Secretários discutem implantação de núcleo NEOJIBA em Juazeiro

Os secretários Cida Gama (SEDES), Lucinete Alves (SEDUC), Fabíola Ribeiro (SESAU), Sergio Fernandes (SECULTE), além do procurador do município Eduardo Fernandes se reuniram nesta quarta-feira (05) na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ), com representantes do governo do estado para discutir a implantação de um núcleo do programa NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia em Juazeiro.

O programa NEOJIBA é uma política pública construída com a participação da sociedade, Governo do Estado, município e de empresas parceiras. A base do programa são orquestras músicas infantis e juvenis. Em Juazeiro, a ideia inicial é que o núcleo seja desenvolvido, prioritariamente, com alunos da rede municipal no Centro Social Urbano (CSU) e que esteja funcionando ainda no primeiro semestre de 2020.

O coordenador de núcleos, Adriano Cenci, detalha como funciona o NEOJIBA. “Trabalhamos a educação aliada à música e já formamos vários artistas ao longo dos anos de funcionamento do programa. Hoje já atendemos 3 cidades fora da capital, e pretendemos expandir para mais duas, entre elas Juazeiro”, disse.

O representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Adriano Costa, explica a escolha pelo CSU. “Com o surgimento dos SACs e dos CRAS, espaços como o CSU foram esvaziando e ficando subutilizados. O NEOJIBA vem para potencializar esses espaços e para isso precisamos da parceria dos municípios”, comentou.

O programa NEOJIBA tem 12 anos de existência e faz parte da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). A iniciativa já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em todo estado.

Para a secretária Cida Gama será um ganho para o município. “Sem dúvida o município tem interesse em sediar um núcleo do programa, pois serão mais opções para nossas crianças e adolescentes e que vêm para somar aos serviços já oferecidos pela prefeitura”, afirmou.

Por Fabiana Diniz/Sedes