Lagoa Grande registra o primeiro caso de óbito por COVID e, não há pacientes em investigação

A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande, PE, informou ontem no início da noite, que deu positivo para o Coronavirus SARS COV-2, o exame do paciente que estava em investigação há alguns dias. O paciente veio a óbito por suspeita da COVID-19 e que aguardava análise pelo Laboratório Central de referência, LACEN em recife-PE, para a divulgação oficial.  O paciente era idoso, do sexo masculino, estava hospitalizado para tratamento de outras comorbidades. Após apresentar sintomas relativos à doença, foi testado através do teste rápido e deu negativo. Porém, seguindo os protocolos da ANVISA como a coleta de material da nasofaringe encaminhou para a investigação. 

A secretária de Saúde, Samara Santos, informou que "Diante da complicação do quadro clínico, devido às comorbidades, o paciente não resistiu. A 'causa mortis' ficou notificada para SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave" ainda segundo a secretária, "Para que seja divulgado oficialmente como Covid é necessário aguardar o laudo oficial do LACEN, mas, de imediato, todas as medidas protocolares foram rigidamente adotadas como o manuseio de corpo e sepultamento".

Prezando pela transparência, Vilmar Cappellaro, usou ainda ontem, 14, a sua rede social para conscientizar a população "Queremos informar a toda população que, infelizmente tivemos hoje, a confirmação oficial do primeiro caso por Coronavirus em nossa cidade. Prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares que, por regras protocolares não podem ser identificadas e, pedimos à população que cumpram todas as recomendações das autoridades. A responsabilidade com a saúde é de todos nós", lamentou o prefeito. 

A secretária Samara Martins, informou agora pela manhã, através da Rádio Lagoa Grande FM, que "Não há, neste momento, nenhum outro paciente em investigação de COVID 19 na cidade. Nosso hospital está equipado conforme os protocolos de saúde, de acordo com índice de habitantes, sendo uma ala reservada com nove leitos intermediários, um respirador para dois pacientes, entre outros equipamentos" declarou.

Ascom