RedeGN - Política

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Política

JOÃO GILBERTO DIZ QUE NÃO VEM A SHOW EM JUAZEIRO

O homem vai fazer 80 anos e ninguém conseguiu entendê-lo ainda. A condessa de nome interminável (Georgina de Fauciny Lucinge Brandolini d’Adda), proprietária do apartamento onde ele mora, o ameaçou: ou ele passa a prestar atenção na evolução das rachaduras da parede da sala e do piso do banheiro, ou será despejado. Justamente ele, João Gilberto, que não tem nada de edificante para fazer a não ser tocar seu violãozinho. A Prefeitura de Juazeiro, sua cidade natal, fez pior. Prometeu para junho, mês de seu aniversário, um megaevento, com o homenageado subindo ao palco com todos os artistas influenciados por sua bossa, de Caetano Veloso a Ivete Sangalo (sic). Fala-se até em Norah Jones. Horrorizado, ele já avisou a amigos próximos: “Eu não vou”.

João Gilberto gostou mesmo foi de um presente que ganhou adiantado da filha Luísa, de 6 anos: um pente para colocar dentro do violão, junto com o afinador. Achou o máximo. Filha de seu relacionamento com a produtora Claudia Faissol, Luísa é responsável pelos raros momentos de alegria do violonista. João anda triste. Já pediu ajuda ao então presidente Lula – de quem é fã – e ao Ministério da Cultura. Ninguém quis atendê-lo. (Com informações da Revista do Brasil)..

Por: Tom Cardoso Foto: Gerado Lazzari

GOVERNO DE SENHOR DO BONFIM INAUGURA NESTE SÁBADO URBANIZAÇÃO NO POVOADO DE CAÇADOR

 

O prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Machado inaugura neste sábado (19), no povoado de Caçador, a pavimentação de 2.797,15 m² à paralelepípedos, ladeados por meios-fios de pedra de granito, na extensão de 956,22m.

Em nota de convite à população, o prefeito chegou a antecipar que cultiva “um olhar carinhoso e diferenciado para com a zona rural do município de Senhor do Bonfim”. A obra ora concluída no Caçador é uma das muitas que têm sido conquistadas pelo gestor, em suas viagens, em busca de recursos junto aos governos, do estado e o federal. A obra foi executada pela Construtora Veloso Batista Ltda, empresa vencedora da Licitação (Tomada de Preços nº 001/2009)...

SHOW 80 ANOS DE JOÃO GILBERTO EM JUAZEIRO GERA POLÊMICA

O show dos 80 anos de João Gilberto em Juazeiro ainda não tem a sua programação definida e já está rendendo polêmica como tudo que circunda o grande músico.

Ontem (18), o blog postou email do leitor Antonio Romero de Souza que está eufórico com o evento, mas preocupado com a situação estrutural da cidade e a repercussão que isso pode causar com a presença de jornalistas nacionais e estrangeiros em Juazeiro...

Prefeito Julio Lossio participa da inauguração de estrada com Governador Eduardo Campos

Dando continuidade a visita do Governador do Estado a Petrolina, ontem(18), Eduardo Campos acompanhado pelo Prefeito Julio Lossio, realizou a inauguração oficial da estrada que dá acesso à Fazenda Timbaúba Agrícola (Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho), canal central do Projeto Pontal e as agrovilas de Uruás. Durante a inauguração, o governador explicou a importância da estrada para a comercialização de frutas da região. “Essa obra oferecerá mais facilidade para a exportação dos produtos da região, gerando mais emprego de forma direta, através da industrialização de suco”, destacou. Ainda durante seu pronunciamento, o Governador expôs sua preocupação com a irrigação no Vale do São Francisco.

O prefeito Julio Lossio agradeceu ao Governador pelas constantes parcerias firmadas com a Prefeitura de Petrolina, que resultam em benefício para os moradores. “Desde minha primeira semana na Prefeitura, me reúno em audiência com o Governador, buscando soluções para o município, como a entressafra, que deixava tantos trabalhadores sem emprego e resultou no Programa Chapéu de Palha, que ajuda os trabalhadores da fruticultura irrigada”, declarou. ..

