Foram encontrados 4 registros para a palavra: lixo eletrônico

América Latina não trata 97% do lixo eletrônico

Quase 100% do lixo eletrônico produzido por 13 países da América Latina não é recolhido e tratado de forma adequada, segundo o primeiro relatório do Instituto das Nações Unidas para o Treinamento e Pesquisa (Unitar), órgão da ONU.

A montanha de aparatos tecnológicos descartados está aumentando, segundo o documento: um acréscimo de 49% de 2010 a 2019. Embora esse incremento seja equivalente ao que vem ocorrendo no resto do mundo, ao contrário de outras regiões, onde o destino adequado chega a 17,4% do volume produzido, nas localidades pesquisadas, esse índice foi de apenas 3%...

Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico

Fones de ouvido, pilhas, celulares, eletrodomésticos. Todos esses utensílios, quando deixam de funcionar e não são mais aproveitados, viram lixo eletrônico. O Brasil é o quinto maior gerador desse lixo no mundo. Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é esse tipo de resíduo e como ele deve ser descartado para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana. 

As informações são da pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil - 2021, divulgada hoje (7) pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas. O estudo foi conduzido pela Radar Pesquisas. ..

LIXO ELETRÔNICO REPRESENTA ‘CRESCENTE RISCO’ AO MEIO AMBIENTE E À SAÚDE HUMANA

Especialistas preveem um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas métricas, até 2021. O crescente volume de lixo eletrônico, incluindo produtos descartados com bateria ou tomada, tais como celulares, laptops, televisores, refrigeradores e brinquedos eletrônicos, representam uma importante ameaça ao meio ambiente e à saúde humana, alertaram as Nações Unidas.

“A proteção do meio ambiente é um dos três pilares do desenvolvimento sustentável (…). A gestão do lixo eletrônico é uma questão urgente no mundo digitalmente dependente de hoje, onde o uso de aparelhos eletrônicos está aumentando”, disse Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT)...

Projeto Lixo Eletrônico da Facape faz doação de computadores restaurados

O projeto de reciclagem de lixo eletrônico, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), fez a doação de seis computadores ao Centro de Recuperação Evangélica Livres para Servir (CRELPS), localizado na zona oeste da cidade. A casa atende mulheres usuárias de drogas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Thaíse Gama, um laboratório de informática foi montado na entidade e as mulheres irão receber, gratuitamente, aulas de inclusão digital...