TRE-BA aprimora uso de aplicativo de mensagens para estreitar a comunicação com os eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia ampliou o uso do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para intensificar o contato com eleitores em 2020.

A ferramenta, que é a mais utilizada no Brasil e já se provou eficiente em duas outras eleições (2016 e 2018), será um diferencial da comunicação do TRE-BA no pleito municipal deste ano, realizado no contexto da Covid-19. 

Os cartórios eleitorais da Bahia iniciaram a convocação de mesários no mês de agosto com essa novidade. O processo está sendo realizado preferencialmente por meios digitais, entre os quais o WhatsApp, para notificações rápidas e seguras. O aplicativo também tem sido utilizado para compartilhar informações sobre as Eleições Municipais, seja com os eleitores, os partidos políticos e os diversos colaboradores da Justiça Eleitoral. 

Em 2020, os cartórios estão utilizando o WhatsApp Business, versão em que os números vinculados aos perfis no aplicativo são de telefones oficiais do TRE-BA. A necessidade surgiu depois de duas eleições em que os servidores usaram a ferramenta a partir de celulares pessoais. Tanto em 2016 quanto em 2018, as zonas eleitorais da Bahia criaram diversos grupos temáticos no app, tornando a comunicação mais eficaz e homogênea. 

Nos dias de votação, por exemplo, foi possível manter contato imediato com técnicos e coordenadores que estavam em locais sem cobertura de rede, porque os colégios tinham wifi e a comunicação já estava acontecendo por mensagem instantânea, conta Danilo Pereira, chefe de cartório da 156ª zona, de Feira de Santana. Com a migração para o WhatsApp Business, ele avalia que o serviço do TRE-BA será ainda mais profissional e preparado para uma demanda maior, por conta da pandemia de coronavírus. 

Embora sejam as primeiras eleições em que o TRE-BA utiliza o WhatsApp Business, o órgão já tem experiência com a ferramenta, adquirida durante o fechamento de cadastro este ano. Com os cartórios atuando em trabalho remoto por causa da pandemia, os eleitores foram orientados usar o Título Net ou o Coleta Doc. Por isso, muitos servidores apostaram no WhatsApp como uma das principais ferramentas de comunicação. 

Na 156ª ZE, o uso da ferramenta facilitou a logística e será replicado. “Nossa previsão é que quase a totalidade da convocação dos mesários seja feita dessa forma”, afirma Danilo Pereira, lembrando que o email também será bastante usado e que os meios tradicionais (correio e oficial de justiça) estarão disponíveis quando for preciso. Além dos mesários, a zona de Feira de Santana já está usando o app para transmitir informação para eleitores, partidos políticos e outros colaboradores da Justiça Eleitoral. 

O chefe da 156ª ZE observa que, como o WhatsApp Business traz o número fixo do cartório, fica mais fácil para os eleitores consultarem o site do TRE-BA e verificar que o número pertence mesmo à Justiça Eleitoral, o que garante mais segurança ao processo. “O uso dessa ferramenta também aumenta a nossa responsabilidade com as informações prestadas por uma conta pública. Nós estamos respondendo pelo órgão e não como servidores ou cidadãos. Esse atendimento deve ser técnico, ter clareza e objetividade para garantir o melhor serviço prestado”. 

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