Seminário sobre produção orgânica em Juazeiro reúne produtores da região

O evento que teve inicio na manhã desta quinta feira (15) no auditório no Centro de Excelência de Fruticultura de Juazeiro, é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o apoio do Sebrae/Bahia e faz parte circuito de seminários denominado  "Para quem produz e alimenta uma vida melhor" que abrange diferentes cidades e regiões da Bahia.

Produtores orgânicos ligados a cooperativas e associações rurais de toda a região participam de palestras e exposições sobre sistemas e manejos de produção orgânica e outros temas específicos que fazem parte  do seminário.

O professor da Uneb,  Jairton Fraga, que proferiu a palestra: Produção Alimentos Orgânicos, ressaltou a importância de se conhecer mais a capacidade limitada da natureza em suportar às agressões ao meio ambiente e como o seres humanos precisam melhorar suas  relações  entre produção e uso dos recursos naturais. O professor destacou o quanto a diversidade de produção de alimentos orgânicos contribui com a melhoria da qualidade vida das pessoas no Brasil e em todo o mundo, e que esse tipo de produção, que está em expansão também em grandes unidades produtivas, precisa ainda ser melhor compreendido e, acessível a um maior número de pessoas.

Outras palestras e exposições com temas relacionados à bioinsumos para agricultura familiar, rastreabilidade de alimentos, cuidados com o solo e diferentes cultura e mercados, alem  certificação orgânica estão na pauta do seminário.

A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso, Cooperparaíso, de Sobradinho, parceira do evento, está realizando nesse seminário,  mais uma importante capacitação voltada principalmente para produtores de acerola acompanhados pela cooperativa e que estão participando do processo certificador por meio do IBD Certificações.

Na sexta feira (16) o seminário será em Sobradinho a partir das 8:30h da manha na Câmara de Vereadores, onde terá oficinas sobre manejo e controle alternativo de pragas  e atividades práticas, coordenadas pela engenheira Vilcilene Rocha  do Ministério da Agricultura.

Ascom Raimundo Fábio Alves