Foram encontrados 12 registros para a palavra: laurenço aguiar

Artigo - Sento-Sé por Laurenço Aguiar

“Todo mundo canta sua terra/Eu também vou cantar a minha/Modéstia à parte seu moço/Minha terra é uma belezinha.” Assim diz a primeira estrofe do belíssimo baião composto por João do Vale e interpretado, entre outros, por Alcione e Aldair Soares.

Cantar (e decantar) a terra de origem é um desejo próprio do ser humano, em qualquer tempo ou cultura.  A Odisseia, o Antigo Testamento, Os Lusíadas, a obra de Jorge Amado, as telas de Tarsila do Amaral, a música de Luiz Gonzaga, os cordéis de Leandro Gomes de Barros, tudo isso outra coisa não faz senão cumprir esse desejo que é inato a cada homem e mulher, que é o desejo de cantar, enaltecer, honrar seu torrão natal...

Espaço do Leitor: Feliz data Laurenço Aguiar, 09 de agosto de 2019!... São 62 Anos de Vida Social Ativa!

O tempo passa rápido. Parece que foi ontem a sua infância e adolescência, quando a sensibilidade social e política já surgia e ia tomando corpo nos seus pensamentos e nas suas atitudes!... A solidariedade, a preocupação com a injustiça, e o sentimento de amor já eram claras/o. No início da maturidade aprendeu a entender e defender direitos e deveres, como princípio básico para se ter Justiça Social, vendo a possibilidade da vida coletiva ficar melhor.

Mesmo antes de conhecer um pouco à Ciência Política, já sonhava com o bem-estar-social. Após entender um pouquinho mais dela, passou a contestar o atraso na vida pública e social.  A partir daí, ingressou na militância sindical, em seguida na partidária, passando a perceber e participar da “Luta de Classe”, tendo o Sindimina Bahia, a CUT e o PT como seus maiores professores, sendo grato às/os companheiras/os, da convivência militante, rural e urbana, observando que a solidariedade de Classe é o estágio mais elevado da Luta Política...

NEM TANTO, NEM TÃO POUCO! ... LAURENÇO AGUIAR, 09 DE AGOSTO - 61 ANOS DE VIDA E LUTA NA POLÍTICA SOCIAL!

09 de agosto é aniversário de uma pessoa simples, humilde, mas também, “atuante”, pelo envolvimento, nos movimentos sociais e na militância política Socialista, buscando contrariar as mazelas do sistema capitalista! Virou sindicalista na década de 80, em seguida passou à dirigente político filiado ao Partido dos Trabalhadores/PT no então povoado de Andorinha no município de Senhor do Bonfim/BA.  A emancipação política de Andorinha foi em 1989, ganhando assim, novo domicílio eleitoral!

No Movimento Sindical fui dirigente do Sindimina-Bahia de 1989 a 2000, mas, militei desde 1986 na então Caraíba Metais. Na década de 90, participei do processo de busca da “Unificação Nacional dos Sindicatos do Setor Mineral”, seguindo o modelo alemão, onde foi criada a Federação Bahia/Sergipe e a CNTSM – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral que fui da diretoria executiva por duas gestões – com ações nas cinco regiões do país! Com o propósito de combater mais de perto o Sistema Político Social, truculento, opressor, perseguidor e egocêntrico local, participei da criação do PT local em 19 de maio de 1995 e da criação do Boletim/Jornal “Voz da Liberdade” que com 28 edições tem discutido profundamente a situação do povo, propondo mudanças e o orientando política e socialmente...

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DE LAURENÇO AGUIAR, O MILITANTE SOCIALISTA

Em 09 de agosto Laurenço Aguiar fez 60 anos! Um lutador social em estado natural!

