UPAE Petrolina apresenta balanço e fala sobre novos programas para os 7 municípios da VIII Geres  

A coordenadora interina de enfermagem, Paloma Almeida, representou, nesta quarta-feira (16), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) na reunião de colegiado da Comissão Intergestores Regional (CIR) da VIII Regional de Saúde de Pernambuco.

Participaram representantes da VIII Geres e secretários de saúde dos 7 municípios que compõem a regional (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista).  

Na oportunidade, a coordenadora apresentou o balanço de 2021, reforçou o perfil de serviços da Atenção Especializada, que compreende consultas ambulatoriais, exames e cirurgias; a volta da Unidade ao seu perfil original em novembro; e os novos programas (Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid).

"Ficamos quase um ano e meio funcionando como hospital de campanha, ensaiamos um retorno em 2020, e somente no dia 01 de novembro de 2021 tivemos a reabertura de fato da atenção especializada. Então, depois de todo esse tempo, se faz necessário reforçar alguns pontos com os municípios de abrangência", justificou.

 "Estamos muito felizes com a retomada. De poder realizar as nossas consultas eletivas, exames e cirurgias. Então, queremos que essa informação chegue a todos os gestores de saúde, de modo que os pacientes que estavam na lista de espera possam ter os seus procedimentos agendados", destacou.  

Vale ressaltar que as vagas para as primeiras consultas, exames e cirurgias, e para os programas de Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid, são 100% reguladas pela VIII Geres.  

"Disponibilizamos as vagas mensalmente e os municípios devem fazer os seus agendamentos. Não fazemos esse tipo de marcação pela UPAE. Por isso, precisamos tanto da parceria com as secretarias de saúde. O serviço está integralmente em funcionamento e nós precisamos que os pacientes cheguem", acrescentou.  

Números: Somente em 2021, a UPA 24h realizou mais de 54 mil atendimentos de urgência e emergência e 379 mil procedimentos. Já a UPAE fez 6.734 mil consultas, 1.394 atendimentos com a equipe multiprofissional, 1.344 sessões de reabilitação, 753 cirurgias e 84.258 exames. O Hospital de Campanha, por sua vez, executou quase 700 atendimentos e manteve 30 leitos de UTI e 20 de enfermaria.
 

Ascom UPAE/HDM/IMIP