Reflorestamento: Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza plantio de árvores frutíferas

O Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi criado em 2011 e desde então abriga diversos projetos de extensão, desenvolvimento e pesquisa. Para enriquecer ainda mais esse ambiente, o Conselho Gestor realizou um ato político pelo pertencimento a esse espaço.  A atividade aconteceu na manhã deste sábado, 03 de setembro e contou com o plantio de mudas na Agrofloresta Francisco Roberto Caporal e café da manhã coletivo.

O evento vai contribuir com o Sistema Agroflorestal que está sendo implantado no local, ação desenvolvida pelo projeto de extensão “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal”. 

O coordenador do projeto, Bruno Cezar Silva, explica que a iniciativa busca chamar a atenção da comunidade para o projeto da agrofloresta. Hoje, 03 de setembro é comemorado, o  Dia do Biólogo. Foram plantadas 100 mudas frutíferas com a presença de 100 estudantes, servidores e membros da comunidade interna e externa no Espaço Plural.

"Estas espécies se juntam as mais de 500 espécies já plantadas ao SAF no nosso sistema, dentre elas a maioria nativas da caatinga. Um sistema que visa recuperar uma área degradada e servir de campo fértil de estudo para a comunidade academica da Univasf.  Além disso, lançamos no ato a REDE ABC Caatinga, uma parceria que já conta com mais de 20 instituições focadas em agricultura de baixo carbono e iniciativas voltadas para a sustentabilidade. Nossa gratidão a todos e todas que estão contribuindo com esse projeto transformado e sustentável para nossa região", ressaltou o professor Bruno Cesar.

“O ato teve a finalidade política, pedagógica e ambiental, pois estamos ocupando o Espaço Plural. O ato também configura a segunda etapa da implantação do sistema agroflorestal, com o plantio de árvores frutíferas”, destaca Silva, que relembra que na primeira etapa foram plantadas mudas de árvores nativas da Caatinga, fornecidas pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), pelo Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), ambos da Univasf, e pela empresa Agrovale.

A implantação do sistema agroflorestal foi iniciada em fevereiro deste ano com o intuito de tornar uma área do EP em um laboratório vivo para estudantes de pós-graduação e para as formações destinadas aos agricultores familiares, visando estimular a agricultura com baixa emissão de carbono e a recuperação de áreas degradadas.

Estão em atuação no Espaço Plural, órgão suplementar da Univasf que se localiza no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), diversas ações e projetos, a exemplo do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), Horta Orgânica Comunitária para mulheres do entorno, Sisteminha Integrado de Produção, Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento-Ruth de Souza (Neafrar) e Núcleo de Desenvolvimento Territorial (DEDET). 

Também funcionam no local os Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), entre outra ações.

Redação redeGN Fotos Bruno Cesar