Pesquisa do IPEC mantém Lula na dianteira, seguido por Bolsonaro. Veja os números

Pesquisa IPEC Divulgada nesta segunda-feira (15) apontou mais uma vez a liderança do ex-presidente Luis Inácio Liula da Silva, com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, que aparece com 32%. 

Ciro Gomes, somou 6% pontos percentuais; Simone Tebet (MDB) 2% e Vera (PSTU) 1%.

Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal, (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UNIÃO) foram citados, mas pontuaram abaixo de 1% das intenções de voto, cada um.

Confira os números na Pesquisa Estimulada:

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 2%
Vera (PSTU): 1%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Felipe d’Avila (NOVO): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Pablo Marçal (PROS): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Soraya Thronicke (UNIÃO): 0%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 7%

O IPEC informou que o nome de Roberto Jefferson (PTB) não constou na relação porque quando do registro da pesquisa ele ainda não tinha conseguido oficializar sua candidatura, o que aconteceu posteriormente.

Na pesquisa espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro estão próximos da estimulada. Lula tem 41% e Bolsonaro, 30%. Ciro Gomes tem 3% e os demais não chegaram a 1%. Branco/nulo: 9%; Não sabe/não respondeu: 16%.

Excluídos os votos nulos e brancos, Lula alcançou 52%, contra 37% de Bolsonaro, o que poderia dar a vitória ao petista já no primeiro turno, mas o IPEC não confirma a possibilidade em função da margem de erro do levantamento, que é de 2%, para mais ou para menos.

Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente alcança 51% contra 35% de Jair Bolsonaro. Branco/nulo: 9%; Não sabe/não respondeu: 5%.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

Da redação redeGN/Com informações do G1