Ainda me lembro do jovem desajeitado que em 1988 conheci em Senhor do Bonfim, e já carregava consigo o apelido “Grampão” desde a década de 70... Tinha pouco mais de 20 anos e já se integrava ao quadro de sindicalistas que dirigiam o combativo Sindimina-Bahia. Naquele tempo ele era notável por enfiar os nomes de Sento-Sé e Riacho dos Paes em qualquer conversa. Que importava, se ninguém conhecia a cidade e menos ainda o povoado? Mesmo nas falas informais, ele estava sempre a colocar de forma sutil ou desafiante, sua terra em primeiro lugar. Tem como identidade a bandeira de suas origens. O quê? Sento-Sé? “É por onde passa 350 km do Velho Chico”. “É onde tem as Serras mais deslumbrantes do país”. E de tanto repetir aos seus amigos, seja em Belém do Pará, Brasília, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, ainda que duvidassem um pouquinho, terminavam acreditando. É que ele fala com tanta sinceridade que até eu passei a acreditar.           ..

QUE SITUAÇÃO É ESSA DO BRASIL?

Filosofias musicais carregadas de críticas sociais com base a problemática do povo brasileiro já chamaram à nossa atenção e reflexão: “Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim”; Que país é esse”? O extraordinário potencial natural, a sua dimensão geográfica e a bondade do seu povo, representam “cartões Postais” e que tem reconhecimento internacional.

Nesse 28 de Maio aconteceu uma “Greve Geral”, depois de um processo de mobilização nacional, por conta de um universo de decisões institucionais com claros aspectos políticos ideológicos elitistas (...), inclusive com fortes, intensas e graves queixas de “GOLPE”, inclusive, contra a democracia. Uma crise econômica, sob influência internacional, gerou desemprego, baixou o consumo da população, diminuiu a arrecadação de impostos quebrando a força de ação dos entes federados: União; Estados e Municípios – reduzindo o exercício da cidadania, numa piora das condições de vida da população...

Espaço do Leitor: Resposta Politizada ao Advogado Dr. Osmário Lopes Ribeiro de Sento-Sé!

Respondo, aqui, ao senhor advogado, referente a sua matéria postada aqui em 19 de setembro - mantendo inicialmente a consideração pessoal, e, buscando valorizar a discussão política:

1. A escolha de candidato é sempre feita por um grupo, ou por quem o lidera, nesse caso, Ednaldo Barros e Juvenilson Passos;..

ARTIGO - TREMENDA REPUGNA, INDIGNAÇÃO E REVOLTA COM A INJUSTIÇA!

O processo de “impeachment” da presidenta Dilma Rousseff do PT, tratado pelo advogado Dr. José Eduardo Cardoso, muitos deputados federais, senadores e juristas como golpe, divide opiniões e ideologias nas duas Casas Legislativas Federais, assim como, entre a população, inclusive, nas manifestações de rua, já realizada.

Tenho acompanhado bastante essa discussão: ouvindo políticos; juízes; militantes sociais; artistas, intelectuais, acadêmicos, mídia internacional, e, não tenho hoje, qualquer sombra de dúvida, de que se trata de um golpe de estado!... Tenho certeza que a presidenta Dilma Rousseff está sendo injustiçada, por uma elite política que representa aos interesses da chamada burguesia!..

Artigo - A Liberdade de Imprensa!... E que ela possa ser Real, logo!

A grande imprensa (TV, Jornal, Rádio) simula não saber do parecer do procurador do Ministério Público Federal Ivan Cláudio Marx que, nesta quinta-feira 14, mandou arquivar denúncia contra a presidente Dilma Rousseff relacionada às chamadas "pedaladas fiscais". Ele afirma que não há crime, como vem afirmando a presidenta, seu advogado Dr. José Eduardo Cardoso e quem mais tem se posicionado contra o impeachment, considerado por muitos, como golpe.

“O procurador concluiu que a prática contábil, principal sustentação do pedido de impeachment da presidente, não é um crime”. “Ele também mandou arquivar outros casos de pedaladas fiscais não relacionados ao processo de impeachment”...

LIÇÕES, DECEPÇÕES DA CRISE POLÍTICA/ECONÔMICA, E PERSPECTIVA DE FUTURO DO BRASIL!