Secom PMP

IMIP promove VII Encontro de Integração dos Residentes

Neste final de semana, o IMIP promove o seu tradicional acolhimento dos residentes, em Gravatá - PE. Os residentes do Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina e Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidades de saúde sob a gestão do IMIP, também participam do evento.

O encontro tem como objetivo integrar os novos residentes com as atividades do IMIP e discutir aspectos importantes como o funcionamento e importância do SUS. O diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, o médico José Antonio Bandeira e a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, a médica Angélica Guimarães, também participarão do evento...

Asscom Imip

Prefeitura combate a dengue em clima de Carnaval em Carnaíba

Neste sábado (19), os foliões da Secretaria da Saúde e parceiros (mais de 100 pessoas) estarão pelas ruas de Carnaíba no Carnaval da Saúde contra a Dengue. A folia vai ser comandada pelo bloco Papa Mosquitos com concentração na Estação e início marcado para 8h. Com som de marchinhas e jingles alusivos ao combate da doença, profissionais, estudantes e comunidade, percorrerão o distrito recolhendo materiais que possam ser possíveis focos do mosquito, visitarão domicílios para fortalecimento das orientações sobre a dengue e distribuirão informativos educativos com dicas para o combate e prevenção da doença. O objetivo da ação é conscientizar a população, controlar o problema e promover saúde.
 
O evento está em seu terceiro ano de realização e é uma promoção da Secretaria de Saúde de Juazeiro com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos, Univasf (PET-Saúde), Moscamed, Diretoria de Promoção e Vigilância à Saúde (Necom e Núcleo de Endemias) e Escola Municipal Graciosa Ramos (alunos do 3º ano do ensino médio). Até esta sexta (18), apenas 25 casos foram notificados, sendo 6 confirmados (5 de dengue clássica e 1 com complicações). ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU Foto de arquivo do blog

Reminiscência...


Segue uma foto interessante de Juazeiro. Esta é do Vaporzinho na orla velha. Rômulo Gomes de Sousa ..

Deputado Roberto Carlos cobra mais benefícios no setor da Educação

 

Deputado Roberto Carlos (PDT) esteve ontem(17), no gabinete do Secretário de Educação Osvaldo Barreto, onde apresentou pleitos que objetivam melhorias no setor da educação para o Estado.

Na oportunidade, o parlamentar priorizou a renovação do “Convênio Ação e Parceria” firmado em 2006 entre a secretaria de Educação do Estado e a prefeitura municipal de Piripá. “Esta parceria, contribui para uma melhor qualidade do ensino através do fortalecimento da gestão escolar”, ressaltou o deputado Roberto Carlos...

LÁ É QUE NEM CÁ: POPULAÇÃO DE JACOBINA PEDE MELHORIAS NA SAÚDE

Mais de 12 mil pessoas saíram às ruas da cidade de Jacobina, para pedir melhorias nos serviços de saúde da região e protestar contra a administração da saúde pública no município. Entre as reivindicações da população estão a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade.

Em Juazeiro, acabou nesta quinta-feira a greve dos funcionários de saúde, onde o Sindicato dos Trabalhadores da cidade, suspenderam temporariamente, aguardando uma posição do poder público. "Se o governo não corresponder a gente volta para a praça”, disse a diretora de comunicação da entidade Luciana Lima em entrevista para o blog (Veja a matéria completa). De acordo com o Secretário de Saúde da Prefeitura de Juazeiro Ubiratan Pedrosa “Não houve vencidos e vencedores nesse processo. Parabenizamos o sindicato pela iniciativa e aguardamos que a partir da reação econômica do país, a gente tenha condições de atender alguns anseios da categoria”, argumentou o titular da pasta municipal de saúde." disse em matéria exibida no blog. (Veja na íntegra)..

