Setembro Amarelo: UPAE Petrolina e HDM desenvolvem ações em rede

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan (HDM), unidades de saúde pública do Governo de Pernambuco, estão desenvolvendo, no sertão do Estado, ações alusivas ao Setembro Amarelo. 

A iniciativa, em prol do mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, é da rede Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH Saúde), da qual os dois serviços fazem parte.

Na UPAE, o start da campanha foi dado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com a distribuição dos laços representativos da ação e a caixinha do desabafo, na qual funcionários e colaboradores podem colocar os seus depoimentos, que serão lidos e avaliados pela psicóloga do serviço. Os depoimentos autorizados também servirão de pano de fundo para as rodas de conversa sobre saúde mental.

Nesta quinta-feira (15), a Unidade recebeu uma equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), para um momento de informação e diálogo com pacientes e acompanhantes do ambulatório, urgência e emergência.  

"Sempre buscamos nos engajar no Setembro Amarelo, devido à importância do tema em si. Este ano, em especial, fomos convocados pela FGH para sermos os idealizadores das ações do mês e nos sentimos muito honrados com esse papel. Tem sido uma experiência muito bacana e enriquecedora", ressalta a coordenadora interdisciplinar da UPAE, Rayanne Ribeiro.

Segundo a presidente da CIPA e supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, muitas outras ações estão previstas até o final do mês. "Estamos entregando um material educativo, fazendo uma sensibilização constante com o nosso público interno e externo, e ainda teremos as oficinas terapêuticas e os momentos de conversa com a nossa psicóloga. Está sendo um mês muito especial", reflete.

No HDM, a programação também está bem diversificada. Tem roda de conversa com as mães da Casa de Apoio, do Berçário Externo e momentos de reflexão e diálogo com os residentes de enfermagem e profissionais de saúde.

"Tivemos as primeiras ações no início do mês e vamos até a próxima semana, buscando abordar o maior público possível. Temos buscado discutir o comportamento ansioso no puerpério com as mamães e a temática 'viver e recomeçar' com os profissionais em geral", esclarece a supervisora do Serviço Social e Psicologia, Kátia Silene.

A campanha do Setembro Amarelo da FGH traz uma reflexão para os profissionais de saúde, com a provocação: "E por trás da máscara, você está bem?". Cuidar de quem cuida, esse é o grande objetivo de toda a rede.
 

Ascom HDM/IMIP