Foram encontrados 2 registros para a palavra: aponta Conab

Estiagem pode reduzir área plantada de feijão na Bahia, aponta Conab 

A situação atual para os produtores da Bahia que apostaram no cultivo do feijão é  desafiadora nesta safra 2023/2024. As condições de restrição hídrica e altas temperaturas, principalmente nas regiões produtoras do centro-sul e centro-norte do estado, estão dificultando o cultivo das lavouras do feijão-comum e gerando uma perspectiva de redução na área estimada para o plantio, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área dedicada ao feijão deve recuar 5%, de 214,1 mil hectares, em 2022/23, para 203,8 mil na atual safra. A produção deve sofrer um baque próximo de 11%, saindo de 109 mil toneladas para 97,4 mil no período 2023/2024. 

No centro-norte, as chuvas foram pouco significativas no fim de 2023, o que inviabiliza a evolução do plantio e prejudica as lavouras em desenvolvimento vegetativo. Com a expectativa de chuvas para o fim de dezembro, os produtores realizaram o plantio em solo seco, visando não perder a umidade disponível para a lavoura. As áreas semeadas no fim de outubro e início de novembro serão replantadas. ..

Produção de grãos em 2021 deve ficar abaixo do esperado, aponta Conab

O novo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a produção de grãos no país vai ficar abaixo do esperado. A nova estimativa é 2,6% menor do que a previsão realizada no mês de julho.

De acordo com os dados anteriores, este ano teria uma safra recorde pelo terceiro ano seguido, mas agora a tendência é de que ela seja 1,2% a menos do que a do ano passado, com uma produção de 254 milhões de toneladas...