Bruno Lopes com informações do BN - Foto: Brasilc.com

Prefeita de Lagoa Grande investe em alimentação de qualidade nas escolas do município

Foram assinados ontem (17) contratos entre produtores da agricultura familiar e prefeitura de Lagoa Grande, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece que todos os municípios devem comprar da agricultura familiar o mínimo de 30% do recurso do FNDE. O projeto está sendo desenvolvido através das secretarias de Agricultura e Educação. 

Vale ressaltar que o município já é pioneiro no vale do Sub médio São Francisco em conformidade com a lei. Segundo o secretário de Agricultura Reginaldo Alencar, os agricultores estarão fornecendo polpa de frutas, legumes, carne de caprino e ovino e hortaliças. “Com este fornecimento dos produtos da agricultura familiar através do PNAE, estaremos colocando no cardápio da merenda escolar alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e de boa qualidade”, afirmou o secretário de Agricultura, Reginaldo Alencar. ..

Com informações Fábio Cardoso direto de Lagoa Grande

OTTO ALENCAR REÚNE AS LIDERANÇAS POLÍTICAS DIPERSAS DESDE A MORTE DE ACM

A movimentação política do vice-governador Otto Alencar  para ingressar no novo partido a ser criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab,  é o fato novo da política baiana. Kassab vem à Salvador no próximo domingo. Nesse dia, a Bahia vai constatar o que já é voz corrente no interior do Estado: Otto é quem vai reunir o espólio político do Senador Antônio Carlos Magalhães.  E essa é a razão da tentativa de boicote que a oposição, liderada pelo DEM, que fazer  ao  evento, que vai  mobilizar  prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, ex-prefeitos, eleitores e afins e mostrar a força do vice-governador no interior.

A verdade é que com o desgaste do DEM, as brigas familiares de ACM Neto, e o recolhimento do ex governador Paulo Souto, Otto Alencar surge como o catalizador que pode reunir os políticos dispersos desde a morte do velho líder. Otto Alencar não tem o ranço autoritário de ACM, pelo contrário, é amável no trato e não costuma perseguir adversários, mas tem em comum com o velho líder a capacidade de fazer amigos e a lealdade para com eles.  

E é a lealdade para os companheiros que está fazendo Otto migrar para o partido de Kassab. Na eleição de 2010, o  vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PP) se uniu ao governador Jaques Wagner  e mobilizou velhos aliados nos municípios baianos. Alguns afirmam que  mais de uma centena de  prefeitos de diferentes partidos, especialmente  PSDB e DEM, cerraram fileiras  com o PT por causa dele.  

Agora, visando as eleições municipais, Otto precisa abrir as oportunidades políticas para seus correligionários  e o novo partido de Kassab é o caminho. Otto não esconde de ninguem a lealdade a Wagner, por isso sua  movimentação tem um ingrediente a mais: tem a aquiescência do governador que assim amplia sua base aliada e hoje já não tem oposição capaz de por em risco sua liderança.  ..

Bahia Econômica

Juazeiro é a 1º da Bahia em investimentos para pequenas empresas

No final da manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Administração e Finanças do município, João da Costa, receberam no Paço Municipal, o gerente regional do Banco do Nordeste (BNB), José Gomes da Costa, o Agente de Desenvolvimento da regional, Jorge Murilo de Carvalho e o gerente de Negócios da Superintendência Estadual da Bahia do BNB, Marcelo Andrade Ferreira.
 
Na oportunidade, foi apresentado ao gestor municipal a carteira do Banco para o setor público, os dados referente ao CrediAmigo  e o volume de negócios realizado entre o Banco e as pequenas e micro empresas do município. Segundo dados da agência regional do BNB, Juazeiro em 2010 registrou o maior volume de negócios da Bahia e o CrediAmigo movimentou a soma de 30 milhões de reais.
 
O prefeito Isaac Carvalho aproveitou para pedir e reforçar o apoio do BNB na questão do financiamento dos carrinhos padronizados que serão utilizados pelos fretistas do Mercado do Produtor. Os dirigentes do banco informaram que já existem diversos contratos encaminhados e que em breve serão disponibilizados os recursos para os interessados.   ..

