradinho, moradores das Ilhas de Nossa Senhora e Quipá precisam ficar alertas

Com a elevação dos patamares de vazão da Barragem de Sobradinho, conforme já divulgado na REDEGN, o aumento gradual da saída de água do reservatório vai aumentar na próxima segunda-feira (16), para 4 mil metros cúbicos por segundo.

Essa elevação acontece devido à situação de cheia na Bacia do Rio do São Francisco. A operação segue as regras e diretrizes vigentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Essa situação tem provocado preocupação aos moradores ribeirinhos que moram na Ilha de Nossa Senhora, Massangano, Ilha do Maroto, Quipá, entre outras localidades. A expectativa é que se o nível do Rio São Francisco subir mais ainda as ilhas sertão inundadas.

Já foi confirmado o aumento do volume de água de 3.500 metros cúbicos por segundo (m³/s) no sábado e domingo (14 e 15 de janeiro), passando para 4.000 m³/s na segunda-feira, dia 16.

O coordenador da Defesa Civil em Juazeiro, Ramiro Cordeiro, disse a REDEGN que todas as providências estão sendo tomadas com relação aos moradores das Ilhas. "A situação vai depender das chuvas em Minas Gerais. Vamos percorrer as ilhas com outras equipes da prefeitura e vamos orientar, temmos um plano estratégico e conversaremos com todos os moradores. A situação se chegar a vazão de 5 mil metros cúbicos por segundo pode acarretar sim em necessidade de RETIRAR centenas de famílias dos locais", disse Ramiro.

A Eletrobras Chesf destaca que os patamares informados são médias diárias. Reforça, ainda, que a Bacia do Rio São Francisco se encontra no período úmido, reafirmando, assim, a importância da não ocupação do leito do rio, considerando que a vazão de máxima (de restrição) do vale do São Francisco a partir da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é de 8.000 m³/s.

Redação redegn texto Ney Vital Foto redes sociais