Sobradinho: Secretaria de Saúde destaca principais ações e avanços em 2022

Mais um ano de trabalho intenso e de muitos avanços. Esta é a avaliação que a equipe da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) faz da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio em 2022.

Em 2022 a SMS implementou as políticas públicas para a área da Saúde discutidas em 2021, buscando fortalecer as ações de aproximação interinstitucional, consolidando a participação popular, através do Conselho Municipal de Saúde e demais ações cotidianas de assistência integral aos usuários do sistema nas suas necessidades.

Mesmo com a desaceleração da pandemia do novo coronavírus, os esforços no enfrentamento à Covid 19 por meio de ações preventivas permaneceram intensas.

A  Vigilância Sanitária realizou o trabalho de vistoria e monitoramento de possíveis irregularidades, acolhendo denúncias de descumprimento das medidas sanitárias e orientando a população sobre os protocolos que devem ser adotados na sede e no interior do município.

Com a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid 19, as ações do Odontomóvel, pelo Programa Sobradinho Sorridente, foram retomadas, oferecendo serviço de saúde bucal as comunidades da zona rural de Sobradinho.

De acordo com último balanço realizado pela SMS na Atenção Básica, entre janeiro e novembro de 2022, foram 16.437 atendimentos médicos, 11.141 atendimentos de enfermagem, 6.840 atendimentos odontológicos e 24.654 procedimentos.

Outro ponto importante foi o cuidado com as crianças que precisam de acompanhamento psicossocial e psicopedagógico especializado. Para garantir a oferta desse serviço o município conta com o CAMTEA , o Centro de Atendimento Municipal ao Transtorno do Espectro Autista que em 2022 realizou 902 atendimentos com psicólogos, 944 atendimentos com pedagogos, 621 atendimentos com fonoaudiólogos, 352 atendimentos com fisioterapeutas e 1.140 atendimentos com assistentes sociais.

No Departamento de Endemias foram assegurados e investidos recursos para a realização de campanhas de combate a raiva, doenças de Chagas e Dengue.

Já na atenção primária, foram implantados programas de nutrição com acompanhamento sistemático de nutricionista, especialmente para o controle de sobrepeso e prevenção à obesidade infantil.

As campanhas de vacinação de rotina contra a Covid-19 e Influenza foram continuas alcançando os usuários de todos os públicos.

A Secretaria de Saúde otimizou as ações para a melhoria da Atenção Primária em Saúde voltadas aos idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência.

A SMS se destacou também no fortalecimento do Tratamento Fora do Domicílio – TFD, primando pela qualidade do atendimento prestado aos usuários atendidos pela rede, desde o transporte ao acolhimento na nova casa de apoio, em Salvador, com excelente estrutura, assistência e conforto para os pacientes.

A gestora elencou mais algumas ações que foram destaque no ano de 2022

"O Prefeito Cleivynho Sampaio escolheu a saúde como um dos principais eixos prioritários de sua gestão. Na área de especialidades realizamos atendimentos ambulatoriais com diversos especialistas no Centro de Saúde e Policlínica Regional, realização de scanners laboratoriais e imagens, atendimentos para avaliações cirúrgicas e cirurgias de catarata" destacou a secretária.

De acordo com a secretária, no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, de janeiro a novembro de 2022, foram realizados 33.712 atendimentos médicos, 830 internamentos, 14.248 exames laboratoriais, 3.461 Raio X, 91 pequenas cirurgias, 95 partos e 938 atendimentos realizados pela SAMU.

" Nosso hospital é um dos equipamentos mais importantes já implantados em Sobradinho, e conta com atendimentos de urgência e emergência, realização de partos de risco habitual, 17 leitos de internamento clínico, exames laboratoriais, sala de raio x restruturada, modernização do sistema de impressão radiológica, sala de estabilização e a ala Covid 19, implantada no início da pandemia para atender aos pacientes com complicações da infecção. Com a flexibilização das regras de segurança sanitária, foi garantido o retorno à realização de cirurgias eletivas atendendo as conformidades do sistema de regulação. Nossa avaliação do trabalho realizado em 2022 pela equipe da saúde é muito positiva e isso se reflete no reconhecimento dos usuários que atendemos com muito acolhimento e seriedade", concluiu Maysa.

Ascom PMS