Ascom PMJ

Encontro debate Conferência de Juventude neste sábado (19)

Neste sábado (19), a comissão organizadora da Conferência Municipal de Juventude 2011 realizará um encontro, às 14h, no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), para discutir a realização do evento. O encontro será aberto a todos os jovens e sociedade em geral, que deverá confirmar a participação através de endereço eletrônico ou telefone.
 
Além de debater a realização da Conferência, o encontro tem como proposição fortalecer a articulação da juventude, indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionados ao tema, além de contribuir para mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre este segmento.
 
A Conferência Municipal de Juventude é considerada pelos organizadores um importante espaço de diálogo entre poder público e sociedade, sobre os desafios da construção destas políticas públicas e as alternativas de aplicabilidade. Mais informações pelo endereço conferenciajuventude.jua@gmail.com, e pelos telefones: (74) 8827-0855 e 8803-6168. ..

Ascom PMJ Foto Ilustrativa Google

Gavião comemora 26 anos de emancipação

O município de Gavião-BA tem extensa programação para comemorar o 26º aniversário de emancipação político-administrativa neste sábado dia 19 de março de 2011. Na praça de eventos da cidade ocorrerão shows de forró que farão uma prévia do São Pedro 2011, que já tem data marcada para 1º a 3 de julho. No palco da festa de aniversário estão as bandas: Zé Honório e Banda Visgo de Jaca a partir das 21h; seguido de Banda Torres da Lapa à meia noite e Forrozão Skala às 02h30 da madrugada. O evento comemorativo começa bem cedo com a 3ª Maratona da Cidade “Corrida da Liberdade” que terá R$ 1.300,00 em prêmios e troféus. A corrida começa às 7h da manhã.

Um dos coordenadores do evento, Paulo Emerson, informou que já é tradição realizar a maratona. “Desde o início do Governo que criamos o calendário de eventos que no começo do ano já prevê todos os eventos festivos do município. Se você entrar em nosso site ou ler nossos informativos saberá exatamente que dia terá evento público na cidade e isso facilita a programação dos moradores, comerciantes e nossos visitantes”, explicou Paulo...

PMG

Deputado Fernando Filho continua na comitiva do Seminário "Todos por Penambuco"

O Seminário 2011 ‘Todos por Pernambuco’ é uma importante vitrine para os gestores políticos desenvolverem estratégias  para o plano de governo e projetos de lei que visem melhorias para o Estado. O deputado federal Fernando Filho (PSB) se fez presente no primeiro debate organizado em Petrolina a fim de conhecer as necessidades da população e, com base neste estudo, desenvolver projetos que beneficiem o povo pernambucano.

Problemas com abastecimento de água, infraestrutura, educação e saúde foram os assuntos mais repercutidos  no Seminário. Desse modo, a aliança entre o deputado federal e o governador Eduardo Campos se reafirma para a edificação de um Estado forte e desenvolvido. Nessa perspectiva, recentemente, Fernando Filho emitiu um ofício solicitando ao Departamento de Estradas e Rodagens a recuperação de estradas no interior visando acelerar o crescimento dessa região...

Asscom

PM DE CAMPO FORMOSO INIBE TRÁFICO DE DROGAS EM ANTONIO GONÇALVES

Por volta das 22:00 horas de ontem, dia 17, no local conhecido como “Beco da Gata”, rua Beira Rio, na cidade de Antônio Gonçalves, a Polícia Militar ao realizar operação com o intuito de coibir o tráfico de drogas deparou-se com o indivíduo Ecivanilson das Neves Cardoso, de 22 anos, conduzindo a moto Honda CG 125 KS, de cor preta, placa JSD – 6462, Licença de Salvador (BA), em companhia de André Luis de Souza Pinto, de 20 anos, que ao serem abordados foi encontrado em posse de André, 01 (um) “dolão” de maconha. 