A chamada “crise política econômica” em que o país se meteu, ultimamente, é marcada por afirmações, questionamentos e expectativas, tanto quanto, marcantes na vida brasileira: vieram à tona informações alheias à normalidade da dita “sociedade democrática de direito”. De repente descobriu-se que o Brasil tem um Sistema Político Social vulnerável, frágil, falido, corrupto mesmo – e, por mais que se tentou, mas, não é possível dá cor, partido, muito menos pessoalizar isso.

Como o mundo gira, principalmente hoje, em torno de duas ideologias básicas (a Capitalista/Imperialista X a Socialista/Comunistas), e, o Brasil vive muito disso, na sua organização institucional, no seu convívio social, no seu modelo econômico, e, porque não, na sua disputa interna da hegemonia da sociedade...

A Conjuntura Pré-eleitoral de Sento-Sé com Maior Alteração

O vice-prefeito Manoel da Paixão foi a Salvador concluir o recebimento do PSL para se candidatar a prefeito pela legenda que tem controle político estadual do deputado e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, aliado do governador Rui Costa do PT.

“Paixão do Piri”, como é conhecido, “carrega” com ele quatro secretários municipais, dois vereadores e alguns outros ocupantes de cargos do segundo e terceiro escalão do Governo Municipal, entre eles: os vereadores Jamerson Pescador e João Borges; os secretários “Valcir” (aposentado da PF) - Meio Ambiente; Nei Freire - chefe de Gabinete; João Batista – Administração; e Catarino – Agricultura...

A VIOLÊNCIA DE SENTO-SÉ TÁ TEMERÁRIA!... É PRECISO PAZ!

Sucessivos crimes de elevado impacto psicológico doloroso e tentativas de assassinato na nossa vida social, veio ocorrendo de um certo tempo para cá. Incluindo os que apenas fizeram destruição de bens materiais preocuparam a sociedade em massa: assassinatos a faca, com pistola, revólver, espingarda calibre 12, acidente de transito, etc. – traumatizaram a população pela quantidade, gravidade e poder de deformação física.

O saudoso Romualdo Leal Vieira no seu livro “SENTO-SÉ RICO E IGNOTO”, escrito há sete ou oito décadas afirmou que o povo de Sento-Sé era “ordeiro e bom”, naquela época quase não se tinha briga entre pessoas do município, exceto os casos provocados pelo Coronel Lióbas de Pilão Arcado, confrontos entre a turma de Lampião com a Polícia, e, qualquer conduta de alguém despolitizado da Coluna Prestes na década de trinta...

SENTO-SÉ: A DISCUSSÃO POLÍTICO ELEITORAL QUE ESTAVA QUENTE, “PEGOU FOGO”!

O grupo político liderado pelo prefeito Ednaldo Barros (PSDB), “rachou”, lançou como pré-candidato prefeito o seu sobrinho, o jovem Wendel Barros, muito desconhecido, inclusive do próprio grupo, como se tivesse desinteressado com o Pleito Eleitoral de 2016!... No meio do segundo semestre do ano passado, escrevi uma matéria, enviei para os blogs e publiquei na minha página da Rede Social FACEBOOK, já prevendo uma suposta tendência de “fiasco político”, “insinuando” sobre a existência de: sintoma de asfixia política, pressentimento de colapso eleitoral, relaxamento administrativo claro, desunião à flor da pele, desfaçatez em suposto desinteresse em disputar para valer a Eleição de prefeito de 2016!

O vice-prefeito “Paixão do Piri”, depois de o deixarem zangado, andou dizendo que “sai candidato a prefeito, nem que seja por conta própria”, nem que venha a perder a disputa. Ele tem se articulado junto ao secretário de obras, Rosalvo Almeida, querendo tirar a maior parte possível do grupo da situação. Informações de bastidores, dizem que o grupo de Ednaldo vive uma turbulência política, sem dimensão nem controle, e nem precedente...