Sala do Empreendedor de Juazeiro destaca serviços ofertados aos microempreendedores do município

Com a missão de incentivar o empreendedorismo em Juazeiro, a Sala do Empreendedor vem realizando desde a sua implantação uma série de atendimentos, e disponibilizando serviços que visam a desburocratização dos processos administrativos voltados aos empreendedores.

 A Sala do Empreendedor é o resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Sebrae e Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), com o objetivo de unir em um único espaço o empreendedor, poder público e as entidades de fomento ao empreendedorismo.

O gestor da Adeap, Assis da Apolo, destaca os investimentos feitos pela atual gestão municipal para otimizar os serviços ofertados pela Sala. "Hoje, 05 de outubro, é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa e nada mais justo do que levarmos à população informações sobre o incentivo e as ações que a gestão municipal realiza em prol desta categoria no município. Um dos grandes avanços que podemos citar é a estruturação do atendimento para o digital na Sala do Empreendedor, com o objetivo de facilitar a desburocratização dos processos", destacou o gestor, acrescentando que a meta é: "potencializar a celeridade na abertura de novos MEI's, criando todas as facilidades, uma vez que esse é o nosso papel. A orientação da nossa prefeita Suzana Ramos, é desburocratizar ao máximo, seguindo as leis, e criando condições favoráveis para aberturas de empresas e não ficar travando processos", afirma Assis da Apolo.

Serviços ofertados-De acordo com a supervisora de núcleo da Adeap, Risete Dias, a Sala do Empreendedor disponibiliza diversos serviços inerentes ao MEI, como formalização, alteração e Baixa do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), Dispensa de Alvará, orientações gerais sobre direitos e deveres do MEI, Declaração anual do SIMEI e presta atendimento a empresários que pretendem investir no município.

"Desde que a prefeita Suzana Ramos assumiu a gestão municipal a Sala do Empreendedor já realizou mais de 20 mil atendimentos, entre online e presencial. Em 2021 tivemos 7.893 atendimentos presenciais e 6.045, online. Este ano até o mês de agosto foram 3.833 atendimentos presenciais e 2.718 online", ressalta Risete Dias.

Parceiros -Além da Adeap, do Sebrae e da Juceb, a Sala conta ainda com a parceria com o Banco do Nordeste e com os serviços ofertados da ACIAJ, e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), da Fazenda (Sefaz) e Saúde (Sesau), através da Vigilância Sanitária; Atendimento ao Incra e um serviço de linha de crédito, por meio do FIEB e o Crediamigo do Banco do Nordeste.

Funcionamento-O equipamento funciona na sede da Adeap, localizada na Rua Antônio Cursino nº 08, Centro (Próximo à Praça do Índio). O horário de funcionamento é das 8h às 14h.

Ascom PMj