Ao ser interrogado pelos Policiais sobre a procedência daquele entorpecente, o mesmo afirmou que acabara de comprar a droga pela quantia de R$ 10,00 na mão de Marlon em uma casinha ali próximo, e que este pediu para que Huberto conhecido como “Bertinho”, fosse apanhar a droga em uma ribanceira nas proximidades da casa, momento em que os policiais chegaram até o local...

Com informações da 54ª CIPM

OS PODERES EM JUAZEIRO

Amigo Geraldo,

Nossa cidade vive uma intensa crise generalizada em seus poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário, constitucionalmente entabulados e que deveriam ter especificações distintas e objetivos comuns...

Eduardo Campos e Ranilson entregam kits de ordenha manual

O Governador de Pernambuco Eduardo Campos e o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária Ranilson Ramos, entregaram kits de ordenha manual, máquinas e equipamentos hoje (18) no Centro Tecnológico do Araripe e ontem (17) no SENAI, em Petrolina, durante a realização do Seminário Todos Por Pernambuco.

O investimento de R$ 105 mil para aquisição dos produtos, resultado da parceria entre Secretaria de Agricultura e Prorural, beneficiará 53 mil agricultores de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Região do Araripe...

Com informações de Josélia Maria Assessoria de Imprensa/Sertão

PAULO AFONSO: PRESO TRIO ACUSADO DE PEDOFILIA

 Pelé, Luis Antônio e Lampião são acusados de abusar de meninas de 10 e 11 anos (Foto: Polícia / Divulgação)

Três homens acusados de abusar sexualmente de duas crianças, uma de 10 e outra de 11 anos, foram presos nesta quinta-feira (17) na localidade de Barriga, no limite dos municípios de Santa Brígida e Paulo Afonso, na região nordeste do estado. Detidos, Luis Antônio Ribeiro, de 57 anos, Luis Carlos Teixeira Lima, o Pelé, de 52, e Irineu da Conceição, conhecido como Lampião, de 44, foram conduzidos à penitenciária de Paulo Afonso, onde ficarão à disposição da Justiça. A investigação sobre os crimes começou em dezembro de 2010, quando uma das vítimas apresentou um comportamento diferenciado e chamou a atenção dos familiares. Levada ao Conselho Tutelar do município, a criança detalhou o abuso e revelou a identidade dos suspeitos de pedofilia. No entanto, devido à investigação, o mandado de prisão dos acusados foi expedido apenas no último dia 4 de março. ...

Informações do blog do Ozildo Alves

Juazeiro: Carros com som alto serão alvos de fiscalização neste final de semana

Neste final de semana, os fiscais de postura da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, estarão de plantão na cidade com objetivo de executar um trabalho de conscientização junto à população. Serão fiscalizadas as atividades em carros de som profissionais, carros de som particulares, além de regulamentação do uso do solo público, animais de grande porte soltos em área urbana, atuação de ambulantes não cadastrados, entre outros aspectos. A Fiscalização iniciada nesta sexta-feira (18) tem a parceria da Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

Em Juazeiro e Petrolina existem diversos carros que ultrapassam o limite do som alto e pertubam casas e até hospitais da região. O blog já testemunhou várias ocasiões, principalmente na avenida Adolfo Vianna, onde se concentram no final de semana, jovens em bares tomando cerveja e com o som "nas alturas". Moradores do bairro Dom José Rodrigues já usaram o espaço deste blog para relatar abusos desta natureza. (Veja a matéria)
 
O secretário de Serviços Públicos, Aurélio Cavalcante, informou que a medida faz parte do projeto Jogue Limpo com Juazeiro. “Dobramos o número de fiscais de postura no município com objetivo de oferecer à população um serviço ágil e que atenda ao grande volume de trabalho. Essa ação que vai acontecer no final de semana, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cumprir as leis do município, mas os infratores serão notificados e em caso de reincidência serão punidos de acordo com a lei”, disse o secretário.
 
O plantão vai terminar na madrugada de segunda-feira (21). A população pode solicitar a intervenção do setor de postura do município pelos seguintes telefones: 3612-3565 e 88342974...

Asscom PMJ Foto: Google para ilustração